21 setembro, 2018

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA – TABÚS A SEREM VENCIDOS







É ASSIM QUE EDUCAREMOS NOSSOS FILHOS?

O grande problema desse país é que quando falamos em educação todos pensam logo em escolas e universidades. 
Grande engano! 
Existem dois tipos de educação. a que é passada de pais para filhos e filhas que forma cidadãos e cidadãs, e a das escolas que formam profissionais.
Não me atrevo a dizer qual delas é a mais importante. O ser ou não ser educado moralmente e eticamente deve ser aprendido com as atitudes e comportamentos de todos os membros da família, e principalmente dos pais. Mas infelizmente, os jovens de hoje não têm nenhuma obrigação de prestar obediência ao seus pais porque um estatuto idiota concedeu a eles a liberdade de viverem do jeito que quiserem.
De uma maneira geral, as instituições de ensino preparam as pessoas para o mercado de trabalho. 
É bem verdade que muitos professores são exemplos vivos de cidadania e conseguem transmitir para seus alunos e alunas tudo que tem de positivo para que eles possam também se tornarem cidadãos exemplares nas comunidades onde vivem e onde irão viver. 
É bem verdade também que os professores e professoras das escolas públicas que fazem parte da classe de trabalhadores mais mal remunerada e humilhada pelos governantes, também são humilhados por pais e mães que querem que eles e elas desempenhem o papel de mãe e de pai de filhos malcriados que não geraram.
E fico observando o comportamento das pessoas.
As relações familiares estão se deteriorando a passos largos porque muitas pessoas estão vivendo no espaço cibernético. Estamos vendo crianças, jovens, adultos e idosos sendo escravos de uma geringonça eletrônica que afasta as pessoas e destrói os relacionamentos com a falsa ilusão de que aproxima. 
As amizades que antes uniam as pessoas como se fossem irmãos e irmãs, agora faz com que cada um se isole em uma prisão cibernética e esqueçam os momentos de risos e de alegria que realmente aproximavam as pessoas. Nossas casas são constantemente invadidas por imagens, falas e comportamentos que são uma afronta aos bons costumes, e quando não aceitamos ou fazemos alguma crítica somos taxados de preconceituosos.
A todo momento as famílias são bombardeadas por uma mídia facciosa que interfere na educação das crianças e dos jovens e no comportamento dos adultos incutindo em todos um desejo mórbido de um consumismo exagerado.
E fico observando o comportamento das pessoas. 
Quando vejo na rua meninos e meninas com seus dezesseis anos ou menos carregando um filho no colo ou empurrando um carrinho com seu bebê, fico me perguntando: Como será o futuro desta criança? O que esses meninos e meninas têm de experiência de vida para passar para o filho ou filha?  A maioria dessas crianças serão criadas pelos avós, que na maioria das vezes também não souberam, não quiseram, ou simplesmente não tiveram condições financeiras e psicológicas para educarem seus filhos.
Será que esses jovens pais e mães são bons alunos em alguma escola?
Será que a maioria deles frequentaram ou frequentam alguma escola?
O que a maioria dos pais desses jovens tem a nos dizer?
O que esses amantes da tecnologia tem para nos dizer?
O que esperar de um futuro movido a chips e placas eletrônicas?
Com certeza dirão que com a modernidade cibernética as pessoas são e continuarão sendo mais felizes.

Um comentário:

  1. Olá, Geraldo!

    Como sempre textos mto lúcidos e verdadeiros.

    Instrução é a escola que dá ou deve dar. Educação é dada ou deve ser dada pela família, sempre assim foi e será.

    Os meios de comunicação social são completamente loucos e impingem nas cabeças, não só dos jovens, mas de toda a gente, ideias fora de série, todas modernaças, enfim, um caos. Evidente k a sociedade vai de mal a pior. Que me chamem preconceituosa, desatualizada, velha e sei lá k mais, eu estou-me nas tintas, como aqui se diz, para isso, pke o k me importa é a nitidez, a racionalidade, os bons usos e costumes.

    Qto às geringonças, pois tenho celular, coisa básica e k uso poucas vezes. Não tenho Face, Twitter, Instagram e não sei k mais, mas sou tão feliz, desse jeito!

    Beijinhos para todos, não esquecendo Bernardo e uma luxuriante primavera.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade