02 julho, 2011

RUPTURA DO CORAÇÃO

 
                            


Desde a infância frequento igrejas e sempre participei de algum trabalho ou movimento religioso. Durante mais de quinze anos atuei na pastoral do batismo e sou confrade vicentino há mais de cinquenta anos e isto me levou a assistir palestras de muitos padres, religiosos, pastores evangélicos de várias denominações, enfim, ouvi preleções de várias pessoas ligadas a vários credos. Considerava-me um especialista das mazelas políticas e dos absurdos que as pessoas fazem para ter sempre mais dinheiro e poder, e acreditava entender tudo sobre corrupção, tanto que escrevi vários textos abordando este câncer da nossa sociedade.
Hoje em mais um trabalho voluntário, tive a sorte de levar uma pessoa para uma consulta com um clínico geral em um posto de saúde do SUS. E tivemos a sorte de sermos atendidos por  um médico que não pensa ser um rei como alguns da sua profissão se auto denominam.
O doutor que nos atendeu foi muito humano. Mesmo com o pensamento algemado pela maldade de quem gerencia ele consegue se indignar e sofrer quando alguém morre em suas mãos por falta de um medicamento barato que a burocracia não quis comprar.
O paciente que eu levei para ser examinado não tomava banho há mais de dois meses, retratei a vida desta família no texto (REALIDADE NUA E CRUA), ele não conseguiu sequer lembrar o nome do bairro onde morava e foi atendido com extrema educação.
Infelizmente para quem esperava sua vez de ser atendido e um golpe de sorte para mim, tive  uma aula de sensibilidade, sabedoria e cidadania. Falando do caos da saúde pública no nosso país, e principalmente na minha cidade que nos últimos anos perdeu muito da qualidade adquirida ao longo do tempo. Ele me fez conhecer o sentido da palavra corrupção, significado que nunca me foi colocado em nenhuma palestra sobre ética, cidadania e religião.
Corrupção. Cor = coração + Rupção  = ruptura = Ruptura do coração.
É exatamente isso que acontece com os nossos políticos e com o eleitores. Quando alguém vota em qualquer candidato a troco de qualquer quantia ou  troca o seu voto por umas telhas de amianto ou por uma cerveja no boteco. É exatamente isto que acontece com muitos que eram homens e mulheres que se diziam cristãos e aceitaram trocar sua dignidade por um emprego cuja função principal será apenas ser mais um puxa-saco de quem o contratou. Isso tudo é patrocinado pelo mal que se instala na alma e apodera-se do coração do candidato,(a) e do eleitor, (a) causando a sua ruptura. Pessoas que antes pensavam com o coração, assim que foram eleitas se tornam profissionais na arte de enganar e passaram a cultuar o deus dinheiro e poder para implantar o seu ministério de horror e buscar mais seguidores. A ruptura acontece
quando as trevas conseguem invadir o coração das pessoas de bem e instalar nelas a  Corrupção. E assim pessoas, antes do bem, se deixam levar pela ganância ou pelo comodismo e passam a fazer parte do time dos corruptos e corruptores. É assim na mente de quem já não se deixa levar pelo coração e pela razão. A ruptura toma conta do corpo e da alma e a desonestidade passa a ser moeda de troca da irresponsabilidade. E assim a ganância de querer sempre mais sem se preocupar com a responsabilidade social é passada de pai para filho de geração para geração.
Tenho saudade dos tempos em que um filho ao chegar em casa com um brinquedo mesmo quebrado, tinha que explicar onde e como o conseguiu e provar que alguém o deixara levar.
Velhos tempos?
Não!
Lição de honestidade.
Precisamos estancar urgentemente esta ruptura dos corações. Quando isso acontecer a paz tão almejada, a humildade tão esquecida e amor tão fora de moda voltarão fazer moradia nos corações daqueles que acreditam que a verdade e a fraternidade são os únicos caminhos que levam à luz.
Que não aceita corrupção.
Que teve o coração rompido por uma lança e mesmo assim, deu a vida lutando contra a ruptura do coração.

Um comentário:

  1. Muito bom o texto sobre este mosntro que entrava todo proceso de moralização.Corrupção uma bela definição e muito interessante.Sonho com um país isento desta molestia.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade