01 março, 2011

PLACA MÃE NÃO GERA FILHOS

                         Escevi esse texto em Março de 2011
Resultado de imagem para crianças no computador
É ASSIM QUE EDUCA SEUS FILHOS E FILHAS?
Resultado de imagem para crianças no computador   


Escrevi esse texto depois de ter que desligar o computador onde meu filho de dezesseis anos estava vidrado na tela às duas horas da manhã.
Estamos na era da eletrônica  onde robôs já fazem serviços domésticos e cachorros de lata vigiam as casas. As geringonças eletrônicas não envelhecem, mas rapidamente ficam obsoletas e logo são substituídas por outras mais modernas.  A tecnologia avança a passos largos, é mutante, muitas vezes deixando para trás sentimentos de amor e de ternura. Os filhos agora entendem tudo de placa mãe que não chora e não gera filhos e que é a responsável pelo funcionamento da máquina onde todos os componentes são acoplados e sem ela o computador não existiria. Igualzinho à Mãe de carne e osso que abraça todos os filhos com amor e carinho e sem ela a família não existiria. A diferença é que ela pensa e não aceita ser formatada na hora que o filho quiser. Os pais não são perfeitos como os computadores, e muitos filhos e filhas acham que é preciso apagar lembranças de terem sido empurrados em carrinhos de bebê e de noites mal dormidas porque alguém chorava. Para quê conversar com quem não se deixa modificar num simples apertar de uma tecla? As “máquinas humanas”, ou seja, os pais que formataram suas vidas com carinho e amor, sem disco rígido e sem placa mãe, estão ultrapassados e precisam ser jogados em um asilo onde receberão uma visita de vez em quando,  ou em um quartinho dos fundos se  misturando com as geringonças eletrônicas obsoletas.
Houve tempos em que o pai era chamado de “esteio da casa”, para os mais jovens, esteio é a peça principal que sustenta um telhado. Hoje os filhos entendem muito de disco rígido que armazena as informações que cada um acha do seu agrado e os esteios vão ficando esquecidos na lixeira ou se tornam simplesmente um rascunho.
Enquanto tiver forças vou lutar contra o lado perverso desse senhor de engenho chamado tecnologia  para que ela possa ser usada somente para o bem e não para escravizar as pessoas. Os amigos agora são virtuais. Os amores são superficiais! Nós acima dos cinquenta anos estamos sendo vencidos pela tecnologia que oferece muitos atrativos para nossos filhos que só pensam em nos apagar do seu círculo de amizades e da própria vida. Na mesma proporção que a tecnologia avança, os corações embrutecem. Muitos jovens se trancam em seus quartos e seu “disco rígido” não tem espaço para momentos de cumplicidade com os pais, e sua memória ram não consegue lembrar quantos abraços e beijos foram compartilhados. Se os jovens não pararem para pensar e não fizerem a inclusão do amor junto com a inclusão digital daqui a poucos anos o mundo será habitado apenas por robôs, e os da minha geração irão se encontrar com a mãe terra muito antes do que pensavam.
 

2 comentários:

  1. Olá estimado Geraldo,

    Amigos virtuais e amores superficiais. É isso mesmo.
    Através da NET, tudo se pode comprar, obter. Até o AMOR, veja bem.
    Claro, que a Informática tem muito de positivo, em muitas áreas, mas falar, dialogar às refeições, passear juntos, namorar no jardim, no pub, ouvir uma música romântica, tanta coisa, que as máquinas jamais farão.

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Geraldo! Adorei seu texto sobre a placa mãe.
    Ah se os filhos desta geração soubessem realmente que os afagos, os olhares, os abraços apertados, não poderão substituir nunca uma máquina.
    Tenho medo desta geração que se esconde, que não sente essa necessidade do toque, pois o que será deles? Os diálogos estão cada vez mais escassos, os video-games tomaram o lugar do aconchego. Tenho visto muito isso em familias de adolescentes modernos.Mas acredito que se chegamos no limite perverso, alguma coisa há de seguir o movimento histórico, rítmico da vida que grita a presença e os toques humanos tão necessários para o desenvolvimento das crianças. Sei que um dia chegaremos a dar essa volta. Acredito no grito da mãe terra, no cuidado com a natureza, no cuidado com o meio ambiente. Daqui há alguns anos o ser humano irá gritar novamente o grito do abraço, dos olhares sem interesse, do toque incondicional, das lágrimas incontidas e por aí vai............Há não ser que inventem máquinas que chorem. Duvido. O ser humano é único criado a imagem e semelhança de nosso Pai encarnado em seu filho Jesus Cristo.Abraços. Seu texto é lindo , mexeu comigo. Desculpe o desabafo. De sua grande amiga e irmã em Cristo. jane.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade