05 março, 2023

VIDA NA TERRA, ATÉ QUANDO?

 

Estou com saudade dos dias em que a inspiração para escrever me impulsionava a comentar sobre tudo aquilo que eu gostava e tudo que me inquietava, mas os acontecimentos perversos que estão colocando o nosso mundo e seus habitantes em estado de alerta não permite que eu escreva algo que vá encantar as pessoas. Quero entrar em sintonia com os meus leitores e só Deus sabe o quanto eu gostaria de estar escrevendo sobre alegrias, sobre o amor e entregas de corpo, alma e coração. Mas parece que essas palavras fugiram do meu pensamento e do pensamento da maioria das pessoas  no mundo inteiro E com um olhar de ternura fico observando os meus três netos ainda muito pequenos e uma grande dor invade o meu coração por não enxergar uma luz no fim do túnel que eles terão que atravessar. Eu não tenho mais nenhuma preocupação comigo, já estou com setenta e três anos e tive a sorte de viver em uma época em que as pessoas nutriam umas pelas outras um sentimento muito forte de igualdade, não importando a cor da pele ou a posição social em que cada uma delas eram inseridas.

E agora? 

Está ficando cada vez mais difícil viver nesse mundo dominado pela indiferença e pelo ódio. Fico vendo e ouvindo os noticiários e confesso que muitas vezes chego a pensar que o nosso planeta está se despedindo da Via Láctea e que a qualquer momento nossos corpos serão lançados no espaço para se misturar com as sucatas cibernéticas que poluem o espaço sideral. 

Eu sei que alguém ao ler esse texto vai achar que sou simplesmente um velho retardado que não está batendo bem das bolas. Mas deixo aqui uma pergunta... Será que alguém ainda acha que esse mundo é um bom lugar para se viver?
Vejamos...
1) Na Europa, a Rússia, sob o comando do seu presidente que quer mais poder está dizimando a população da Ucrânia.
2)Aqui no Brasil, no Rio Grande do sul, muitos trabalhadores, em sua maioria provenientes da Bahia, foram aliciados por empresas terceirizadas para trabalharem nas maiores vinícolas do estado e por mais vinte e tres produtores rurais em Bento Gonçalves na Serra Gaúcha onde foram tratados como escravos como se estivéssemos voltando ao passado.
3) O rompimento da barragem em Brumadinho em Minas Gerais No dia 25 de janeiro de 2019  quando 14 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração da mineradora Vale fez 252 vítimas fatais e mais uma contaminou a água e o solo como aconteceu na cidade de Mariana também em Minas Gerais.
(4)Enquanto isso as condições de seca estão se expandindo e piorando no Hemisfério Norte devido a uma onda de calor recorde em outras partes do mundo, como a Europa Oriental onde enchentes catastróficas mataram umas 170 pessoas e deixou centenas de desaparecidos
 (5) “Tsunami” de lama no centro do Japão No início de julho quando as chuvas torrenciais provocaram um enorme deslizamento de terra em Atami, província de Shizuoka que fica a cerca de 90 quilômetros a sudoeste de Tóquio, O deslizamento de terra destruiu cerca de 130 edifícios e o Japão continua sujeito às avalanches com média de 1.500 por ano na última década, e com um aumento de quase 50% em comparação com os 10 anos anteriores, de acordo com um relatório do governo japonês de 2020. Desastres relacionados a enchentes com deslizamentos de terra é um risco tradicional mais sério para o país. Isso ocorre porque metade da população onde 75% dos ativos estão concentrados em áreas sujeitas a inundações, dizem os especialistas.
(6)Em 4 de julho, as autoridades do Iraque anunciaram um feriado, incluindo a capital Bagdá porque a temperatura estava muito quente para trabalhar ou estudar depois que as temperaturas ultrapassaram os 50 graus Celsius e seu sistema elétrico entrou em colapso.
(7) Nos Estados Unidos a tempestade tropical Elsa atingiu partes do sudeste com tornados, e de acordo com relatos, enquanto continuava seu caminho em direção a Nova York um possível tornado atingiu a Base Naval Submarina de Kings Bay na Geórgia na noite de 7 de julho, resultando em relatos de múltiplos ferimentos e danos e muitos feridos foram levados para instalações médicas locais para tratamento. 

Outros tornados foram registrados no norte da Flórida e no sudoeste da Geórgia.
(8) Onda de calor varre a Colúmbia Britânica  onde as autoridades canadenses contabilizaram quase 800 mortes entre 25 de junho a 1º de julho, 500 a mais do que o normal para aquele período, e provavelmente relacionadas ao calor, de acordo com Lisa Lapointe, legista-chefe da província.
(9) A pequena cidade de Lytton, no sul do Canadá passou a ter um registro sombrio com uma onda de calor sem precedentes que ceifou a vida de centenas de pessoas em uma semana e provocou mais de 240 incêndios florestais na Colúmbia Britânica. Os incêndios transformaram grande parte de Lytton em cinzas e forçaram seu povo a fugir.
 (10) Uma onda de calor histórica está afetando grande parte do noroeste do Pacífico nos Estados Unidos tornando a seca ainda pior. Portland estabeleceu um recorde histórico de alta temperatura por três dias consecutivos e Seattle também bateu seu próprio recorde estabelecido no domingo.
(11) Do outro lado da fronteira de Lytton, na Colúmbia Britânica e também em Oregon as autoridades estão investigando outras 32 mortes e no estado de Washington pelo menos 78 pessoas morreram. “O calor sem precedentes no Noroeste, combinado com mais uma semana de tempo seco levou a um agravamento das condições de seca em toda a região”. Segundo o último monitor de secas dos EUA as temperaturas que variaram de 1 a 6 graus Celsius acima da média aumentaram a evaporação secando ainda mais os solos e a vegetação”. 

(12)Altas temperaturas também foram relatadas em grande parte da Califórnia, em Nevada e em partes do noroeste do Arizona e sudoeste de Utah. Isso inclui cidades como Sacramento, Bakersfield, Las Vegas, Palm Springs e Phoenix. No extremo oposto do país mais de 40 milhões de pessoas do Nordeste também estão sob advertências de calor, incluindo as áreas metropolitanas de Nova York, Filadélfia e Boston.
(13) Calor extremo na Índia onde dezenas de milhões de pessoas, no Noroeste foram afetadas. O Departamento Meteorológico classificou na quarta-feira a capital Nova Delhi e as cidades vizinhas como experimentando “calor extremo e severo” com as temperaturas constantemente oscilando na casa dos 40 Celsius que é de mais de 7 graus acima da média normal, disse ele.
(14) O calor, juntamente com o fim das monções, também está dificultando a vida dos agricultores em áreas como o estado de Rajasthan, na Índia.
(15) Alemanha, Bélgica e Holanda debaixo d’água. Inundações catastróficas na Europa Ocidental mataram mais de 120 pessoas e centenas estão desaparecidas, disseram as autoridades, à medida que os esforços de resgate em grande escala continuam em meio ao aumento do nível da água, há deslizamentos de terra e cortes de energia. Imagens chocantes da devastação na Alemanha e na Bélgica mostraram vilas inteiras debaixo d’água, com carros presos entre prédios desabados e escombros. A Holanda e Luxemburgo também foram afetados por chuvas extremas. Os especialistas descreveram os eventos recentes como as chuvas mais fortes em um século
 E o mundo vai morrendo aos poucos!

(16) hoje, 22/10/2023. estou fazendo uma revisão e fiquei ainda mais triste vendo o que está acontecendo no estado do Amazonas aqui no meu país onde rios estão desaparecendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade