23 janeiro, 2015

DOIS LIXOS

Publiquei esse texto no USINA DE LETRAS em abril de 2009 e foi lido 1500 vezes


    
  Foi assim que o bestonaro deixou a nossa Amazonia.

 

Depois de uma noite de tempestades, pela manhã fiz a minha caminhada de todos os dias e por uns instantes voltei ao passado e fiquei emocionado. Senti saudades quando olhei para o que já foi o rio da minha infância que estava transbordando com a água encostando na ponte. Como se meu pensamento fosse uma máquina do tempo retrocedi exatamente há uns cinquenta anos atrás e me vi pescando nesse rio. Ouvi a cantiga das lavadeiras e a algazarra da garotada pulando de mergulho de cima dos galhos dos ingazeiros que margeavam o rio. Mas a máquina do tempo era irreal.
O rio também era irreal. Assim que as chuvas forem embora e as águas baixarem a natureza terá deixado de presente para a população um monte de lixo que o rio acumulou durante a seca.
Rio não produz lixo! Ele é produzido por pessoas que se dizem humanas que são a miséria do mundo. e se misturam com o que não presta, e nesse país das falmacutaias todos os dias somos inundados por notícias de roubalheiras e de desvios de verbas públicas que nunca são recuperadas, e nenhum ladrão engravatado vai parar na cadeia porque são  a escória da sociedade que produz o lixo e intelectual cuja elite nada faz para preservar a natureza e jogam a culpa no pobre da periferia pelo entupimento das redes de esgoto.
Pobre não produz lixo, mas infelizmente, para muitos políticos ele é simplesmente um lixo que só serve para votar. Por que resolvi misturar esses dois lixos, o ecológico e o humano? Simplesmente porque o lixo da escoria política e empresarial é o roubo do dinheiro que deveria ser usado para recuperar a natureza agredida.
Pobre não produz lixo, mesmo sendo a grande maioria. Quanto mais consumo mais lixo e menos conscientização de que é preciso recuperar o mundo doente para que a geração de agora, e as futuras, possam pelo menos sobreviver.
Senti saudades...
Sinto pena!
Da natureza que está destruída e deixando de existir e do ser humano corrompido pelo poder e pela ganância.  Enquanto as pessoas pobres não forem consideradas parte integrante da sociedade e não apenas um voto ambulante que pode ser comprado com qualquer coisa.  Enquanto os poderosos não quiserem entender que é a busca frenética pelo lucro que cria os abismos que separam os ricos dos pobres, este nosso brasil e o mundo  continuarão sendo um imenso lixão a céu aberto. E os rios serão sempre uma lembrança boa somente nos dias de temporais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade