01 julho, 2015

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O MUNDO?





Não precisamos procurar mais nada e não temos onde nos escondermos, pois em qualquer lugar onde estivermos seremos encontrados por um satélite ou filmados por uma câmera que vigia nossos passos nos quatro cantos da terra. 
Precisamos urgentemente voltar nosso olhar para o firmamento para procurar estrelas e outras luzes para povoar nosso imaginário. Precisamos voltar a nos relacionar mais com as pessoas sem acharmos que a grande maioria não são confiáveis, e devemos  começar dentro da nossa própria casa com  nossas famílias. Precisamos voltar a ser mais humanos, e agindo assim, quem sabe um dia possamos responder à pergunta: O que está acontecendo com o mundo?  
Parece que o clico da vida humana no planeta está chegando ao fim. Estamos na era da informática e da tecnologia. A esperança era que o poder do conhecimento, o avanço da ciência e uma fé inabalada em Deus pudessem acalmar o coração e a sede de poder deste animal racional, ou eu poderia dizer irracional? 
As pessoas estão cada vez mais dependentes de uma máquina e a maioria dos amigos agora são virtuais. Estamos cercados por cabos e fios e chips por todos os lados. Estamos vivendo com máquinas que curam e que são privilégios de poucos que podem pagar por uma medicina sofisticada e com máquinas que matam todos os dias nas guerras urbanas, nos becos, nas ruas, nas avenidas, nos barracos e nas mansões de todas as cidades do mundo. 
Para a grande maioria das pessoas o celular é o bem mais precioso e amado de todos os tempos e é comum vermos pessoas que moram na mesma rua conversando através desses aparelhos que se tornaram os olhos e a mente de bilhões de pessoas em todo o mundo. 
A tecnologia avançada colocou Deus em segundo plano e Ele só é lembrado quando alguém se vê diante de uma desgraça qualquer.
Infelizmente, o ser humano é o principal predador do ser humano. 
As religiões sérias se sentem impotentes diante da crueldade dos que matam "em nome de Deus", e em meio a tudo isso, seitas se proliferam como praga construindo templos suntuosos onde o deus poder e riqueza são cultuados por seus líderes e por pessoas humildes onde os fiéis deixam-se levar pela lábia dos lobos vestidos de cordeiros que vendem milagres a peso de ouro.
O que está acontecendo com o mundo?
Recentemente uma notícia foi motivo de debate. Segundo o noticiário, nos lares brasileiros existem mais animais do que crianças. Esta mesma reportagem mostrou um hospital com tecnologia sofisticada somente para atender animais e mostrou também uma moça acompanhando seu cachorro internado em uma clínica, e segundo ela, com a sua presença ele se sente mais seguro. 
Os animais domésticos estão sendo tratados melhores do que os seres humanos e é comum ouvirmos pessoas dizerem que um cachorro é melhor que muitas pessoas. 
Quando um cachorro sem dono começa a andar diariamente em uma rua, imediatamente alguém lhe providencia um lugar na calçada com algum tipo de proteção e todos os dias o alimentam, mas  quando aparece um morador de rua, muitos tremem de medo. 
Quem tem um animal em casa tem a obrigação de cuidar muito bem dele, e que ele precisa de cuidados e proteção não resta a menor dúvida. 
Muitos casais que não quiseram ou não puderam ter filhos adotam um animal e o chamam de “meu bebê”. 
Na minha talvez estúpida opinião isto é inconcebível. 
Substituir o berço e um carrinho de bebê por uma casinha ou uma coleira de cachorro é o cúmulo do absurdo. 
Conheço pessoas que ficam horas alisando o pelo do seu cachorro ou do gato, mas são incapazes de fazer um carinho no filho ou na filha adolescentes que ficam horas trancados dentro de um quarto com uma geringonça eletrônica. Outros pagam consultas para seu bicho de estimação, mas quando o filho adoece não é capaz de pagar uma consulta ficando horas esperando atendimento em uma unidade pública de saúde. 
Alguém sabe me dizer onde são atendidas as crianças pobres que ficam abandonadas dentro dos barracos ou nas ruas das cidades?
Esses comportamentos vão martelando todos os dias a mente das pessoas, e sem que elas percebam, vão perdendo a essência do que é ser humano de verdade.
E por isso, por mais que a gente queira, não sabemos o que está acontecendo com o mundo.

 














3 comentários:

  1. A "Síndrome da Ignorância"! A partir do momento em que o homem se conscientizar de que somos todos irmãos, com certeza teremos um mundo bem mais justo, humano e melhor.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, querido Geraldo!

    Seu texto, como sempre, lúcido, bem escrito, inteligente, assertivo e na mouche.
    Este mundo está ficando sem valores, é isso. Ninguém quer saber dos idosos, da saúde pública, da honra e da honestidade. A corrupção e a ganância são rainhas, infelizmente.
    Tenho esperança k Deus ponha um ponto final nessa situação.

    Boa sexta e melhor fim de semana.

    Abraço, com carinho.

    ResponderExcluir
  3. Então Geraldo!
    Vamos ver onde vamos parar com tudo isso.
    Que o Criador nos proteja .
    Uma ótima semana cheia de sorrisos.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade