12 setembro, 2023

UM BALÃO SOLTO NO ESPAÇO

 

Ontem os relâmpagos iluminavam a noite contrastando com o escuro das nuvens e com os raios que cortavam o céu como se Deus estivesse escrevendo no firmamento que a natureza está em agonia no seu leito de morte. 
Seca demais em alguns lugares, fogo destruindo tudo ao seu redor e água demais em outros lugares matando pessoas e animais sem ter para onde fugir é a resposta da natureza gritando de agonia prevendo a morte de todos os seres viventes desse país e deste planeta em extinção.
Quando as pessoas das grandes cidades abrirem as torneiras e a água não jorrar haverá um ranger de dentes e muita dor e toda a criação irá chorar. E quando essas pessoas não puderem mais respirar haverá lágrimas e gritos de lamento causados pelos gases poluentes soltos no ar. Enquanto o ser humano, à duras penas não entender que o ter não é mais importante que o viver e continuar desrespeitando a natureza sem se preocupar de que maneira os seus filhos irão viver. Enquanto os políticos e empresários gananciosos continuarem achando que o desmatamento é necessário mesmo sendo os responsáveis pelo assassinato da nossa fauna e flora e continuarem dizendo que o progresso é inevitável e que não pode parar, com esse comportamento perverso ignoram que o futuro precisa de sobreviventes.
Isto já está acontecendo, a maioria das pessoas ainda não percebeu que a água está acabando e que a morte está rondando a maioria das casas com suas caixas d`água vazias. Milhões de pessoas ainda não perceberam que o mundo mais parece uma lixeira a céu aberto e que o  lixo e os dejetos industriais destruíram os mananciais e mataram quase todos os animais que eram responsáveis pelo equilíbrio da biodiversidade. Agora já não vemos mais animais como os sapos, cobras rãs, abelhas, urubus, gambás, marimbondos e tantos outros que na minha juventude eram nossa alegria e nossos medos.  Para os da minha idade, a água já acabou, e se essa mentalidade de não preservação não mudar, com certeza o futuro da nossa  juventude será de muita sede e dor.
Vejam uma das muitas perguntas que ninguém quer responder: Será que vai faltar água nas piscinas dos ricos e nas suítes dos hotéis de luxo?  Como tudo nesse país é movido na base da tramoia, com certeza ela irá faltar somente para matar a sede das pessoas pobres que não tem para onde fugir.
Hoje eu andei na calçada de uma avenida movimentada perto do centro da minha cidade e observei atentamente o quanto o ser humano é irracional. Tive que me desviar de sacolas de lixo, cachorro morto, plásticos e todo tipo de dejetos jogados na beira da avenida. Sei que existem lugares onde a população respeita o meio ambiente, mas se basearmos no Brasil, podemos afirmar com certeza, que o mundo é a maior lixeira do universo. Não sou físico, e não tenho nenhum conhecimento, mas ouso afirmar que, se conseguirmos recolher todo o lixo e entulho espalhados pelo mundo e destruí-los, corremos um sério risco de vermos o nosso planeta tão leve que poderá sair voando como um balão solto no espaço.                             

3 comentários:

  1. Olá, Geraldo!
    Espero que se encontrem todos bem de saúde.
    Um texto muito lúcido e verdadeiro, mas os ricos pensam que essas coisas só vão acontecer com os pobres. Evidente que os pobres já estão sentindo essa desgraça, mas os ricos não escaparão.
    Segundo a bíblia, esta é uma turbulência, mas não a grande turbulência.
    Beijos e saúde para todos vocês.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia minha amiga do outro lado do mundo. Muito obrigado por ter lido comentado. Aqui está tudo bem e espero que com você e os seus amados tudo esteja bem. Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Sim, Geraldo, eu estou bem, mas minha família é composta somente por primos e primas, que residem em vários países da Europa.
    Então, não quer ficar mais jovem, lendo e comentando meu poema (risos)? Aguardo você por lá.
    Abraços e muita saúde e paz.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade