24 junho, 2026

TODAS AS VIRTUDES

 

A saudade se trancou dentro de casa e ficou sem saber o que estava acontecendo no resto do mundo. Em consequência, as pessoas se afastaram uma das outras e ela perdeu seu sentido. A mansidão ficou sabendo e veio correndo bater à sua porta e lhe disse: Quero ficar aqui porque ninguém mais quer saber de viver comigo. Logo depois a paciência chegou e derramando-se em prantos disse: Todos já me perderam. A ternura chegou dizendo que os casais já não se olham como antes e que os pais já não abraçam seus filhos como antigamente. Logo após chegou a paixão dizendo estar cansada de ser confundida com o sexo. E o sexo foi chegando com aquele ar de quem é soberano e derramando-se em prantos disse: nenhuma relação baseada somente em mim se sustenta, felizes são os animais que me praticam sem dizer que estão fazendo amor. A mansidão veio tentar minimizar o problema dizendo que todos deveriam esquecer os acontecimentos e deixar a vida continuar no seu curso natural, mas ninguém quis ouvi-la! O amor chegou de mansinho e tentou reunir todos para uma conversa, mas foi em vão, em um só coro todos disseram: Não sabemos como consegue viver nesses tempos esquisitos, você deveria ser eterno “até que a morte os separe”, mas ultimamente os relacionamentos estão durando muito pouco porque as pessoas já não sabem mais o que é amar de verdade. Ouvindo isso ele também pediu para ficar. E os dias foram passando...Os meses...Os anos... O mundo foi ficando cinzento e a vida sem sentido, e foi aí que a caridade, a mãe de todas as virtudes entrou em cena batendo na porta  e quando ela se abriu entrou e foi abrindo portas e janelas e mansamente falou: Se não deixarmos a luz do sol nos aquecer e o brilho das estrelas e da lua nos encantar, e se cada um deixar o egoísmo e a preguiça lhe dominar, e e se todos se esconderem dos problemas e deixarem de lutar, aí sim, a vida  perderá sentido e a morte reinará soberanamente sobre todos os seres vivos. Então fico olhando para a geração que está chegando para reconstruir este mundo. Tenho pena dos jovens que são escravos da tecnologia que deveria ser usada para o bem comum e não para escravizar pessoas. Tenho pena dos adultos que agora estão presos em suas casas de frente para uma máquina buscando relacionamentos virtuais e que também não sabem mais o que é olhar no olho de quem um dia escolheu para ser seu ou sua companheira para dividirem suas vidas. Para sermos felizes precisamos abrir as portas e janelas das nossas almas e dos nossos corações para deixarmos a vida aflorar em toda a sua plenitude.

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL VEIO PARA INFERNIZAR A VIDA DAS PESSOAS

 ELA JÁ INVADIU O MEU CELULAR E O COMPUTADOR

EU PREFIRO A INTELIGÊNCIA DO SER HUMANO QUANDO ELA É USADA PARA O BEM  

              

                     CONTROLADOS POR UM CHIP

 Fico vendo e ouvindo nos noticiários as reportagens sobre o avanço da tecnologia e cada vez mais me convenço que estou vivendo além do que deveria. Não quero ser apenas mais uma dessas milhões de pessoas que se tornaram escravas dos aplicativos e que têm suas mentes controladas por um chip qualquer. Já estão falando em acabar com o dinheiro moeda e papel e também com os cartões magnéticos e já existem agências bancárias que não movimentam dinheiro em espécie, e não demora muito, qualquer dinheiro vai se tornar virtual. Os amantes desta “modernidade” dizem que as pessoas movimentarão suas contas bancárias através dos aparelhos de celular, dos óculos, do relógio, de uma pulseira e até de um chip implantado em alguma parte do seu corpo. Segundo os especialistas da área, em pouco tempo todas as pessoas, independentemente da sua condição financeira ou social terão que se renderem aos aplicativos. No setor público onde o atendimento sempre foi e será ruim com alguns funcionários se achando no direito de maltratar mal as pessoas, tudo está sendo informatizado e quase todos os serviços já exigem agendamento on-line. E constantemente ouvimos dizer que todos têm acesso à tecnologia. Acesso talvez, mas saber como acessar e ter em casa um dispositivo para isso é outra coisa bem diferente. Para ter acesso aos serviços já informatizados milhares de pessoas são obrigadas a pagar, porque sem medo de errar, posso afirmar que, de cada dez brasileiros idosos ou analfabetos, oito não sabem e dificilmente irão saber como acessar os aplicativos necessários no seu dia a dia, e não terão dinheiro para comprar novos aparelhos porque eles  ficam ultrapassadas muito depressa e cada dia surge um novo. E o que é pior! De cada dez aparelhos celulares que são vendidos, oito são  adquiridos por pais ou avós extorquidos por seus filhos e netos e outros parentes. Se dissesse que sou literalmente contra esTe avanço eu seria um grande idiota, estou aposentado, tenho setenta e três ano e não sei se orgulhosamente ou teimosamente falando, não me deixei dominar pelos dispositivos que teoricamente foram concebidos para facilitar a vida das pessoas, mas pelo que parece, chegaram também para escravizar aqueles que não sabem dimensionar o que é benéfico  e o que é vício. Segundo os especialistas da área, em pouco tempo todas as pessoas, independente da sua condição financeira ou social terão que se renderem aos aplicativos.No setor público onde o atendimento sempre foi e será ruim,alguns funcionários se acham no direito de maltratar as pessoas tudo está sendo informatizado e quase todos os serviços já exigem agendamento via on-line. E constantemente ouvimos dizer que todos têm acesso à tecnologia. Acesso talvez, mas saber como acessar e ter em casa um dispositivo para isso é outra coisa bem diferente. Para ter acesso aos serviços já informatizados milhares de pessoas são obrigadas a pagar, porque sem medo de errar, posso afirmar que, de cada dez brasileiros idosos ou analfabetos, oito não sabem e dificilmente irão saber como acessar os aplicativos necessários no seu dia a dia, e não terão dinheiro para comprar novos aparelhos porque eles  ficam ultrapassadas muito depressa e cada dia surge um novo. E o que é pior, de cada dez aparelhos celulares que são vendidos, oito são  adquiridos por pais ou avós extorquidos por seus filhos e netos e outros parentes.


             DOMINADOS PELA TECNOLOGIA

Faço parte de uma geração que está se despedindo do mundo e infelizmente tenho a impressão que não estaremos sozinhos na hora do réquiem. Milhares de pessoas estão matando e morrendo em uma guerra urbana que dizima, principalmente os mais jovens que estão deixando-se dominar pelos aparelhos eletrônicos que os escravizam e pelas drogas que os liquidam. Em muitos lares cada membro da família fica recolhido em um canto longe uns dos outros para interagir com seus "amigos" virtuais. E agindo assim esquecem que para ser uma família de verdade é preciso que cada membro seja acolhido com amor e tratado com ternura.  É este acolhimento que está faltando dentro dos lares e desestruturando totalmente o elo familiar.  A tecnologia é mutante e a cada dia surge um novo aparelho e um novo aplicativo e as pessoas vão se deixando programar e se tornam cada vez mais artificiais. A cada geringonça nova que surge o meu coração perde um pouco do seu compasso e a minha consciência me leva a procurar cada vez mais por Deus que está sendo substituído por um chip qualquer. Estão lançando um novo aplicativo e dizem que é para facilitar a interação entre as pessoas dentro de um bar, de um restaurante, de um shopping, em uma boate ou qualquer lugar de aglomeração.  Os amantes da tecnologia estão achando isso uma maravilha e sentindo-se felizes porque basta cadastrar seu perfil e o aplicativo lhe mostrará outra pessoa com um comportamento semelhante ao seu para se relacionarem. E onde fica a conversa e o encantamento do relacionamento do olho no olho e a magia do flerte quando dois olhares se cruzam? Estamos cada vez mais à mercê da inteligência artificial. As máquinas estão conseguindo copiar os humanos e se tornando donas de seus movimentos e das suas próprias ações. E o que temos hoje de amor. sensibilidade, carinho e ternura que as novas tecnologias não poderão copiar? A frieza de uma máquina não vai conseguir substituir a amizade, o carinho, a doçura e o amor e nem mesmo a insensatez e a intolerância do ser humano.  Máquina não ama! Então, o que ela vai formatar? A maneira de ser insensível e egoísta que nos faz esconder atrás de um aparelho eletrônico e cuidar mais e melhor dos animais a ponto de relegarmos a segundo plano o contato com os nossos semelhantes? Esta é a razão da minha preocupação e do meu medo: Não vou estar nesse mundo para assistir esta aberração, mas fico triste só de imaginar a minha futura geração sendo dominada por um punhado de plásticos, por uma placa mãe que não armazena emoções e por uma memória Ram que não guarda saudades e pelos Chips que serão suas algemas os impedindo de viver do jeito e da maneira que quiserem.


              ESCRAVOS DAS REDES ANTISSOCIAIS

Um disco de vinil tocando na vitrola parece querer me dizer que não sou simplesmente um velho ultrapassado, contrastando com o que algumas pessoas insistem em me dizer. Meu neto com dois anos e poucos meses quando vem à minha casa corre para perto da vitrola e pede para colocar um disco e fica dançando ao som do vinil. E sou muito agradecido a Deus  por poder dançar com ele no colo, o que para mim é motivo de grande contentamento e emoção. Estava tão embevecido com a alegria do meu neto que nem prestava atenção nas músicas, e de repente Roberto Carlos estava cantando a canção “Jesus Cristo”.  E em oração pedi a Ele que não me deixe escravizar por nada e por ninguém. Constantemente ouvimos dizer que esta é a era da tecnologia, e eu seria um idiota se dissesse o contrário. Estou aposentado e não tenho nenhum compromisso profissional, e na minha talvez estúpida visão, não preciso ser escravo de nenhuma geringonça eletrônica. “Jesus Cristo eu estou aqui”, dizia a canção do rei. Cristo  sabe que estamos aqui e com certeza queria que todos estivéssemos presentes de corpo e alma.  Com muita tristeza fico observando crianças que ainda não aprenderam sequer a engatinhar segurando um aparelho eletrônico qualquer em suas pequeninas mãos. Com muita tristeza fico observando meninos e meninas com dez anos ou menos andarem soltas pelas ruas como se não tivessem ninguém a esperá-las, enviando e recebendo mensagens de e para qualquer pessoa. Com muita tristeza fico observando pessoas idosas clicando freneticamente enquanto atravessam as ruas sem ao menos perceberem que podem sofrer um acidente fatal. E honestamente não sei o que estou fazendo neste mundo onde o ser humano está cada vez mais robotizado e insensível. A grande maioria é escrava de um celular que agora não é apenas um  telefone. A grande maioria é escravizada pelas redes sociais e pelos sites de relacionamentos que afastam as pessoas. Por duas vezes tentei me conectar ao face-book para divulgar o que escrevo e nunca vi nada tão perverso onde poucas pessoas postam algo que tenha relevância, e qualquer futilidade é muito vista e compartilhada, Posso dizer com muita alegria: não sou escravo de nenhum chip e prefiro ficar conectado com Deus e com as pessoas.


INTELIGÊNCIA OU SER HUMANO ARTIFICIAL?

Sou chamado de ultrapassado por não ter me rendido à tecnologia escravizante que está arruinando a vida de muitas pessoas. Sou avesso às tecnologias que abafam os sentimentos e separam as pessoas criando cada vez mais jovens e adultos estressados, neuróticos e solitários. Posso afirmar sem medo de errar que a maioria das pessoas se deixam escravizar pelos apelos da propaganda que as induzem ao consumismo exagerado e pelas conversas muitas vezes desnecessárias nas redes sociais, mas na realidade o que elas estão querendo é  se esconderem delas mesmas e continuam andando apressadas sem olharem para os lados. A impressão que se tem é que todos estão “protegidos” dentro de uma bolha hipnotizados pelas imagens e mensagens que chegam em seus aparelhos ou pelo barulho que vem dos fones de ouvido.  Não vivo sem celular! Esta frase é repetida milhões de vezes em todo o mundo. Um dia sem internet? “Isso é inadmissível! E o que é pior, não é apenas para o sistema financeiro, para a indústria ou para o comércio. A grande preocupação é que um dia sem internet pode provocar uma comoção mundial onde milhões de pessoas sofrerão um surto de comportamento sem sombra de dúvida, idêntico à esquizofrenia. Isto me preocupa, e fico pensando... Será que a raça humana não está muito perto do fim? A cada dia que passa o ser humano está perdendo de vez a capacidade de amar e de se relacionar uns com os outros, e com esse comportamento está se afastando cada vez mais  do seu semelhante deixando bem claro que com toda a tecnologia que supostamente veio para melhorar a vida das pessoas, o medo e a solidão são sem dúvida as grandes barreiras a serem superadas. Com a natureza e a fauna está claro que não existe mais nenhum tipo de relacionamento pois matamos a maioria dos animais, destruímos árvores, secamos nascentes, rios, lagos e lagoas. Eu faço parte de uma geração que está se despedindo do mundo e infelizmente tenho a impressão que não estaremos sozinhos na hora do réquiem. Milhares de pessoas estão matando e morrendo em uma guerra urbana que dizima, principalmente os mais jovens que estão se deixando dominar pelos aparelhos que os escravizam e pelas drogas que os liquidam. Estamos assistindo os novos pais que não querem mais ouvir os gritos, as birras e as manhas de seus filhos e filhas, comportamentos naturais de uma criança, e para isso colocam em suas mãos uma geringonça eletrônica para que fiquem comportadas e parem de “perturbar’ os que não sabem mais o que é trocar meia dúzia de palavras e que também ficam presos a um teclado recebendo e enviando mensagens compartilhando futilidades e deixando de lado o contato físico e visual com seus entes queridos.  Este compartilhamento de amor, ternura, amizade e entrega de corpo e alma e coração é o que está faltando dentro dos lares e desestruturando totalmente o elo familiar. A tecnologia da informação é mutante e a cada dia surge um novo aparelho e um novo aplicativo e as pessoas vão se deixando programar tornando-se cada vez mais artificiais. A cada geringonça nova que surge o meu coração perde um pouco do seu compasso e a minha consciência me leva a procurar cada vez mais por Deus que está sendo substituído por um chip qualquer. Estão lançando um novo aplicativo e dizem que é para facilitar a interação das pessoas dentro de um bar, restaurante, shopping, boates ou qualquer lugar de aglomeração. Os amantes dessa tecnologia estão achando isso uma maravilha e estão felizes porque basta a pessoa cadastrar seu perfil e  a tecnologia lhe mostrará alguém com comportamento semelhante ao seu para se relacionarem. E onde fica a conversa e o encantamento do relacionamento olho no olho, e a magia do flerte quando dois olhares se cruzam? A frieza de uma máquina não vai conseguir substituir a amizade, o carinho, a doçura e o amor e até mesmo a insensatez e a intolerância do ser humano. Estamos à mercê da inteligência artificial e suas máquinas estão conseguindo copiar os humanos tornando-se donas de seus movimentos e das suas próprias ações. E o que temos hoje de sensibilidade, carinho e ternura que as novas tecnologias não poderão copiar? Nada!  Máquina não ama. Então o que ela vai formatar? A maneira de ser insensível e egoísta que nos faz esconder atrás de um monitor e cuidar mais e melhor dos animais a ponto de relegarmos a segundo plano o contato com nossos semelhantes. Esta é a razão da minha preocupação e do meu medo: Não vou estar nesse mundo para assistir esta aberração, mas fico triste só de imaginar minha futura geração sendo dominada por um punhado de plásticos e parafusos, por uma placa mãe que não armazena emoções, por uma memória Ram que não guarda saudades e por um Chip que será suas algemas os impedindo de viver.    

                         MÁQUINAS NÃO AMAM

Faço parte de uma geração que está se despedindo do mundo e infelizmente tenho a impressão de que não estaremos sozinhos na hora do réquiem. Milhares de pessoas estão matando e morrendo em uma guerra urbana que dizima, principalmente os mais jovens que estão deixando-se dominar pelos aparelhos eletrônicos que os escravizam e pelas drogas que os liquidam.  Em muitos lares cada membro da família fica recolhido em um canto longe uns dos outros para interagir com seus "amigos" virtuais. E agindo assim esquecem que para ser uma família de verdade é preciso que cada membro seja acolhido com amor e tratado com ternura.  É este acolhimento que está faltando dentro dos lares e desestruturando totalmente o elo familiar.  A tecnologia é mutante e a cada dia surge um novo aparelho e um novo aplicativo e as pessoas vão se deixando programar e se tornam cada vez mais artificiais. A cada geringonça nova que surge o meu coração perde um pouco do seu compasso e a minha consciência me leva a procurar cada vez mais por Deus que está sendo substituído por um chip qualquer.  Estão lançando um novo aplicativo e dizem que é para facilitar a interação entre as pessoas dentro de um bar, de um restaurante, de um shopping, em uma boate ou qualquer lugar de aglomeração.  Os amantes da tecnologia estão achando isto uma maravilha e sentindo-se felizes porque basta cadastrar seu perfil e o aplicativo lhe mostrará outra pessoa com um comportamento semelhante ao seu para se relacionarem. E onde fica a conversa e o encantamento do relacionamento do olho no olho e a magia do flerte quando dois olhares se cruzam? Estamos cada vez mais à mercê da inteligência artificial.  As máquinas estão conseguindo copiar os humanos e se tornando donas de seus movimentos e das suas próprias ações.  E o que temos hoje de amor. sensibilidade, carinho e ternura que as novas tecnologias não poderão copiar? A frieza de uma máquina não vai conseguir substituir a amizade, o carinho, a doçura e o amor e nem mesmo a insensatez e a intolerância do ser humano.   Máquinas não amam! Então o que ela vai formatar? Com certeza a maneira de ser insensível e egoísta que nos faz esconder atrás de um aparelho eletrônico e cuidar mais e melhor dos animais a ponto de relegarmos a segundo plano o contato com os nossos semelhantes. Esta é a razão da minha preocupação e do meu medo!  Não vou estar nesse mundo para assistir esta aberração, mas fico triste só de imaginar a minha futura geração sendo dominada por um punhado de plásticos, por uma placa mãe que não armazena emoções e por uma memória Ram que não guarda saudades e pelos Chips que serão suas algemas os impedindo de viverem do jeito e da maneira que quiserem.


             VIVENDO NO ESPAÇO CIBERNÉTICO

Se dissesse que sou contra o avanço da tecnologia com certeza eu seria um velho maluco. Mas se eu disser que passo meus dias curtindo várias postagens e clicando freneticamente para enviar mensagens, eu seria um grande mentiroso. Fico observando o comportamento das pessoas, inclusive as da minha família e com tristeza percebo que as relações familiares estão se deteriorando a passos largos porque em muitos lares tem alguém vivendo no espaço cibernético. Hoje é muito comum irmos visitar uma família e ficar sabendo que um dos filhos ou filhas estão presos dentro de seus quartos escravizados por uma rede anti-social e por jogos eletrônicos que nada acrescentam em suas vidas. Estamos vendo crianças, jovens, adultos e muitos idosos sendo escravos de uma geringonça eletrônica que afasta as pessoas e destrói os relacionamentos com a falsa ilusão de que aproxima. A amizade que antes unia as pessoas como se fossem irmãos e irmãs foi trocada por um   aparelho eletrônico que faz com que muitos se isolem em uma prisão cibernética e esqueça os momentos de risos e de alegria que realmente nos aproximavam. Ligando o rádio ou o televisor nossas casas são constantemente invadidas por imagens, falas e comportamentos que são uma afronta aos bons costumes e quando não aceitamos ou fazemos alguma crítica somos taxados de preconceituosos. A todo momento nossas famílias são bombardeadas por uma mídia facciosa que interfere na educação das crianças e dos jovens e no comportamento dos adultos incutindo em todos um desejo mórbido de um consumismo exagerado. E continuo observando o comportamento das pessoas. Quando vejo na rua meninos e meninas com seus dezesseis anos ou menos conversando ao celular e carregando no colo ou empurrando um carrinho com o seu bebê fico me perguntando: Como será o futuro desta criança? O que esses meninos e meninas têm de experiência de vida para passar para este  filho ou filha? A maioria dessas crianças serão criadas pelos avós, que na maioria das vezes também não souberam, não quiseram ou simplesmente não tiveram condições financeiras e psicológicas para educarem seus filhos. O que a maioria dos pais desses jovens tem a nos dizer? O que os amantes da tecnologia tem para nos dizer e o que esperar do futuro deste mundo cujos habitantes serão todos movidos a chips e placas eletrônicas?


               PLACA MÃE NÃO GERA FILHOS       


Resultado de imagem para crianças no computador  

Escrevi esse texto depois de ter que desligar o computador onde meu filho de dezesseis anos estava vidrado na tela às duas horas da manhã. Estamos na era da eletrônica  onde robôs já fazem serviços domésticos e cachorros de lata vigiam as casas. As geringonças eletrônicas não envelhecem, mas rapidamente ficam obsoletas e logo são substituídas por outras mais modernas.  A tecnologia avança a passos largos, é mutante, muitas vezes deixando para trás sentimentos de amor e de ternura. Os filhos agora entendem tudo de placa mãe que não chora e não gera filhos e que é a responsável pelo funcionamento da máquina onde todos os componentes são acoplados e sem ela o computador não existiria. Igualzinho à Mãe de carne e osso que abraça todos os filhos com amor e carinho e sem ela a família não existiria. A diferença é que ela pensa e não aceita ser formatada na hora que o filho quiser. Os pais não são perfeitos como os computadores, e muitos filhos e filhas acham que é preciso apagar lembranças de terem sido empurrados em carrinhos de bebê e de noites mal dormidas porque alguém chorava. Para quê conversar com quem não se deixa modificar num simples apertar de uma tecla? As “máquinas humanas”, ou seja, os pais que formataram suas vidas com carinho e amor, sem disco rígido e sem placa mãe, estão ultrapassados e precisam ser jogados em um asilo onde receberão uma visita de vez em quando,  ou em um quartinho dos fundos se  misturando com as geringonças eletrônicas obsoletas. Houve tempos em que o pai era chamado de “esteio da casa”, para os mais jovens, esteio é a peça principal que sustenta um telhado. Hoje os filhos entendem muito de disco rígido que armazena as informações que cada um acha do seu agrado e os esteios vão ficando esquecidos na lixeira ou se tornam simplesmente um rascunho. Enquanto eu tiver forças vou lutar contra o lado perverso desse senhor de engenho chamado tecnologia  para que ela possa ser usada somente para o bem e não para escravizar as pessoas. Os amigos agora são virtuais. Os amores são superficiais! Nós acima dos cinquenta anos estamos sendo vencidos pela tecnologia que oferece muitos atrativos para nossos filhos que só pensam em nos apagar do seu círculo de amizades e da própria vida. Na mesma proporção que a tecnologia avança, os corações embrutecem. Muitos jovens se trancam em seus quartos e seu “disco rígido” não tem espaço para momentos de cumplicidade com os pais, e sua memória ram não consegue lembrar quantos abraços e beijos foram compartilhados. Se os jovens não pararem para pensar e não fizerem a inclusão do amor junto com a inclusão digital daqui a poucos anos o mundo será habitado apenas por robôs, e os da minha geração irão se encontrar com a mãe terra muito antes do que pensavam.

 




22 junho, 2026

FELIZ ANIVERSÁRIO

 

Eu tenho 76 anos, nasci e moro na cidade de Betim - MG. Há um bom tempo  não saía de casa porque há um ano  fui acometido por um AVC  que virou a minha vida  de cabeça pra baixo. Esta semana eu tive o previlégio de ir ao bairro eldorado na cidade de Contagem que  fica há uns 20 km da minha. Fui comemorar o aniversário de cinco anos meu querido neto Miguel onde ele se sentia no céu brincando com o pai, com o outro avô, com suas duas primas e com um outro garoto filho de um amigo do pai. Na ida e na volta fiquei obsevando e vi uma imensa quantidade pontos de  comércio e muitas empresas de grande porte e raramente pude ver uma residência onde normalmente devia morar alguém. Eu nasci no tempo em que os casais tinham cinco filhos ou mais, e agora,talvez pela condição financeira, eles estão tendo no máximo dois filhos e preferem cuidar de um gato ou de um cchorro que eles chamam de “meu ¨bebê¨. Como será este mundo quando o meu neto,  suas primas e seus amiguinhos se tornarem adultos? Haverá água para eles beberem? Haverá um lugar com uma casa para eles morarem? Espero que sim.

 

 


20 junho, 2026

PODEM ME CHAMAR DE MALUCO

 

Se dissesse que sou contra o avanço da tecnologia com certeza eu seria um velho maluco. Mas se eu disser que passo meus dias curtindo várias postagens e clicando freneticamente para enviar mensagens, eu seria um grande mentiroso. Fico observando o comportamento das pessoas, inclusive as da minha família e com tristeza percebo que as relações familiares estão se deteriorando a passos largos porque em muitos lares tem alguém vivendo no espaço cibernético. Hoje é muito comum irmos visitar uma família e ficar sabendo que um dos filhos ou filhas estão presos dentro de seus quartos escravizados por uma rede anti-social e por jogos eletrônicos que nada acrescentam em suas vidas. Estamos vendo crianças, jovens, adultos e muitos idosos sendo escravos de uma geringonça eletrônica que afasta as pessoas e destrói os relacionamentos com a falsa ilusão de que aproxima. A amizade que antes unia as pessoas como se fossem irmãos e irmãs foi trocada por um   aparelho eletrônico que faz com que muitos se isolem em uma prisão cibernética e esqueça os momentos de risos e de alegria que realmente nos aproximavam. Ligando o rádio ou o televisor nossas casas são constantemente invadidas por imagens, falas e comportamentos que são uma afronta aos bons costumes e quando não aceitamos ou fazemos alguma crítica somos taxados de preconceituosos. A todo momento nossas famílias são bombardeadas por uma mídia facciosa que interfere na educação das crianças e dos jovens e no comportamento dos adultos incutindo em todos um desejo mórbido de um consumismo exagerado. E continuo observando o comportamento das pessoas. Quando vejo na rua meninos e meninas com seus dezesseis anos ou menos conversando ao celular e carregando no colo ou empurrando um carrinho com o seu bebê fico me perguntando: Como será o futuro desta criança? O que esses meninos e meninas têm de experiência de vida para passar para este  filho ou filha? A maioria dessas crianças serão criadas pelos avós, que na maioria das vezes também não souberam, não quiseram ou simplesmente não tiveram condições financeiras e psicológicas para educarem seus filhos. O que a maioria dos pais desses jovens tem a nos dizer? O que os amantes da tecnologia tem para nos dizer e o que esperar do futuro deste mundo cujos habitantes serão todos movidos a chips e placas eletrônicas?

ARES DE LIBERDADE, DE FRATERNIDADE E DE PAZ

 

Não sei há quantos milhares de anos o nosso planeta está flutuando neste universo imensurável e insondável. Até agora não sei se os cientistas podem afirmar com certeza quando e como o ser humano começou a habitar nesse mundo. A única certeza que tenho é que a inveja, a ganância, a cobiça e a necessidade de subjugar os mais fracos nos acompanham desde a sua criação. Segundo a Bíblia a inveja se fez presente no mundo quando Caim matou seu irmão Abel. Depois ela nos retrata a libertação dos hebreus que viviam sob o jugo dos faraós. A inveja e a sede de poder foram os motivos do calvário e morte de Cristo. E fico me perguntando... Onde foi parar essa tal liberdade? A grande massa sempre foi e será escrava de alguém. Milhares de pessoas são mortas todos os anos nas guerras urbanas espalhadas por este mundo afora, principalmente aqui no Brasil, comandada pelas milícias de marginais, de policiais e de políticos inescrupulosos. Milhares de pessoas morrem vítimas da maldade, da ignorância e da falta de leis justas que faz dos pobres reféns de uma constituição mentirosa que diz: “Todos são iguais perante a lei”.  Como mencionei em vários textos, não tenho nenhuma formação acadêmica, mas sinto-me à vontade para externar minha preocupação com essa geração fone de ouvido escrava da eletrônica. Mas se me preocupar apenas com os jovens do meu país serei egoísta. A minha preocupação tem que ir além das fronteiras porque o que acontece em qualquer lugar do mundo fatalmente será refletido aqui. Tenho setenta e cinco anos de idade e realmente vivi em dois mundos diferentes. Até os meus vinte e cinco anos fui protagonista e um privilegiado por ter vivido os “anos dourados” onde a maioria das pessoas eram honestas e religiosas e a família era o alicerce que sustentava e moldava a vida e o caráter de todos nós. E hoje? A instituição família está falida e a maioria das pessoas perderam o canal de comunicação com Deus e muitos frequentam templos onde o demônio é invocado a todo instante para que o exorcismo renda dividendos para pregadores inescrupulosos. Milhões de seres humano estão se tornando animais. Só não enxerga quem não quer ver por que via satélite esta mutação nos é mostrada de várias formas. Pais matando filhos inocentes e filhos explorando seus pais durante uma vida inteira. Muitos seres humanos abandonados e esquecidos andam sem rumo pelo mundo como um cachorro sarnento que ninguém quer cuidar. Vou citar uns exemplos que assisti recentemente e gostaria que o leitor prestasse atenção nos noticiários para perceber o quanto esse animal irracional que antes era um ser pensante, se tornou refém ou protagonista da violência e da falta de sensibilidade. As Lutas de UFC que alguns chamam de esporte estão nos remetendo ao tempo dos gladiadores, com uma diferença, os lutadores eram escravos e obrigados a lutar. Hoje milhares de pessoas sedentas de violência e de sangue lotam os palcos para assistir esta aberração. Em muitos lugares do mundo pessoas estão sendo mortas para alimentar o desejo de sangue e de poder de políticos ditadores que as governam com mão de ferro. Pessoas pobres e ricas não medem esforços para cuidar de animais, (nada contra)  e não tem nem um lampejo de compaixão para com os seus semelhantes, e isso pode ser comprovado quando vemos um cachorro usando uma perna mecânica sofisticada enquanto milhares de pessoas pobres pulam pelas ruas como verdadeiros sacis. Outro dia, conversando com um padre ele me relatou que um veterinário queria que no seu casamento o seu cachorro entrasse carregando as alianças. E pergunto! Qual dos dois realmente é irracional, o veterinário, ou o cachorro?  Poucos dias depois uma estudante de veterinária tentou me convencer que os animais pensam. quase acreditei! e pensei! Deve ser porque o ser humano está parando de pensar. Comecei a pensar em escrever esse texto depois que assisti uma reportagem quando tive vontade de jogar a toalha e não me preocupar com mais nada e com ninguém. Tive que escrever! A reportagem mostrou uma série de fotos de filhotes de cachorros expostas por uma fotógrafa americana que está sendo divulgada aqui no nosso país. Nesta reportagem ela disse que que por seis anos tentou se engravidar sem conseguir, e então chamou alguém para fotografar os seus cachorrinhos que segundo ela são seus “filhinhos”.  E as crianças que estão abandonadas nas creches à espera de uma adoção, são o quê? Bastardos abandonados que valem menos que um cachorro? Se os animais estão ocupando o lugar dos seres humanos no coração das pessoas, na minha talvez idiota opinião é porque estamos deixando transparecer com mais nitidez o nosso lado animal. Isto se torna visível quando percebemos que estamos acuados em nossas casas atrás de muros altos protegidos por equipamentos de proteção cada vez mais sofisticados para nos escondermos dos nossos semelhantes. Ao terminar esse texto uma tristeza imensa invadiu o meu coração e fiquei pensando no futuro dos meus filhos e netos, e por mais que eu queira ter esperança de mudanças um vazio me diz que ainda se passarão longos anos para que as pessoas libertem novamente seu lado humano para que o mundo possa novamente respirar ares de liberdade, de fraternidade e de paz.

19 junho, 2026

UM PASSEIO NA ZONA

 Esse texto foi publicado em dezembro/2007 - Alguma coisa mudou?

    A ÚNICA COISA QUE MUDOU FOI O SALÁRIO DE QUEM NÃO TRABALHA E OS GASTOS DAS SUAS FAMÍLIAS.


De dois em dois anos somos obrigados a irmos à Zona Eleitoral para anularmos o voto ou elegermos mais um sanguessuga das verbas públicas. Quando o ano eleitoral se aproxima os deputados estaduais e federais e os senadores abandonam seus afazeres, se é que fazem alguma coisa, e voltam para suas bases eleitorais para elegerem seus comparsas. Quando o ano eleitoral se aproxima os nomes dos futuros candidatos já aparecem nos automóveis e nos outdoors espalhados pelas cidades. Zé das couves. Fulano da padaria, fulano da funerária, sicrano, filho de uma égua, e assim por diante. Faixas homenageando os pais, avós, mães, e o raio que os partam já são vistas penduradas com o nome dos futuros candidatos. E propaganda fora de época é crime! Somente para os candidatos pobres porque para os ricos nada é proibido nesse país onde a elite é dona do mundo e dos destinos dos mais pobres. No próximo dia trinta termina o prazo para filiação dos futuros candidatos, mas uma meia dúzia de sacanas já tem seu lugar garantido na legenda que o colocará no cerne do poder. Muitas pessoas pobres aceitam se candidatarem e não passam de meros figurantes que a troco de um afago dos poderosos aceita passar por esse ridículo para aumentar o coeficiente eleitoral que elegerá o mais rico ou o mais esperto. Não sei se vale a pena votar! Mas, já que somos obrigados a dar uma passada na zona de dois em dois anos para exercer o famoso "direito de cidadania" poderíamos eleger todas as prostitutas e prostitutos da cidade.  Agindo assim provavelmente tenhamos leis mais justas, porque pensando bem, a maioria dos nossos políticos não passa de prostituta que vende sua própria mãe para se perpetuar no poder. E o que a maioria dos políticos fazem? Moram em Brasília acomodados em mansões, em casas ou apartamentos luxuosos de propriedade do governo onde se acomodam oitenta e um senadores e quinhentos e três deputados federais, e esses pobres coitados levam uma vida muito dura.  Vejamos: Eles recebem um salário de 33.763,00 e ainda recebem Auxílio-moradia: O Senado tem 72 imóveis residenciais para uso dos senadores em exercício do mandato. Aquele senador que não consegue um desses imóveis, ou não o quer, recebe um auxílio-moradia de R$ 5.500 por mês.Esses coitadinhos recebem também auxílio-saúde que abrange toda sua família e seus dependentes de até 33 anos que usam gratuitamente o serviço médico e são reembolsados de toda despesa que fizerem fora do convênio

ISTO FOI EM 2007, IMAGINEM AGORA

Quase esqueci.  Este ano eles estão chamando as mulheres, os negros e os índios para se canditarem. SERÁ QUE O TEMPO DA ESCRAVIDÃO VOLTOU?

        

18 junho, 2026

COMO CÂES E GATOS II

 Publiquei este texto em 2018, mas depois de ver a lei que os vereadores de Belo Horizonte criaram autorizando  a entrada de gatos e cahorros nos estabelecimentos comerciais resolvi  publicar novamente

 

Sei perfeitamente que ao escrever isto provocarei a ira de muitas pessoas. Mas este é o papel de quem escreve! Incomodar e provocar discussão! Sinceramente não tenho nada contra os animais e seus donos, muito pelo contrário, precisamos cada vez mais cuidar para que a vida em todas as formas seja respeitada e preservada. Também dentro das minhas limitações, respeito o jeito que cada um escolhe para conduzir sua maneira de viver. É que uma reportagem conseguiu mexer comigo e me deixou intrigado. Era a propaganda de um hotel para cães e gatos cuja  diária girava em torno de uns quinhentos reais, (isto em 2018)  Uma moça estava deixando o seu cão no hotel dizendo que já estava com saudade. Lá os animais recebem um tratamento que poucos seres humanos têm acesso. Os “pobres” animais ficam ouvindo música clássica para acalmar seus nervos. Muitos irão perguntar: o que eu tenho com isso?  Nada, se algumas dessas perguntas não ficassem martelando na minha cabeça. Que tratamento recebem as crianças que perambulam pelas ruas esmolando e vendendo seus produtos nos semáforos? E as acolhidas nas creches esperando uma adoção? Que tratamento recebem as pessoas idosas em suas casas, os que são abandonados em asilos e os que perambulam pelas ruas?  Todos ouvem música clássica, e alguém sente saudade deles e têm alguém para acompanha-los quando se sentem sozinhos? É Claro que qualquer um pode ter e deve cuidar muito bem dos seus animais, mas precisam parar com esse negócio de “meu cachorro me ama”. Deus concedeu o poder de amar somente para os seres que eram humanos quando Ele os criou, e infelizmente, agora muitos vivem e agem como verdadeiros animais. Portanto, entregar todo seu amor a um animal e não se lembrar das pessoas que precisam deste amor é algo inconcebível. Claro que ninguém é obrigado a pensar em crianças e velhos abandonados, mas na minha talvez inútil opinião quem tem dinheiro para tratar um animal como gente deveria investir um pouco para evitar que muitas pessoas sejam tratadas como animais.  Será que todos fazem isso?  Sei que algumas pessoas fazem. E mais uma vez, o que eu tenho com isso? Será que as creches e os asilos já estão de bom tamanho para quem não teve a sorte de nascer gato ou cachorro? Não precisa adotar! Não precisa levar para casa!  Um apadrinhamento para ajudar na manutenção de uma creche ou de um asilo já será uma excelente maneira de contribuir na melhoria da vida de muitos, e que cada pessoa continue cuidando do seu animal, mas que abram seu coração e colabore para acabar com  sofrimento das imagem e semelhanças de Deus. 


NÃO SOU PRIORIDADE II

 


Se chegar uma hora em que tudo parecer conspirar contra você lembre-se que Cristo  anda do seu lado. Se ao olhar para trás você tiver mais motivos para se arrepender converse com Ele. Se ao olhar para a frente você não visualizar nenhum horizonte olhe ao seu redor e verá milhões pessoas querendo estar no seu lugar. Se tiver que fazer uma oração em forma de pedido diga ao Criador:  O Senhor conhece a minha necessidade e sabe que a angústia e a incerteza são minhas companheiras e que preciso muito da sua proteção. Mas, olhai primeiro por aqueles que não Te conhecem e que mesmo sabendo da sua existência dizem não acreditar colocando outros deuses em Seu lugar. Atendei primeiro o pedido de um pai que se sente humilhado quando um filho lhe pede pão e não tem pão. O pedido suplicante da esposa ou do esposo por um gesto de carinho A necessidade daqueles que batem de porta em porta se humilhando e pedindo pelo amor de Deus. Atendei primeiro a oração de quem foi abandonado em um asilo e o pedido de quem foi vencido pelas drogas. Senhor faça com que eu me contente com as migalhas que caírem dos Seus milagres e permita que eu aqueça o meu coração com um minúsculo raio da sua luz. Na plenitude da sua bondade sei que me olha como aos outros. E é esta certeza que me faz caminhar, e com todas as minhas forças dizer que  o milagre só aconteceu quando percebi que não era prioridade.       


16 junho, 2026

QUE ME PERDOEM AS EXCEÇÕES

Eu escevi este texto em 2015 mas faço questão de publicar novamente porque na minha visão, nada mudou


 Que me perdoem os funcionários públicos que trabalham muito, com honestidade, e muitas vezes tendo que se virarem para executarem as tarefas que os sanguessugas ao seu lado se recusam a fazer. Certas coisas só acontecem nesse país das roubalheiras. A inteligência dos políticos na arte de espezinhar a honestidade do nosso povo beira às raias do absurdo. Vejam a reportagem o Jornal Estado de Minas - Sábado 06/06/2015. "Com a arrecadação em baixa, a cidade de Diamantina segue exemplo de outras cidades e anuncia redução de expediente para cortar gastos. A partir de segunda feira, os órgãos da prefeitura passarão a funcionar em horário reduzido para corte de gastos. O objetivo é cortar gastos com energia, água e telefone." Se não fosse verdade, seria cômico, mas este é o nosso país! Diminuir a carga horária de trabalho de uma categoria de trabalhadores que em todos os escalões dos governos, quase nada produzem, é ou não um absurdo? Estou muito à vontade para escrever sobre este assunto. Fui testemunha e convivi com a falta de compromisso de uma grande maioria que se esconde atrás de um concurso com a certeza de não poder ser demitido. Presenciei atitudes absurdas de funcionários que não cumpriam a carga horária e colocavam suas tarefas profissionais em último plano. Iniciei pedindo perdão aos bons funcionários porque existem belas e raríssimas exceções que fazem jus ao salário, e que muitas vezes são mal remunerados. Em 2004 os celulares ainda não eram populares, internet era para poucos e não existiam as redes sociais que encantam e escravizam as pessoas. Vejam a frase que ouvi de um funcionário que ficava o dia inteiro no computador: "O mundo lá fora está pegando fogo e eu estou aqui jogando paciência" Se ele ficava horas e horas nesse joguinho idiota, como será o seu comportamento hoje com as redes sociais? Quem não se lembra de uma foto onde um funcionário do INSS jogava exatamente este mesmo joguinho e à sua frente uma enorme fila se formava enquanto ele fingia que trabalhava? Dá para imaginar como é gerenciar uma repartição pública com funcionários, em sua grande maioria, navegando nas redes sociais? E em um sistema de trabalho que não tem como medir a eficiência do trabalhador que pelo fato de não poder ser demitido não tem compromisso com o trabalho,  que  com certeza não vai se importar nem um  pouco ou nada com sua a obrigação. Voltemos às cidades que diminuíram a carga horária para economizar. Será que não daria para cortar pelo menos os salários dos funcionários cuja única função é buscar o contracheque no final do mês?  Alguns nem se dão a esse trabalho! Será que não daria para cortar no salário do Prefeito, do Vice e dos secretários que quase nada produzem e  sempre ganham muito acima do que merecem? Será que não daria para fazer o mesmo na câmara dos valorosos vereadores que ganham muito bem para se reunirem algumas horas por mês? Este é o país da constituição que reza: Todos somos iguais perante a lei. Esta é a realidade do país das Falmacutaias ( falcatrua e maracutaia) com um serviço de assistência social que garante os mesmos direitos para mendigos e milionários. Seria bonito se assim fosse na vida real, mas os direitos assegurados são somente na hora de usufruir dos benefícios que na prática, sempre são canalizados para as pessoas que menos necessitam. Colocar em uma mesma sala, "brigando" por uma vaga em uma universidade pública, jovens ricos que estudam em escolas privadas pagando mensalidades na faixa de R$2,000,00 por mês e alunos de uma escola pública sucateada, cercada de violências de toda espécie, com professores mal remunerados, e muitas vezes sem formação adequada é sem dúvida uma grande sacanagem. Mas é preciso dar esmola para os ricos, assim como é feito pelo SUS Sistema Único da Sacanagem.  Como faço questão de mencionar, não tenho nenhuma formação acadêmica, mas sinto-me no direito e na obrigação de escrever sobre aquilo que me incomoda. Com isso vou incomodar pessoas que não compactuam com minha linha de pensamento. Isso é muito natural e saudável;  Esta distribuição de renda sem eira e nem beira deve ser para sobrar mais dinheiro para que os "filhinhos de papai" possam continuar frequentando boates luxuosas, rodando com seus carros de luxo e lotando os estacionamentos das universidades públicas deste país das desigualdades.

13 junho, 2026

TORCENDO CONTRA

 Eu estou torcendo contra o Brasil na Copa do mundo, afinal nós brasileiros, principalmente os mais pobres, já somos perdedores em se tratando de política e de justiça.