07 janeiro, 2023

GRITOS DO UNIVERSO


Um céu cheio de nuvens escuras com trovões barulhentos e com raios cortando o firmamento mais parecia o semblante de um Deus insatisfeito com as pessoas que agridem a natureza e tudo que Ele criou e viu que era bom. Chuvas torrenciais com suas águas sem terras para lhe acolher parecem as lágrimas de uma natureza agredida sofrendo pela falta de consciência ecológica dos políticos, de muitos empresários gananciosos e de pessoas de todas as classes sociais  que não se preocupam com a vida da sua futura geração. Chuva caindo  forte formando enxurradas caudalosas transformando ruas e avenidas em rios com suas águas invadindo casas e barracos e pontos comerciais causando prejuízo a muita gente, parece o choro copioso da natureza por estar sofrendo uma enorme agressão. Córregos e rios esquecidos pelos governos, transbordando e ficando caudalosos carregando em o seu leito todo o tipo de lixo e de destroços parecendo querer levar tudo de quem não tem quase nada e de quem tem muito mais daquilo que necessita, e que também não aprenderam a respeitar e  nem sabem o que quer dizer a palavra ecossistema. Crateras se abrindo, barrancos e encostas se despencando para soterrar e matar pessoas inocentes foi a maneira que as nossas irmãs terra e água encontraram para nos mostrar que não é destruindo o que Deus criou que estaremos preparando um futuro melhor para nossos filhos e netos
Estes são os gritos do universo em resposta ao lúgubre silêncio daqueles que todos os anos prometem aplainar o caminho das águas que estão sempre sendo obstruídos pela ganância, tudo em nome do progresso.  
E todos os anos essa tristeza se repete!
E o coração de Deus fica ferido.
E o coração das pessoas continua insensível ao clamor da nossa  mãe terra e da nossa irmã água que todos os anos nos devolve com força toda esta agressão sofrida. Eu poderia citar os terremotos, os furacões, as nevascas, os tsunamis, as erupções, os tornados e tantos outros fenômenos que acontecem por esse mundo afora. 
Você que está me dando o prazer da sua leitura já parou para pensar de como seria a vida de milhões de brasileiros e brasileiras se esses desastres ecológicos acontecessem aqui nosso país?
Dezembro de 2023,
infelizmente isso já aconteceu e matou muitas pessoas no sul do nosso país.

2 comentários:

  1. Realmente, não é o tempo amável e promissor
    que se deseja para um início de ano...
    Por aqui fez um lindo sol que eu poetizei e publiquei
    no 'Convívio dos Poetas'... Apareça...
    Que venham dias bons e luminosos para o lindo Brasil.
    Abraços para si e família.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Geraldo, por mais esta profunda reflexão!
    Cresci ouvindo que tais catástrofes não aconteciam em nosso amado rincão brasileiro, no entanto, o presente rápidamente chegou e com ele as catástrofes se tornam realidade, por imprudência, por crimes ecológicos por nós praticados, mesmo que por conivência. Com o bolsonarismo, passei a ouvir com deboche também, quando mostrava meu pesar pelos crimes ecológicos praticados pelas mineradoras, pelo agronegócio, pelo crime organizado e , quase sempre, contando com a proteção dos poderes públicos, de que isto não é motivo de preocupação, afinal não estaremos vivos para vivenciarmos os consequentes desastres ecológicos. Eles estão aí acontecendo e nem assim se sensibilizam. A culpa não é nossa pelos crimes ecológicos praticados, não é de nossas inconsequentes ações e, sim é a vontade de Deus, como castigo por nossos pecados, sobretudo pelos pecados da carne, da inveja, da fofoca e por aí vai. Como assim? Deus que é amor, castigando suas criaturas com atitudes que destroem ainda mais a sua própria criação. Deus se une aos pecadores na destruição da sua própria criação? Confuso, né? Essa afirmação não combina com o Deus cristão que conheço. Tem aí muita deturpação para justificar o crime que cometemos contra nós mesmos, pois fazemos parte da natureza que hoje destruímos por ambição. Como nós mineiros falamos por aí: "cruizcredo"!
    Abraços, amigo!

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade