02 setembro, 2010

A NATUREZA É MÃE

O RESPONSÁVEL POR ISSO É DEUS. 










OS RESPONSÁVEIS POR ISSO SÃO REALMENTE SERES HUMANOS?

                     

















Esta semana choveu granizo destruindo telhados e assustando os moradores da minha cidade e durante uns quinze minutos as pedras caíram do céu como se a natureza quisesse acertar a testa das pessoas que agridem o meio ambiente, e infelizmente, até as pessoas que não agridem também foram atingidas. Alguns religiosos fanáticos disseram que era castigo de Deus. Mas Ele não nos castiga! Ele nos deixou o livre arbítrio e nós mais uma vez fizemos a escolha errada e destruímos tudo que criou.
E a natureza mostra sua força. Agredida, ela cansou de oferecer o outro lado e agora está dando o troco, e a pequenez do ser humano pôde ser percebida no rosto e no grito de desespero de  quem se viu no meio do vendaval de água e de gelo.
Temporal de granizo para esfriar ainda mais os corações gelados das pessoas que nada fazem para preservar a biodiversidade do planeta. Temporal de granizo para mostrar a nós pobres mortais que diante da fúria da natureza não existe rico e pobre, preto e branco, letrado e analfabeto e que todos precisam ver os sinais de alerta de que alguma coisa precisa ser mudada. Enquanto o meio ambiente, mesmo sendo agredido, luta para sobreviver e se recuperar, apenas uma minoria se preocupa em dar a sua contribuição nesta recuperação. Milhares de pessoas de todas as classes sociais substituem a vassoura pela água potável deixando o líquido da vida jorrar para dentro do esgoto da sua ignorância. Milhares de pessoas passam horas debaixo de um chuveiro como se aquela água, além de lavar seu corpo, também irá lavar a sua insignificância e falta de compromisso com a preservação do meio ambiente.
Como escrevi em outros textos, a força que rege a natureza está indignada com todos nós, os seres que se  dizem humanos, e que na sua ignorância suprema não pensa no futuro das suas próximas gerações. “Seus netos vão lhe perguntar em poucos anos, pelas baleias que cruzavam o oceano, que eles viram em velhos livros ou nos filmes dos arquivos dos programas vespertinos de televisão”. Roberto Carlos nos deu este aviso na década de setenta.
Alguém ouviu este apelo?
Nossos filhos e netos, os herdeiros diretos da destruição estão sendo levados pelo exemplo ruim de pais sem educação ecológica que não reciclam o lixo, e pelo que parece, também não aprenderam a reciclar suas próprias vidas, e quem irá pagar o preço e os juros altos da agressão sofrida pela natureza serão eles. Tempestades de gelo, chuvas ácidas. tornados, tsunamis, furacões e terremotos são os fenômenos que destroem cidades matando pessoas inocentes desamparadas pelos governantes que ignoram a força da natureza. E o futuro de todos nós é muito sombrio e a vida da humanidade está por um fio, ou seria mais apropriado dizer, por uma gota?
Se essa destruição não terminar, não demora muito seremos atingidos por uma infinidade de acidentes ecológicos cujas cenas parecerão coisas de cinema. Será que nem depois de tantos alertas algumas atitudes de conservação serão colocadas em prática?
Volto a repetir.
Ainda dá tempo.
A natureza é mãe e precisa de carinho.

3 comentários:

  1. Olá Geraldo bom-dia lindo trabalho. ! A natureza talvez nem queira mais carinho, o respeito já lhe basta

    Eleuza..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena você não ter colocado seu nome e E.mail no logo abaixo do comentário,assim eu poderia responder diretamente para você. Muio obrigado,

      Paz e bem

      Excluir
  2. Geraldo, tenho acompanhado de Manaus pela TV, o que vem ocorrendo em municípios de MG. É simplesmente a natureza cobrando em dobro tudo o que lhe roubaram, amigo. Um abraço,

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade