12 julho, 2013

DORMINDO NA MESMA CAMA


INFELIZMENTE, MILHÕES DE PESSOAS DORMEM ASSIM.


Hoje foi mais um dia de muito trabalho no asilo e a morte vai levando pessoas que fizeram e ainda fazem parte da nossa vida, e a gente, a cada dia que passa vai ficando órfão de pessoas que não eram  nossos parentes. Sempre que posso, antes de ir para o trabalho dou uma passada no asilo para ver como estão as coisas. Infelizmente hoje tive que buscar um formulário do atestado de óbito para que o médico preenchesse com o nome de Conceição.
“Conceição do Ganga”, era assim que a chamávamos quando crianças. Sempre muito pobre, gerou muitos filhos, a maioria com algum distúrbio mental. Veio para o asilo com a filha, também Conceição e as duas dormiam na mesma cama.
Era praticamente impossível separá-las.
Para resolver um problema na aposentadoria de uma delas um oficial de justiça teve que vir até o asilo.
A morte também veio!
Para separar mãe e filha com problemas mentais, uma cuidando da outra, e chorando quando algo ameaçava a união.
O que será que une ou separa mais as pessoas?
A falta de um raciocínio lógico?
Ou um raciocínio sem lógica?
Em muitos lares filhos e pais pensantes não se entendem.
Filhos pensantes colocam o pai ou a mãe em um asilo. Pai e mãe pensantes abandonam filhos em lotes vagos, ou entregam para outras pessoas como se entregasse uma mercadoria recebida por engano.
No asilo, toda vez que falo para o Tião que sou seu amigo ele me diz que vai tomar banho.
Em casa, muitas vezes, quando faço um carinho no filho adolescente, às vezes sou chamado de chato, e tenho que replicar para que ele perceba até onde vai o seu espaço.
No último texto que postei retratei a vida de uma família pobre de tudo que eu visitara durante a semana. Ocasião em que fiz uma a pergunta para um dos meninos já antevendo a resposta: Você almoçou hoje? -Hoje eu comi um pedaço de pão e bebi um copo de suco.
E ao chegar em casa peguei meu filho de três anos no colo e com tristeza me veio a imagem do menino com fome.  
É um absurdo uma criança passar fome em um país onde milhões de reais são roubados a todo instante por políticos e por pessoas formadas nas melhores universidades. Pessoas que não tiveram coragem de fazer o curso de cidadania porque ele só é ministrado nas ruas e nas periferias.  
Este curso é de graça.
Só é aprovado  quem aprender a ser gente.
Nunca visitei um asilo que acolhe pessoas ricas. Este asilo existe e cuida de pessoas que financeiramente não têm nenhum problema, mas que ao longo das suas vidas foram se isolando ao darem mais atenção aos bens materiais.
Quem tem renda acima de R$ 8.000,00 por mês precisa se livrar da mãe ou do pai?
Não quero entrar no mérito dos relacionamentos.
Não quero ser o intrometido que mexe nas feridas.
 Eu só queria que mais filhas e mães dormissem na mesma cama.
Que filhos, pais e mães dormissem na mesma cama.
Mas que não fossem obrigados a fazer isso pela miséria,
Que fizessem por amor.

Um comentário:

  1. Hj em dia está mesmo complicado de pais e filhos dormirem na mesma cama. O respeito ficou tão restrito. Me indigno todas as vezes em que ouço filhos respondendo de forma grosseira suas mães e seus pais. mas eles aprenderam com alguém e não foi com ninguém distantes deles não.Aprenderam com pessoas de suas convivências, seja no âmbito familiar, escolar ou de vizinhança. O fato é que é mto triste.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade