03 junho, 2021

REFLETINDO A NATUREZA

                        

                                         AGONIA DA NATUREZA  

Ontem os relâmpagos iluminavam a noite contrastando com o escuro das nuvens e com os raios que cortavam o céu como se Deus estivesse escrevendo no firmamento que a natureza está em agonia no seu leito de morte.                                                 

                                             GRITO DE AGONIA

Quando as pessoas das grandes cidades abrirem as torneiras e a água não jorrar haverá um ranger de dentes e muita dor, e toda a criação irá chorar. Quando as pessoas das cidades não puderem mais respirar haverá lágrimas e gritos de lamento causados pelos gases poluentes soltos pelo ar. Enquanto os gananciosos acharem que o desmatamento é necessário, mesmo sendo os responsáveis pelo assassinato da nossa fauna e flora, dizendo que o progresso é inevitável e não pode parar, e com esse comportamento perverso ignoram que o futuro precisa de sobreviventes. Se essa cegueira ecológica persistir, com certeza, um dia  veremos corpos ressecados espalhados nesse mundo em agonia. Quando o ser humano, às duras penas entender que o ter não é mais importante que o viver pode ser que passe a respeitar a natureza para preservar o mundo onde seus filhos irão viver  Seca demais em alguns lugares, fogo destruindo tudo ao seu redor e água demais em outros lugares matando pessoas e animais sem ter para onde fugir, é a resposta da natureza gritando de agonia e prevendo a morte de todos os seres viventes desse país de deste planeta em extinção                                       

                                                     FALTA DE ÁGUA

Se um assassino estivesse com uma faca encostada no seu pescoço ou com uma arma apontada para sua cabeça você fingiria que nada está acontecendo e sairia correndo para assistir um jogo de futebol, correria para o galpão da sua escola de samba ou chamaria os amigos para tomarem uma cerveja? É exatamente isso que está acontecendo, a nossa população ainda não percebeu que a água está acabando e que a morte está rondando nossas casas com suas caixas d`água vazias. A pergunta que faço é: Somos ou não um país de pessoas insensíveis e analfabetas ecologicamente? Esta é apenas uma das perguntas que ninguém quer responder. Será que vai faltar água nas piscinas dos ricos e nas suítes dos hotéis de luxo?  Como tudo nesse país é movido na base da tramoia, com certeza ela irá faltar somente para matar a sede das pessoas pobres que não tem para onde fugir                                 

                                         LIXEIRA DO UNIVERSO

O mundo mais parece uma lixeira a céu aberto. O lixo e os dejetos industriais destruíram os mananciais e mataram quase todos os animais que eram responsáveis pelo equilíbrio da biodiversidade. Agora já não vemos mais animais como os sapos, cobras rãs, abelhas, urubus, gambás, marimbondos e tantos outros que na minha juventude eram nossa alegria e nossos medos.  Para os da minha idade, a água já acabou e se essa mentalidade de não preservação não mudar, com certeza o futuro desta juventude será de muita sede e dor. Hoje eu andei na calçada de uma avenida movimentada perto do centro da minha cidade e observei atentamente o quanto o ser humano é irracional. Tive que me desviar de sacolas de lixo, animal morto, plásticos e todo tipo de dejetos jogados na beira da avenida. Sei que existem lugares onde a população respeita o meio ambiente, mas se basearmos no Brasil, podemos afirmar com certeza, que o mundo é a maior lixeira do universo. Não sou físico, e não tenho nenhum conhecimento, mas ouso afirmar que: Se conseguirmos recolher todo o lixo e entulho espalhados pelo mundo e destruí-los, corremos um sério risco de vermos nosso planeta tão leve que poderá sair voando como um balão solto no espaço                             

                              FALTA DE CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA   

Quando vermos uma manchete ou ouvirmos no noticiário que haverá racionamento de água iremos nos arrepender dos banhos de meia hora e maldizer a nós mesmos e aos vizinhos por termos usado a mangueira como vassoura e lavado os carros todos os dias.                                  

                                      LIXO  E ENTULHOS VOAM?

Infelizmente a maioria das pessoas acham que lixo voa. É comum vermos sacos de lixo jogados nas ruas e nos lotes vagos, móveis e eletrodomésticos e outros dejetos sendo colocados nas calçadas como se tivessem o poder de voar.                          

                               EDUCAÇÃO ECOLÓGICA

Não tenho nada com a vida das pessoas e cada um vive da maneira que lhe convier, mas está passando da hora de mais pessoas falarem sobre ecologia, principalmente os mais jovens que precisam se preocupar com a sustentabilidade do planeta. Quando na manhã de segunda feira passo em frente a uma universidade perto da minha casa vejo com tristeza o destino do mundo escrito nas calçadas e nas ruas com centenas de materiais descartáveis, garrafas e cacos de vidros deixados por quem deveria estar preocupado na reconstrução desta sucata de mundo que estão herdando da geração que está indo embora.                                                                

                                  POPULAÇÃO CEGA E SURDA

Apenas um lembrete: O seu carro não vai deixar de funcionar se você não der banho nele todos os dias. O passeio e a rua na frente da sua casa não precisam ser molhados todos os dias, afinal nenhum jardim ou uma bela horta nascem nesses locais.       

                             VERGONHA DE SER HUMANO

Ao olhar para o leito onde antes corria um rio com sua água cristalina cantando sobre as pedras sinto vergonha de dizer que pertenço à raça humana.               

                                             EDUCAÇÃO  
A educação de um povo pode ser medida pela quantidade de lixo jogado nas ruas e pelo número de pessoas com seus animais de estimação sujando as calçadas e pistas de caminhadas.      
                                                                                                                                                                CEGUEIRA

Será que uma parcela da população é cega ou não quer enxergar  que estamos ficando sem água para beber? Ou será que é surda e não escuta os gritos de socorro que a natureza há muito tempo tenta fazer chegar aos nossos ouvidos?                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade