19 setembro, 2010

CARRASCO E BENFEITOR


O tempo é carrasco e benfeitor e desde o nosso nascimento ele nos impulsiona para o fim. Quando se está na flor da idade ele é coisa do futuro e quando a maturidade e a velhice chegam sem avisar ele se torna coisa do passado. No intervalo entre a juventude e a velhice ele vai deixando marcas físicas e psicológicas difíceis de cicatrizar. Uns envelhecem cedo demais e outros parecem vencer o tempo respirando e transmitindo ares de jovialidade até que um dia ele implacavelmente se encarrega de dar um basta.  Uma pequena parcela da população acha que o dinheiro pode vence-lo e apela para cirurgias estéticas que mudam o visual, mas não consegue esconder os anos já vividos. Algumas pessoas ficam artificiais em demasia ao tentar esconder os anos vividos achando que encontraram a fonte de juventude. Uma pequena parcela da sociedade consegue prolongar sua vida pagando a preço de ouro o tempo adicional oferecido pela medicina elitizada e de ponta inaccessível para os mais pobres. Mas isso também dura até certo tempo porque ele  é carrasco e cobra na hora e na medida certa que mesmo determina. A única maneira de torna-lo benfeitor é vivendo harmoniosamente respeitando a natureza e deixando que cada pessoa viva sua vida da maneira que lhe convier. Enfim, é preciso estar sempre em busca da felicidade porque ela é o termômetro que mede o prazer que tem a magia de fazer o tempo ser benfeitor e igual para todos que respeitam os seus limites.
Isto quer dizer, uma hora é uma hora, na alegria ou na tristeza. Ele não acelera e nem diminui e o que faz a diferença é maneira de como o encaramos. Esquecemos das horas quando estamos em festa ou em estado de graça. Amaldiçoamos os minutos na hora da dor e do sofrimento, e ele permanece imutável e não pode ser vencido, pode e deve apenas ser compreendido.
Quando deixamos a vida correr seu curso natural fazendo as intervenções apenas para manter o equilíbrio que a natureza permite o tempo é prazeroso. Algumas pessoas conseguem fazer dele um companheiro, e com isso convivem e vivem harmoniosamente mais tempo do que o normal, e isto se chama respeito!
Isto se chama sabedoria.
Apesar do calendário marcar dia após dia e o relógio cravar até os milésimos de segundos que vivemos o tempo não pode ser medido porque o seu parâmetro de medição é o quanto vai durar a vida das pessoas e de tudo que as cercam. O tempo de cada um vai ser mais longo ou mais curto de acordo com as escolhas que foram feitas e da maneira que escolhemos para viver.
Para muitos ele é carrasco e para alguns ele é benfeitor.


Um comentário:

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade