06 junho, 2013

MISTURA DE TODAS AS RAÇAS


O Brasil é uma mistura de raças, línguas e credos, e isso faz deste paraíso e do seu povo alguma coisa de extraordinário.
Antes do descobrimento uma raça era a dona do Brasil e filha do deus natureza, Os indígenas que habitavam o novo continente foram os precursores e os responsáveis pela miscigenação do povo brasileiro. Com a Europa querendo expandir, por um acaso, seus navios no Brasil vieram aportar e os portugueses dominaram e escravizaram os verdadeiros donos da terra e lhes roubaram o ouro e toda a riqueza que era abundante na terra ainda virgem. Os europeus se encantaram com a beleza das mulheres indígenas e na mistura da inocência com a brutalidade surgiu uma nova raça e os Mamelucos foram criados.  Os Índios que antes adoravam o Deus Tupã, o deus Sol e a deusa Lua foram aos poucos sendo catequizados no catolicismo e assistiram a primeira missa pendurados nas arvores como nos mostra algumas gravuras do tempo do descobrimento. Uma nova cultura foi sendo introduzida e os nativos foram obrigados a assimilar os novos comportamentos. Como não havia mão de obra para executar os trabalhos mais pesados um povo pobre da África foi escravizado, e esta raça negra rica em cultura e sentimentos também veio se misturar. Foi inevitável, aconteceu o encontro de uma raça escravizada pela pobreza, com a outra pela  inocência e surgiu uma nova raça: o Cafuzo que é a mistura do negro com o índio, ou seria melhor dizer, da negra com o índio Com a formosura e o mistério da mulher negra, com a brutalidade do senhor de engenho que a tomava como escrava para o seu uso, o cruzamento da barbárie com a pureza fez  nascer mais uma raça e o Mulato veio para ficar. Com a expansão da agricultura, a chegada das máquinas foi inevitável introduzindo a industrialização que transformou o Brasil num novo eldorado onde pessoas de todas as partes do mundo, fugindo das guerras que assolavam o velho continente, fizeram suas malas e vieram em busca de enriquecimento, e a mistura de várias pessoas vindas de todas as partes do mundo deu vida a uma nova raça e os mestiços foram criados. E na mistura de costumes e de cores foi ganhando corpo fazendo nascer pessoas com várias características físicas e com tonalidades de cores da pele diferentes. E essa mistura costumes foi dando à cada região do país um jeito diferente de falar, e uma cultura própria a cada uma delas. Hoje o Brasil é uma mistura de raças, de línguas, e de credos que fazem desse paraíso e do seu povo alguma coisa de extraordinário. 
Brancos-Índios-Mamelucos-Negros–Cafuzos e Amarelos e outros.
É isso mesmo, somos um país de mestiços. 
O cruzamento dessas raças deu um toque diferente no semblante e no jeito de falar que coloriu o Brasil de vez e encantou o mundo com sua pluralidade na cultura, na música e na culinária, enfim, as portas do mundo se abriram para o Brasil  e a do país abriram-se para o mundo com a Música.- Sertaneja. Boi Bumbá, Samba – Frevo -Axé - Fado -Tango-Forró- Capoeira- Fandango.
E assim, essa mistura de sons e de sabores fizeram o brasileiro tornar-se músico por excelência e especialista na culinária que atravessou fronteiras sendo respeitada no mundo inteiro, Arroz com Feijão,  Vatapá, Feijoada, Pastel, Angu, Churrasco, Buchada de Bode. São tantos sabores e acordes que não dá para descrever, mas com certeza foi um presente dos Deuses para esse país de todas as raças que encantam e de todos os credos que santificam.
E com isso veio o Uai dos mineiros, o Tchê dos gaúchos, o Meu Rei dos baianos, o Ó meu dos paulistas e tantos outros jeitos e trejeitos que fazem desse país um lugar dos sonhos. Se um dia alguém lhe perguntar qual é a sua raça, pode responder calmamente: Não tenho raça.
Sou simplesmente uma mistura de muitas raças que encantam
 

4 comentários:

  1. Oi Geraldo! Eu, particularmente, sou fruto dessa importante e necessária miscigenação.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. Bem elaborado para uma conclusiva afirmativa.
    Não temos raça temos sim uma mistura de onde não se explica os preconceitos e discriminações vigentes.

    ResponderExcluir
  3. GERALDO, UMA ESFUZIANTE PESQUISA HISTÓRICA!

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade