29 maio, 2022

CARIDADE NÃO É ESMOLA


Caridade não é estender o braço e jogar uns trocados no chapéu ou na latinha do esmoler sem ao menos olhar no seu rosto para ver qual foi a sua reação. Caridade é conhecer e combater os mecanismos e lutar contra as instituições que promovem a pobreza, mas para isso é preciso ter coragem de enfrentar os poderosos que com suas mentiras prometem o céu para que os pobres vivam no inferno. O principal  papel da caridade não é simplesmente matar a fome das pessoas, é muito mais abrangente e o seu público alvo nem sempre é aquele que está vivendo na miséria. Esmola qualquer um pode dar. mas praticar a caridade é acolhimento e entrega e partilha de verdade. Acolher a pessoa que lhe pede uma esmola e conversar com ela para saber o motivo que a faz perambular se humilhando de porta em porta é a melhor maneira de saber com quem está lidando. Muitas vezes esse motivo é fútil porque o pedinte não precisa de nada, pede porque se acostumou com a miséria e com a pobreza e acha mais fácil pedir do que trabalhar. 
Mas se não houver a conversa, o olho no olho, como descobrir?
A melhor maneira de  praticá-la é primeiro doando um pouco do seu tempo e depois um pouco da sua vida e procurar conhecer as instituições sérias voltadas para esse trabalho e encaminhar  os pedintes para que eles não precisem ficar se humilhando de porta em porta  sempre recebendo um não como resposta, Ao fazer isso talvez você descubra que pode se ingressar numa dessas instituições e verá que a caridade ganhará uma nova conotação e terá certeza que o destino da doação será realmente para uma causa justa.  Portanto quando uma pessoa lhe pedir algo pelo amor de Deus, não negue, dê-lhe a atenção que ela merece por amor ao ser humano criado à imagem e semelhança desse Deus que quer que sejamos caridosos. E pode ter certeza, a caridade é a mãe de todas as virtudes e é tão ou mais importante do que o amor pois ele não consegue se manter se os amantes não souberem olhar um para o outro com um olhar de humildade que também é filha da caridade.
Ela precisa fazer morada nos lares para que marido e mulher a pratiquem com seus filhos e filhas  e eles possam olhar para os seus pais com um olhar de carinho e amor.   

Um comentário:

  1. Gracias por tu visita y aportacion
    Te sigo y me encanta tu blog
    Cuidate mucho

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade