09 fevereiro, 2024

UM POUCO DA NOSSA HISTÓRIA

Obrigado por me dar o prazer da sua leitura, se tiver algo que gostaria de publicar envie para o e-mail. geraldobilico@gmail.com.
 
 
Nome atribuído: Acervo da Antiga Matriz e do Padre Osório de Oliveira Braga
Localização: Casa de Cultura Josephina Bento-  Betim- MG.
Descrição: O Acervo de Bens Móveis atribuídos ao Padre Osório de Oliveira Braga é constituído por 32 peças e por objetos pessoais, sendo elas, alfaias litúrgicas que são os objetos usados na celebração da Santa Missa e em outras celebrações. O padre Osório nasceu em 1878 e em sua adolescência estudou no Colégio do Caraça. Em 1895 entrou para o Seminário de Mariana para seguir sua vocação religiosa. No ano de 1901 retornou para Capela Nova de Betim e assumiu a Paróquia De Nossa Senhora do Carmo em 1920. A partir de então tornou-se uma grande liderança sócio religiosa no cenário municipal, foi presidente do diretório político da cidade onde exerceu o cargo de inspetor escolar e chegou a ser vereador tornando-se conhecido nas localidades adjacentes por seu autoritarismo e astúcia política. Relatos orais atribuem a ele a emancipação política da nossa cidade em 1938, o que comprova, não a veracidade deste fato, mas o reconhecimento local de sua participação nos processos de poder locais. A trajetória do Padre sempre esteve ligada ao tempo em que celebrava na antiga Matriz de Nossa Senhora do Carmo que foi  demolida em 1969 pelo então prefeito Álvaro Alvim   e que até hoje os betinenses mais velhos não sabem o motivo da demolição.  
Com o intuito de conservar a memória de ambos foi tombado  uma coleção de bens pessoais do sacerdote e outros ligados ao seu ofício na Matriz. Nesta coleção encontram-se luxuosos paramentos litúrgicos típicos da Igreja Católica antes do Concilio presidido pelo Papa João XXIII que propôs a reforma e a renovação dos ritos litúrgicos. O Padre Osório esteve entre os que resistiram a essa reforma, pois continuou a usar os paramentos romanos e celebrar as missas em latim de costas para a assembleia.
Preservar os pertences do Padre e as alfaias da igreja  é preservar a memória da Antiga Matriz, um local de identidade para uma grande parte da população local.
O conjunto foi tombado em 1998 como patrimônio cultural de Betim.
Deixo aqui uma pequena observação: a pessoa que publicou este artigo esqueceu de fazer a pergunta que ninguém se atreve a responder.
Onde foram parar as madeiras, os móveis e as imagens da antiga igreja?
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade