09 julho, 2020

FRASES QUE INCOMODAM




Existem frases absurdas que de tanto serem ditas transformam-se em verdades. Escolhi quatro que me incomodam bastante e gostaria que alguém ao ler fizesse um comentário para que eu possa ter certeza de que os meus  neurônios ainda  estão funcionando.
Primeira: Se uma pessoa honesta se eleger na política ela não conseguirá fazer nada e em pouco tempo será mais um corrupto e ladrão”. 
Esta frase é totalmente sem sentido porque ninguém se transforma em ladrão da noite para o dia. O escritor Leonardo Boff deixou isso bem claro com a frase: “Quando alguém é eleito ele não se corrompe, mas, simplesmente se revela”. Quando uma pessoa que sempre foi do bem entra para a política e se torna corrupta é porque deixou aflorar o seu lado perverso. Na nossa caminhada nesse mundo vivemos em uma constante luta entre o bem e mal. Quando  deixamos o lado bom ditar nossa maneira de viver em hipótese alguma seremos subjugados pela besta que existe dentro de nós. Não estou me referindo a nenhum demônio ou coisa parecida, estou falando da estupidez e da ganância que é própria dos seres quase humanos que somos. O nosso cérebro é palco de uma batalha sem fim entre essas duas forças e quando deixamos nos levar pelo consumismo desenfreado, pela cobiça e pela ganância o nosso lado perverso se aflora e não respeitamos o direito dos outros porque não delimitamos os nossos próprios limites. Infelizmente nesse país da corrupção uma pessoa honesta não consegue se eleger por que para conseguir tal façanha ela precisa mentir, comprar votos, prometer o que não irá cumprir e quase sempre tornar-se um boneco de marionete nas mãos de um controlador poderoso. 
Segunda e terceira frases: “A gente se acostuma" e  “A saúde é um buraco sem fundo.” 
Essas são as mais perversa de todas as verdades populares ditas nos corredores dos hospitais e são repetidas milhares de vezes por políticos sacanas e seus puxa sacos nos mostra a frieza de quem deveria cuidar da saúde das pessoas, principalmente das mais pobres. Segundo seus adeptos, os funcionários de um hospital se acostumam com a morte prematura de pessoas que morrem fora da hora, vítimas inocentes de políticos que roubam a verba que deveria encher esse buraco sem fundo. Vítimas inocentes de burocratas que se acostumaram a obedecerem cegamente a gestores inescrupulosos sem alma e sem coração.  
Quarta Frase: Todos tem seu preço.
Esta é frase que machuca aqueles que levam sua vida com dignidade e lutam honestamente para sobreviverem. Como não poderia deixar de ser, nesse país das sacanagens a maioria da população e praticamente todos os políticos fazem desta frase uma verdade inquestionável.
Será que realmente são todos?
Estamos no momento propício para que esta frase seja colocada no cerne dos acontecimentos. Tempo de eleição em que  os conchavos políticos fazem um mercado paralelo girar milhões de reais para que um sacana seja eleito.
Cabos eleitorais visitando barracos da periferia para comprar a dignidade das pessoas os induzindo a votar em vagabundos por uns míseros R$ 30,00, ou a troco de qualquer coisa.
Precisamos tirar estas quatro frases do vocabulário. 
As pessoas de bem precisam continuar intensamente esta luta entre o bem e o mau para que a paz possa triunfar na vida daqueles que tem esperança.
                                                        

Um comentário:

  1. Caro Geraldo, sempre "bom te ler"!

    Você não está maluco.
    Estas frases prontas que se enraízam entre nós como inesquecíveis chavões são mesmo terríveis.
    Costumam trazer em si muito preconceito e deturpação e aprisionam seus usuários, além de tornarem o vocabulário de quem delas depende bem prejudicado e limitado.
    Ainda bem que existem entre nós, pelo entre aqueles e aquelas que ainda procuram refletir mesmo entre tantas frases que já caem do céu prontas mais para prejudicar do que para auxiliar, Leonardos Boffs. Eles são benvindos e prefiro ser conquistados por eles e elas que trazem muito conhecimento e experiências ricas, férteis e inclusivas, do que por aqueles e aquelas que usam e abusam de frases prontas para se colocarem e adquirirem formas de poder que oprimem e escravizam.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade