20 setembro, 2010

CASTIGO PARA OS PAIS

Resultado de imagem para crianças na frente do computador
OU ASSIM?
                                                                                       
VOCÊS PREFEREM ASSIM ?





Esta semana um amigo me disse que foi surpreendido quando o boleto do cartão de crédito chegou e  descobriram que o filho de dez anos havia realizado compras de pontos em jogos eletrônicos sem consentimento. Ele me disse que ficou irritado, não pelo dinheiro, mas porque o filho é um bom garoto e que até esse dia era totalmente confiável e nunca imaginaria que fosse capaz de fazer tal coisa.
Mas fez!
O garoto, como a maioria, achava que ter um cartão de crédito é ter dinheiro.
E a cobrança chegou, e ele foi colocado de castigo. Não sei se o castigo doeu mais no garoto ou nos seus pais. E fico perguntando... Será que ele mereceu mesmo o castigo?  Acho que os pais é que mereciam!  Por excesso de confiança ou por comodismo muitos pais não se preocupam em acompanhar o que os filhos acessam quando navegam pelo espaço cibernético onde muitos jovens ficam perdidos nos labirintos da tecnologia e se aconchegando apenas no colo da placa mãe deixando sua inteligência se prender na mediocridade de alguns jogos virtuais que nada constroem. E nos preocupamos somente com as drogas vendidas pelos pobres na periferia e pelos ricos nas faculdades e nas mansões e com a violência das esquinas. Neste episódio a droga se chama tecnologia mal utilizada, que com suas lutas e disputas virtuais embrutecem os filhos que estamos perdendo para o mundo virtual, que é real e fica do outro lado da parede, e que por ironia, sua peça principal se chama Placa Mãe. Os pais não sabiam ou fingiram não saber que o seu caçula estava sendo engolido pela memória RAM de uma máquina sem vida.
Vida! Que alguns dizem estar melhor com o avanço da tecnologia.
Tecnologia... Que destrói famílias inteiras quando um ente querido prefere se fechar dentro de um quarto para ficar na frente de uma tela colorida pintando sua mente de preto e branco, e como consequência, acaba o colorido das conversas e dos abraços.
Que venham todas as tecnologias. Mas que nenhuma máquina substitua o ser humano, e que jamais seja programada para dizer mecanicamente: Eu te amo. Todo pai incapaz de perceber que seu filho está sendo raptado por uma  geringonça eletrônica merece ser castigado.
O meu amigo e sua esposa foram. 
E aprenderam a lição.

   


Um comentário:

  1. Boa tarde Sr Geraldo.
    Meu nome é Sandra, sou filha do Sr Raimundo Otoni Caldas de Londrina/Pr. Ele é um Poeta, escreve tudo que pensa. Passa a vida escrevendo, passa o tempo encrevendo a vida!
    Gostaria de pedir sua autorização para postar esse texto na página inicial do meu orkut (Sandra Caldas) e envia-lo aos meus amigos e amigas Pais e Mães.
    Muito obrigada.

    Sandra Caldas-Londrina/Pr.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade