20 de set de 2010

CASTIGO PARA OS PAIS



Resultado de imagem para crianças na frente do computador
VOCÊ PREFEREM ASSIM?
Resultado de imagem para crianças na frente do computador

                               OU ASSIM?


Caridade não é estender o braço e jogar um trocado no chapéu ou na latinha do esmoler, sem sequer olhar no seu rosto para ver qual foi sua reação.
Caridade é muito mais ampla.
É acolhimento.
Entrega.
Partilha de verdade.
Acolher a pessoa que implora e tentar arrancar dela o motivo que a faz perambular se humilhando de porta em porta, é a única maneira de saber com quem está lidando. E muitas vezes o motivo é fútil, porque o pedinte não precisa de quase nada, pede porque acostumou e acha mais fácil que trabalhar.
Mas se não houver a conversa, o olho no olho, como julgar?
Caridade é conhecer e combater os mecanismos e instituições que promovem a pobreza.
Mas para isso é preciso ter coragem.
De enfrentar os poderosos que com suas mentiras e suas caras de santos, prometem o céu, para que os pobres vivam no inferno. O grande papel da caridade não é simplesmente matar a fome. É muito mais abrangente, e seu público alvo nem sempre é alguém que está na miséria. Quando jovens de classe alta saem cometendo barbaridades pelas ruas, espancando e até matando pessoas inocentes, podem ter certeza, na casa deles a caridade nunca foi praticada.
Depois de ver seu filho preso por agredir pessoas inocentes na rua, um pai diz que não o mesmo não pode ser preso por que é apenas uma criança, que está cursando uma faculdade. Certamente esse pai não viu o filho crescer. Talvez porque os compromissos sociais eram mais importantes.
Faltou a caridade que acaricia e cobra deveres.
Educação de banco de escola não forma cidadãos, forma profissionais.
Fazer caridade é...
Enfrentar as meias verdades dos que matam a mãe todos os dias, pedindo dinheiro para ir ao hospital ou para um sepultamento.
A melhor maneira é, inicialmente não doando nada material, primeiro tem que doar um pouco do tempo, e depois um pouco da vida.
Conhecer as instituições sérias voltadas para esse trabalho para estar encaminhando estas pessoas. Isso fará que uma sindicância seja feita a fim de se conhecer a realidade do que está sendo narrado. Aí sim a ajuda material ganha uma nova conotação, pois quem está doando terá certeza que o destino da doação será realmente para uma causa justa.
Portanto, quando alguém lhe pedir algo pelo amor de Deus, não negue, dê-lhe a atenção que merece, por amor ao ser humano, criado à imagem e semelhança do Pai.

A caridade é a mãe de todas as virtudes.


Um comentário:

  1. Boa tarde Sr Geraldo.
    Meu nome é Sandra, sou filha do Sr Raimundo Otoni Caldas de Londrina/Pr. Ele é um Poeta, escreve tudo que pensa. Passa a vida escrevendo, passa o tempo encrevendo a vida!
    Gostaria de pedir sua autorização para postar esse texto na página inicial do meu orkut (Sandra Caldas) e envia-lo aos meus amigos e amigas Pais e Mães.
    Muito obrigada.

    Sandra Caldas-Londrina/Pr.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade