30 janeiro, 2022

POBRES COM FOME NÃO DORMEM

 

MÃE E FILHAS ESMOLANDO NA CALÇADA

Esta semana fui ao supermercado fazer a compra do mês e tudo corria naturalmente e eu me sentia um privilegiado por ter condição financeira para estar executando essa tarefa. Quando colocava os produtos no porta-malas do carro um senhor se aproximou perguntando se eu poderia ajudá-lo. E nele eu pude ver e sentir a tristeza que assombra milhares de pessoas desse país onde o dinheiro das verbas públicas é roubado por políticos inescrupulosos desde o seu descobrimento. Então lhe perguntei seu nome e o que ele queria. O senhor Antônio me respondeu que tinha passado a noite sem dormir porque com fome as pessoas não dormem. Ele me disse que perdera o emprego e que passou a se humilhar esmolando para alimentar seus filhos e sua mulher. Imediatamente pensei nos milhares de brasileiros que estão nessa mesma situação de extrema pobreza causada por políticos ladrões e por empresários gananciosos. A mulher do senhor Antônio e seus quatro filhos dormiram?
Pobres com fome não dormem!
E imediatamente meu pensamento me levou para as pessoas que vivem debaixo dos viadutos e das marquises onde os passantes quase sempre trombam nos farrapos de gente parecendo dormir, mas que na verdade estão “apagados” pelo álcool, pelas drogas e pela indiferença. E meu pensamento me levou para a periferia das grandes cidades onde as pessoas mais humildes vivem na miséria causada por políticos que dormem em berço de ouro e por policiais e milicias violentas que também lhes roubam o sossego e a dignidade. Fechei o porta-malas do carro e voltei ao supermercado com aquele pedinte que parecia estar entrando num paraíso e deixei que ele escolhesse o que quisesse.
Foi muito pouco!
Mas para ele aquilo foi muito. Ele não tinha nada pois havia perdido até a sua dignidade quando começou a passar fome e ver sua  mulher e filhos famintos.
Não escrevi isso para que as pessoas pensem que sou melhor que as outras e que sou um bom samaritano. Escrevi para retratar a situação de abandono que está matando milhares de pessoas vítimas da politicagem sórdida dos políticos que nos governam há muito e muitos anos
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade