26 novembro, 2010

LENTES DO CORAÇAO.




               








Outro dia ao mexer nos meus óculos parei para pensar nas imagens que se afastam e se aproximam do meu campo visual. Elas afastam e trazem as coisas e as pessoas para perto de mim. Então falei comigo mesmo: não preciso de lentes que afastam, elas só terão serventia se apenas trouxerem para perto, principalmente as pessoas.
Sei que não vivo sem elas e percebi que a maioria da população também precisa.
Todos nós precisamos de lentes de aproximação, mas não só nos olhos, os nossos corações também estão precisando dessas lentes. Muitas pessoas precisam enxergar mais longe com os olhos da caridade que é a mãe de todas as virtudes, e ela precisa ser essa lente que trará para perto tudo aquilo que é importante e que por um motivo ou outro foi deixada de lado.
O coração precisa enxergar mais longe com os olhos do amor.
E quando isso acontecer... Os patrões não mais enxergarão seus empregados como simples ferramentas de trabalho e os empregados terão a visão de que precisam produzir mais para fazer jus ao salário que recebem. 
E quando isso acontecer... Os filhos perceberão que a preocupação dos pais não é simplesmente pelo prazer de se intrometer nas suas vidas, é por puro amor!
E quando isso acontecer... Os pais perceberão que os filhos estão crescendo e ganhando asas e que precisam de liberdade para se tornarem cidadãos verdadeiramente livres e conscientes da sua importância na reconstrução e reforma que o mundo há muito tempo está implorando que seja realizada.
E quando isso acontecer. Muitos casais não irão mais se separar simplesmente porque o amor foi deixado de lado quando um, ou ambos, não mais enxergavam seus parceiros com um olhar de ternura e amor, E quando isso acontecer...  As famílias viverão em harmonia onde pais e filhos, irmãos e irmãs e os amigos e amigas se confraternizarão uns com os outros todos os dias em suas casas, que com certeza continuarão sendo a morada do amor. E quando isso acontecer... Os vizinhos sairão de trás dos muros que separam as pessoas que estão deixando de agir como humanos.
Se os corações usarem lentes que aproximam as pessoas passarão a acolher os pobres como seres humanos que precisam ser respeitados como imagens e semelhança de Deus. O cidadão deixará de ser cordeiro e lutará pelos seus direitos dizendo um não aos políticos corruptos e a tudo que fere a sua dignidade e a dos que estão à sua volta. 
Muitos usam lentes para mudar a cor dos olhos, e tomara que essas novas cores tragam um novo jeito de olhar para a natureza que está sendo agredida e morta todos os dias.
E que essas lentes tragam tudo e todos para perto.
Da alma.
Do coração.
 

Um comentário:

  1. Parece que este texto foi escrito para mim, tenho que mudar de lente urgentemente.

    Maria Aparecidada Oliveira. Manhuaçu - MG
    maparecida@gmail.com

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade