12 agosto, 2014

ARES DE LIBERDADE.



A LIBERDADE É COMO UM FACHO DE LUZ

Não sei há quantos milhares de anos o nosso planeta está flutuando neste universo imensurável e insondável.  Até agora não sei se os cientistas podem afirmar com certeza quando e como o ser humano começou a habitar nesse mundo. A única certeza que tenho é que a inveja, a ganância, a cobiça e a necessidade de subjugar os mais fracos nos acompanham desde a criação. Segundo a Bíblia  a inveja se fez presente no mundo quando Caim matou seu irmão Abel.  Depois ela nos retrata a libertação dos hebreus que viviam sob o jugo dos faraós.
A inveja e a sede de poder foram os motivos do calvário e morte de Cristo.
E assim fico me perguntando...  Onde foi parar essa tal liberdade?
A grande massa sempre foi e será escrava de alguém.
Os pobres sempre serão escravos! Milhares de pessoas são mortas todos os anos nas guerras urbanas espalhadas por este mundo afora, e principalmente nesse brasil comandado pelas milícias de marginais, de policiais e de políticos inescrupulosos. Milhares de pessoas morrem vítimas da maldade, da ignorância e da falta de leis justas que faz dos pobres reféns de uma constituição mentirosa que diz: “Todos são iguais perante a lei”. Outras tantas morrem por culpa de políticos sem escrúpulos que nos fazem acreditar que a desonestidade é genética quando assistimos várias gerações sendo eleitas para nos roubar. E é isso que me preocupa.
Como mencionei em vários textos, não tenho nenhuma formação acadêmica, mas sinto-me à vontade para externar minha preocupação com essa geração fone de ouvido escrava da eletrônica. Mas se me preocupar apenas com os jovens do meu país estarei sendo egoísta. A minha preocupação tem que ir além das fronteiras porque o que acontece em qualquer lugar desse mundo fatalmente será refletido aqui.
Tenho setenta e três anos de idade e realmente vivi em dois mundos diferentes conforme relatei em outro texto que leva este nome.  Até os meus vinte e cinco anos fui protagonista e um privilegiado por ter vivido os “anos dourados” onde a maioria das pessoas eram honestas e religiosas e a família era o alicerce que sustentava e moldava a vida e o caráter de todos nós.
E hoje?
A instituição família está falida e a maioria das pessoas perderam o canal de comunicação com Deus e muitos frequentam templos onde o demônio é invocado a todo instante para que o exorcismo renda dividendos para pregadores inescrupulosos.
O ser humano está voltando a ser um animal irracional. 
Só não enxerga quem não quer ver porque via satélite esta mutação nos é mostrada de várias formas. Pais matando filhos inocentes e filhos explorando seus pais durante uma vida inteira. Muitos seres humanos abandonados e esquecidos andam sem rumo pelo mundo como um cachorro sarnento que ninguém quer cuidar.
Vou citar uns poucos exemplos que assisti recentemente e gostaria que o leitor prestasse atenção nos noticiários para perceber o quanto esse animal irracional que antes era um ser pensante, hoje se tornou refém ou protagonista da violência e da falta de sensibilidade. As Lutas de UFC que alguns chamam de esporte estão nos remetendo ao tempo dos gladiadores, com uma diferença, os lutadores eram escravos e obrigados a lutar, e hoje milhares de pessoas sedentas de violência e de sangue lotam os palcos para assistir esta aberração. Em muitos lugares do mundo pessoas  estão sendo mortas para alimentar o desejo de sangue e de poder de políticos ditadores que as governam com mão de ferro. Pessoas pobres e ricas não medem esforços para cuidar de animais, “nada contra”, e não tem nem um lampejo de compaixão para com o seu semelhante, e isso pode ser comprovado quando vemos um cachorro usando perna mecânica sofisticada enquanto milhares de pessoas pobres pulam pelas ruas como verdadeiros sacis. Outro dia, conversando com um padre ele me relatou que um veterinário queria que em seu casamento  o seu cachorro entrasse carregando as alianças.
E pergunto, qual dos dois realmente é irracional, o veterinário, ou o cachorro?
Poucos dias depois uma estudante de veterinária tentou me convencer que os animais pensam, quase acreditei, e pensei, deve ser porque o ser humano está parando de pensar.
Comecei a pensar em escrever esse texto depois de assistir uma reportagem no dia 09/08/2012,  quando tive vontade de jogar a toalha e não me preocupar com mais nada e com ninguém. Não consegui e tive que escrever. A reportagem mostrou uma série de fotos de filhotes de cachorros expostas por uma fotógrafa americana que está sendo divulgada aqui no nosso país.  Nesta reportagem ela disse que que por seis anos tentou se engravidar sem conseguir, e então chamou alguém para fotografar os seus cachorrinhos que segundo ela são seus “filhinhos”.
E as crianças que estão abandonadas nas creches à espera de uma adoção, são o quê? Bastardos abandonados que valem menos que um cachorro? Se os animais estão ocupando o lugar dos seres humanos no coração das pessoas, na minha talvez idiota opinião, é porque estamos deixando transparecer com mais nitidez o nosso lado animal. Isto se torna visível quando percebemos que estamos acuados em nossas casas atrás de muros altos protegidos por equipamentos de proteção cada vez mais sofisticados para nos escondermos dos nossos semelhantes.  
Ao terminar esse texto uma tristeza imensa invadiu o meu ser e fiquei pensando no futuro dos meus filhos e netos, e por mais que eu queira ter esperança de mudanças um vazio me diz que ainda se passarão longos anos para que  as pessoas libertem novamente seu lado humano para que o mundo possa novamente respirar ares de liberdade, de fraternidade e de  paz.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade