19 novembro, 2017

PRECONCEITO, CONTRA QUEM?

Escrevi este texto em agosto de 2005, fiz allgumas correções e parece que foi hoje

Trabalhadores ou Escravos?


Resolvi fazer algumas correções nesse texto e  publicá-lo novamente.
Não tenho nenhuma formação acadêmica, mas nunca acreditei que somente os negros foram os escravizados .
Sobrevivi a uma ditadura perversa que quase voltou quando ficamos quatro anos sem governo, e que foi definitivamente descartada com o resultado da última eleição. 
Mas como em se tratando de Brasil, as sacanagens contra pessoas negras e contra as pessoas pobres tendem sempre a aumentar,
Sei que pessoas foram arrancadas de suas pátrias e escravizadas simplesmente porque eram pobres e viviam na miséria. Se fossem brancas, mestiças, ou amarelas teriam vindo do mesmo jeito.
Elas não foram escravizadas somente pela cor da pele, e sim pela condição degradante de extrema pobreza que seus governantes lhes impunham.
E que, infelizmente, até hoje quase nada mudou. 
A senzala era um galpão grande e sujo com portas trancadas e constantemente vigiadas. O barraco da favela é pequeno e suas portas não são trancadas porque não é possível fugir da miséria, e ele  é constantemente assaltado pelos marginais ou pela polícia.
Nas senzalas a ração era ruim, mas raramente faltava. Hoje as panelas estão vazias e as pessoas passando fome. O alimento é farto, mas a extrema pobreza não permite que milhares de pessoas se alimentem dignamente. O que se perde e o que se joga fora todos os dias é uma afronta a Deus e a todos nós que assistimos calados como se fosse tudo muito natural. 
Nos raros momentos de folga os negros cantavam a saudade dos parentes e da sua terra.
Agora não existe mais motivo para cantar. 
Muitas pessoas foram e ainda são arrancadas de seus lares, e outras tantas tornaram-se escravas na sua própria casa, e dos seus próprios “irmãos”. 
Os escravos morriam porque a medicina era privilégio dos dominadores.
Isso também não mudou.
Apesar do SUS que foi criado para atender os mais pobres ser o melhor plano de saúde do mundo, as pessoas ricas são as que mais utilizam seus serviços. 
Estamos vivendo uma nova forma de escravidão.
Os privilégios continuam.
Os pobres morrem sem assistência médica porque o progresso fez a medicina evoluir somente para os que podem pagar e os escravos precisam dormir nas filas mendigando uma consulta e esperar meses para fazer um exame ou simplesmente para consultar com um “especialista”. 
Com a abolição as crianças ficaram  “livres” ainda no ventre das mães.Hoje, milhares são abortadas e outras tantas estão esmolando ou vendendo alguma coisa nos semáforos.
O negro velho era livre depois dos sessenta anos.
E hoje?
Quantas pessoas conseguirão trabalhar ou terão um emprego estável até os sessenta e cinco anos para se aposentarem com um mísero salário-mínimo? 
Agora, idosos de todas as raças e de todos os credos estão abandonados nas ruas ou jogados em asilos condenados a serem para sempre os escravos da solidão. 
No quilombo dos Palmares o líder Zumbi deu sua própria vida para acolher e defender seus irmãos e agora os escravos do sistema andam sem rumo como verdadeiros zumbis. 
Os nossos “líderes”, na sua grande maioria, defendem apenas seus interesses e lutam somente para se manterem no poder e subjugar os escravos que os sustentam.
Este preconceito hediondo é também contra as pessoas pobres de todas as raças, que junto com os negros e negras sofrem na carne e na alma o abandono das elites que não querem entender que todos somos imagens e semelhança de Deus.
Ultimamente está ficando corriqueiro ouvirmos notícias de espancamento e assassinato de pessoas pobres brancas e negras E infelizmente nos últimos anos aumentou muito os noticiários de racismo e preconceito contra pessoas negras ricas, e de celebridades mortas por milicianos bandidos, ou por policiais, como a vereadora Marielli no Rio de Janeiro
Cem anos da Lei Áurea que tinha tudo para brilhar. Cem anos que a palavra “escravo” deixou de ser privilégio dos negros e negras e passou a pertencer a todos marginalizados e explorados por empresários e políticos ladrões acobertados por uma sociedade elitista e perversa.
Realmente os negros têm muitos motivos para comemorar nesta data porque foi a partir da abolição que se igualaram a todas as raças. Os negros ricos continuam ¨livres¨ e os pobres de todas as raças continuam escravos como a maioria dos miseráveis de qualquer lugar do mundo.
É uma pena !
Tínhamos tudo para viver em um país de primeiro mundo onde todos pudéssemos desfrutar das belezas naturais, mas a podridão da nossa política e da nossa justiça, com raríssimas exceções, impedem que isso se concretize.
É urgente que lutemos com todas nossas forças para banirmos os preconceitos. e acabarmos com esta triste mancha que cobre nosso país.

5 comentários:

  1. Geraldo,

    Quanta verdade!

    Como tenho formação académica superior em História, sempre soube k a escravatura não foi só feita a negros, pretos, como gostam eles que lhe chamemos, mas a gente pobre, mto pobre, também.

    Excelente e inteligente a comparação, que você estabelece entre os negros e os pobres, que vivem num barraco, sem as mínimas condições. E porquê tanto filho? Enfim, provavelmente, será o único consolo e prazer que têm.

    Esse país tem de mudar e não pense que muda a bem, pke até 2018, Temer estará no poder. É preciso revolucionar TUDO, sobretudo mentalidades e isso não se faz sem sangue.

    Beijos para seu adorado netinho e para todos aí de casa.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, Geraldo!

    Grata pelo seu comentário, que me fez rir.

    Ainda bem que fica meio esquisito (rs), qdo lê o que escrevo. Isso mostra, que tudo em você, e sobretudo no plano das sensações, está vivo e atuante. Vigie a próstata!

    O Bernardo ainda não tem um ano, creio eu, mas se já começou dando os primeiros passos, fico feliz. Para os nenés, é uma sensação ótima, mas que não nos conseguem transmitir, pke só dizem monossílabos ou palavras pequenas como mamãe, papai, vovô, vovó, etc.

    Um beijinho bem especial para ele e para todos vocês, também.

    ResponderExcluir
  3. Olá, estimado Geraldo!

    Passando para ver se haveria novo post, saber de você e lhe desejar um santo natal e um ano excelente.

    Beijos para todos vocês e mtos, em especial, para o Bernardo.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom texto amigo. No Brasil o preconceito é social e arrebenta com todos os pobres e periféricos.engraçado como este crime continua fazendo vítimas pela país, onde o dinheiro ainda faz as leis.Eu sonho com um Brasil mais justo e que as leis funcionem indiscriminadamente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. MUITAS VERDADES EXARADAS NO SEU FORMIDÁVEL TEXTO.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade