24 junho, 2015

É PRECISO SABER VIVER




Sei que muita gente fica se perguntando quanto tempo dura uma vida, mas dificilmente este alguém vai encontrar uma resposta porque ela é curta ou duradoura de acordo com a intensidade de como as pessoas tocam suas vidas.
Existem muitas pessoas idosas que não viveram e muitos jovens que  já viveram muito, ou vice e versa. 
O que dizer da tal experiência que se adquire com o passar dos anos e de que adianta adquiri-la se é necessário que o tempo passe para conquista-la. Infelizmente, quando pensamos que precisamos viver intensamente a vida já perdeu a graça ou está chegando hora de desencarnar. 
Não podemos determinar os anos que viveremos ou como será a nossa velhice. 
Por isso é preciso sempre agradecer por estarmos andando, mesmo com os empecilhos da idade ou das pedras que alguém ou nós mesmos colocamos no nosso caminho. 
Precisamos lembrar que se quisermos andar ao lado de alguém é preciso acelerar ou reduzir nossos passos. 
Precisamos agradecer por estarmos enxergando, e mesmo com grossas lentes podermos vislumbrar a beleza do pôr do sol, o sorriso das pessoas que amamos, o brilho no olhar de uma criança ou de um idoso quando recebem um carinho. 
Precisamos agradecer por sentir todos os dias o frescor que o vento faz nos nossos rostos e a sensação de alegria aquecida pelo sol da manhã. O perfume que vem do mato ou de um jardim bem cuidado ou exalado de um corpo e que são cheirados com ternura e amor. 
Precisamos agradecer o convívio com os parentes e amigos que de vez em quando ainda se lembram que  continuamos vivos e nos dão o ar da sua graça nos fazendo uma visita.
Por isso é preciso viver intensamente o amor que fez acontecer um casamento, para no futuro, ter certeza que não falou palavras fadadas ao esquecimento. Por isso é preciso viver intensamente a infância e a juventude dos filhos porque se um dia nos colocarem em um asilo teremos motivos para nos indignar, e quando chegar a hora de acertar contas com o Criador podermos deixar pelo menos um resquício de saudade. 
Precisamos acreditar que mesmo com a falta de sensibilidade que a tecnologia e o progresso nos dominam, ainda existem muitos pilares de mansidão e de solidariedade para sustentar este mundo que precisa urgentemente passar por uma reforma. 
Por isso é preciso não concordar com a fome de muitos achando que nada pode fazer,  e nos  indignarmos  e termos coragem de denunciar a causa desta infâmia que agride o corpo e a alma daqueles que sofrem as dores do abandono. 
Por isso é preciso não concordar com nenhuma forma de racismo e não aceitar ser discriminado tendo coragem de lutar pelos seus direitos como cidadão e como filho do mesmo Deus
É preciso não ficar impassível diante da indiferença dos políticos e não deixar ninguém lhe fazer acreditar que a saúde pública é um grande problema sem solução.  
É preciso não não acreditar que a violência mora nos morros, mas que é gerada dentro dos gabinetes acarpetados do poder e em muitas moradias luxuosas dos bairros nobres de muitas cidades.
Por isso é preciso deixar de acreditar que para estar em sintonia com Deus é necessário pagar dízimos absurdos em troca  de milagres ou entregar-se a uma igreja ou seita que promete vida eterna somente para quem é "dizimista fiel".  
Por isso é preciso mais do que nunca acreditar que existe um Deus que faz a sua luz brilhar todos os dias para homens e mulheres, jovens e idosos, pretos e brancos ou de qualquer raça, ricos e pobres, com ou sem religião, e que cabe a cada um de nós deixar ou não essa luz invadir nossos corações para que a nossa vida, com todos os erros e acertos, alegrias e tristezas seja repartida em uma comunhão fraterna onde o pobre olhando para dentro de si mesmo sinta-se rico das bênçãos que Ele derrama todos os dias sobre a terra. E o rico que ainda não O descobriu possa entender que para viver em plena felicidade precisa repartir aquilo que tem de melhor, e não aquilo que está sobrando. E o que se pode ter de melhor em um ser humano que não seja solidariedade, fraternidade, caridade e amor que nunca sobra porque todos nós queremos sempre um pouco mais.
Quando essa partilha se tornar realidade.
Aí sim, o tempo pode parar. 

4 comentários:

  1. Meu querido amigo, Geraldo!

    Nota 10 para esse seu texto. Deslumbrante, mesmo!

    É preciso tempo para aprendermos a ser verdadeiros, coerentes e amar o próximo. Infelizmente, somos tão imperfeitos. Que Deus nos ajude a melhorar nosso comportamento e forma de estar nesse mundo cão. ASSIM SEJA!

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Céu.
      Fui conferir a nova publicação, não foi permitido fazer mais comentários. Todas as vezes que olhar para minha cadeira de balanço vou lembrar-me da amiga que voltou com força total.
      Um abraço, paz e bem

      Excluir
  2. Olá, Geraldo!

    Verdade, sim. Eu tive de fechar os comentários nos anteriores poemas, porque deixavam palavras muito calientes, e por vezes, indecorosas, pensando k eu não estaria atenta.
    Agora, só o poema k está em vigor tem os comentários abertos, sim. Há novo post, chamado "Céus". Aguardo você. Obrigada!

    Aquele abraço.

    ResponderExcluir
  3. Geraldo,

    Agora me estou lembrando: você no meu poema "Cadeira de Baloiço" deixou comentário, sim.

    Ora, verifique, depois, por favor!

    Tudo de bom!

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade