02 novembro, 2023

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 Escrevi este texto  em Março de 2006. Alguma coisa mudou?


Todo dia vinte de Novembro aqui no meu país é comemorado o dia da consciência negra,
Honestamente não sei o que esse dia significa.
O que é consciência negra?
Será que é a pessoa olhar para a sua pele e sair gritando pelas ruas: Eu sou preto! ou olhar para dentro de si mesma e dizer para todo mundo ouvir: Eu sou diferente!
Este dia só existe porque muitas pessoas não estão agindo como os seres humanos agiam antes do avanço da tecnologia que é muito útil, mas que veio para afastar as pessoas.
Por que não criam  o dia da consciência branca? 
Seria até cômico ver os branquelos que se acham da raça superior saírem pelas ruas gritando: Eu sou branco!
Façam-me o favor!
Os políticos que ficam inventando nomes e datas dizendo que é para comemorar alguma coisa não têm mais nada para fazer?
Acho um absurdo a criação de tantas CPIS para apurar crimes cometidos contra as pessoas pobres e negras. Afinal, para que existem as polícias civis e militares com seus comandantes e delegados, se os nossos “valorosos” políticos querem substituí-los?
Eu queria uma nova lei áurea.
Uma nova abolição que libertasse os pobres de todas as raças, mestiços, cafuzos, mamelucos, negrinhos.
 Eu queria que as pessoas negras sentissem orgulho da sua cor e não se sentissem intimidadas por qualquer motivo e que não se vejam e nem se sintam diferentes das pessoas de outras raças, principalmente os da raça branca.
Porque os políticos  não criam também o dia da consciência honesta para que todos possam sair para as ruas e praças e gritarem bem alto: Eu sou honesto.
Aí eu queria ver quantos gritos se ouviria dentro das câmaras e dos gabinetes  acarpetados onde se escondem os políticos que nos governam por este imenso país afora. 
Aí haverá bairros, distritos e cidades onde o silêncio reinará absoluto.
Vejam o que disse o ator negro  MORGAN FREEMAN: O dia em que pararmos de nos preocupar com a consciência negra, amarela ou branca e nos preocuparmos com a consciência humana  o racismo deixará de existir.

 

Um comentário:

  1. Bom dia, Geraldo
    Obrigada pela presença no meu blog, gostei muito, ótima postagem, se criassem o dia da consciência honesta seria maravilhoso, que possamos sempre valorizar cada ser humano pela sua forma singular de ser, um forte abraço.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade