17 novembro, 2023

ESMOLAS PARA OS RICOS

                ESCREVI E PUBLIQUEI ESTE TEXTO EM NOVEMBRO DE 2012 

                                            ALGUMA COISA MUDOU? 

Escrevi vários textos sobre a situação caótica da saúde pública aqui no Brasil e com certeza em quase todos os países do mundo onde a injustiça social é igual ou pior que a do meu país onde grande parte da verba que deveria ser utilizada para salvar vidas é roubada por empresários gananciosos e por políticos corruptos que só pensam em poder e dinheiro.
Em vários textos eu chamo o SUS de Sistema Único da Sacanagem e talvez eu esteja enganado, porque na verdade ele é um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo.
Ou pelo menos deveria ser!
Mas porque SUS? Sistema Único de Saúde.
Vejamos...
É um absurdo o governo bancar um serviço de saúde pública único para atender pessoas  pobres e ricas nesse país onde a justiça não é única e a lei pune somente os mais pobres, os negros, as prostitutas e outros menos favorecidos.
Como um serviço público pode ser único nesse país onde a elite consegue tudo o que quer, principalmente na área da saúde onde os ricos têm prioridade no atendimento?
Infelizmente isso acontece todos os dias. 
Milhares de pessoas pobres não têm acesso a médicos e medicamentos, enquanto pessoas ricas são atendidas nos hospitais públicos como se estivessem utilizando um serviço de saúde privado.
Por que os pobres não podem ter prioridade sobre os ricos quando precisarem utilizar os serviços públicos? 
Porque os pobres não podem ter os mesmos direitos dos ricos diante da lei e da justiça?
Por que somente na hora de buscar um medicamento subsidiado pelo governo em uma farmácia popular é que os ricos com os mais pobres? Por que somente na hora de buscar um medicamento na farmácia popular os moradores de mansões se igualam com os moradores de uma favela e das periferias?  Ver carros de luxo estacionados na porta das grandes farmácias  e pessoas ricas retirando de graça muitos medicamentos de preços baixíssimos é uma afronta a quem ganha um maldito salário-mínimo que mal dá para comprar um pouco de arroz e feijão.
O que mais tem me irritado é o aumento da idade para aposentadoria dos trabalhadores que agora será de sessenta e cinco anos sob a alegação de que a expectativa de vida do brasileiro está aumentando.
Este é o pior dos absurdos que já ouvi nesses meus setenta e três anos de vida.
De qual brasileiros eles estão falando?
Será que é daqueles que ganham um salário-mínimo e são reféns dos políticos que nos governam? Ou estão falando dos cidadãos ricos, dos funcionários públicos e dos políticos que recebem salários absurdos  e que se aposentam com poucos anos de mandato e que em muitos casos ainda desviam as  verbas do serviço de saúde.
Se uma pessoa assalariada e outra que recebe acima de dez mil reais por mês  contraírem uma mesma doença qual delas morrerá primeiro?
Qual delas terá uma real expectativa de sobreviver? Sem sombra de dúvida, se ambos precisarem de um atendimento especializado ou de exames de alta complexidade com certeza o paciente pobre morrerá primeiro.
Quantas vezes um telefone tocou na casa de um paciente e alguém do outro lado da linha disse que ligou para avisar que um exame foi liberado, e que infelizmente quem o esperava já havia falecido? Milhares de cirurgias são canceladas por falta de material médico e de medicamentos e a desculpa é a mesma de sempre: Um equipamento quebrou!
Escrevi em um texto anterior que é uma  grande sacanagem um médico receber de um plano de saúde um valor por uma consulta, e quando o paciente se dispõe a pagar, o preço dessa mesma consulta  é cobrado muito acima do que ele receberia do plano.
E fica a pergunta: Por que não cobrar o mesmo preço? Se isso acontecesse muitas pessoas deixariam de usar o serviço público,  Se o SUS privilegiasse os mais pobres e parasse de dar preferência para os mais ricos   subsidiando medicamentos e tratamentos para quem pode pagar, com certeza o serviço de saúde desse país realmente seria o melhor do mundo. Eu pude escrever isso porque trabalhei cinco anos no almoxarifado do hospital público da minha cidade e vi pessoas sofrendo e morrendo  por falta do bendito medicamento e do material médico hospitalar que não era comprado.
Participei de reuniões onde o diretor do hospital dava ordens para ligarem para os pacientes que esperavam uma cirurgia e dizer que uma máquina tinha quebrado.
Vejam o que me disse uma médica amiga que trabalhava no mesmo hospital: "Fui fazer um atendimento domiciliar e deparei com uma casa de dois pavimentos, com um piano de cauda na sala e dois carros de luxo na garagem. A paciente estava sendo acompanhada por uma técnica de enfermagem de um plano de saúde, mas a família exigiu que os materiais médicos hospitalares e os medicamentos fossem fornecidos pelo SUS alegando que tinham este direito".
Volto a repetir: O governo precisa parar de dar esmola para os ricos.
Eu ia me esquecendo de dizer: É claro que existem muitas pessoas ricas maravilhosas que repartem um pouco do muito que possuem com aqueles que vivem na miséria.
 

Um comentário:

  1. Olá, Geraldo!
    Espero que você e sua família estejam bem de saúde. Eu estou satisfatória, obrigada, e cuidando das minhas mãos que têm estado em repouso no blog.
    Este texto foi escrito em 2012, mas creio que nada mudou e as palavras da médica sua amiga, até arrepiam . Os ricos têm, infelizmente muitas mordomias e privilégios. Infelizmente em todos os países do mundo são um grupo à parte.
    Beijos para todos vocês.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade