07 fevereiro, 2024

NAS GARRAS DE UM ESTRANGEIRO

Obrigado por me dar o prazer da sua leitura, se tiver algo que queira publicar envie para o e.mail. geraldobilico@gmail.com.

Vejam o que busquei no site: BRASIL DE FATO.

Moradores de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte denunciam que o parque ecológico Chico Mendes está em perigo. Segundo os frequentadores a prefeitura do município já cortou 50 árvores da área e pretende cortar ainda mais com a justificativa de que irá construir um estabelecimento de ensino.  As famílias que vivem nos bairros São Caetano e Jardim Perla, na região do Embiruçu onde é localizado o parque argumentam que ele é fundamental para a qualidade de vida da população e que o prefeito, Vitório Medioli (sem partido), poderia construir a escola em outra área da cidade. 
Nesta terça-feira (6), durante a manhã na Câmara Municipal da cidade acontecerá um ato de entrega de um dossiê em defesa da preservação do parque e esta  atividade será na Câmara Municipal de Betim. 
“O povo da periferia também tem o direito a uma área verde, e esta proporciona uma melhor qualidade do ar e do bem-estar  das pessoas”  conta Luana Margarida, bióloga e moradora da região. Não são somente os parques do Centro da cidade que precisam de cuidados e de serem preservados. esta é uma das únicas áreas verdes que a população tem para usufruir aqui na região e desde 1997 o parque é considerado área de preservação ambiental. Porém, uma alteração do Plano Diretor do município deixou 4,8 mil metros quadrados do parque desprotegidos. Em nota a prefeitura afirma que a “construção já foi licenciada” e que entre as condicionantes para a realização da obra “está o plantio de 198 mudas das espécies inventariadas no local, na área do empreendimento ou em áreas públicas do entorno”. O texto ainda afirma que o desmatamento da área “segue todos os trâmites legais norteados pelo Plano Diretor, por meio da Lei Complementar nº 15”.
Luana avalia a medida como autoritária uma vez que não houve nenhum tipo de consulta à população que vive no entorno do parque. “Por que desmatar tantas árvores se a escola pode ser construída em outro local? Nós somos a favor da construção de uma creche que seria mais importante para a região, mas não dentro do parque.
Eles fizeram a alteração do Plano Diretor ‘na calada da noite’ sem consultar à comunidade para discutir sobre o tema. É truculenta e desrespeitosa essa atividade”, avalia a moradora. Para a bióloga o cenário se torna ainda mais grave ao considerar que o desmatamento da região acontece em um momento no qual especialistas alertam para as emergências climáticas.  “Uma árvore adulta consegue captar toneladas de gás carbônico anualmente e segundo eles serão cortadas cem árvores, explica Luana. 
Apesar de questionada pela reportagem, sobre a mudança do Plano Diretor sem consulta à população a Prefeitura de Betim não fez nenhum comentário.
 



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade