09 abril, 2015

O JEITO DE VIVER DO IDOSO BRASILEIRO


    


Eu poderia estar escrevendo um texto mais ameno e com menos palavras duras, mas quero deixar aqui o meu desabafo para que muitos idosos tenham coragem de não se deixarem dominar pelos filhos e por outros parentes.
De manhã, durante a caminhada, conversei com o Sr. Manoel, um velhinho simpático com oitenta anos, viúvo, que mora sozinho, e que todos os dias faz uma caminhada de aproximadamente quatro quilômetros. Há uns meses atrás lhe perguntei como era sua vida e a sua resposta foi o retrato da realidade que assombra a maioria dos idosos deste país das desigualdades: “Os filhos e netos acham que a gente não precisa do dinheiro da aposentadoria para viver”.  De cada dez pessoas aposentadas, oito podem dizer a mesma coisa, e quanto maior for o valor da aposentadoria mais violência e abandono elas sofrem. Muitos idosos e idosas que se aposentaram, muitas vezes são reféns de seus filhos e de outros parentes. Mesmo com esse problema o senhor Manoel continuou com sua vida tranquila e arranjou uma nova companheira com quem viveu alguns meses e voltou a morar sozinho com sua solidão, sua religião, sua simplicidade e tranquilidade que me causam inveja. Hoje ele me disse que uma de suas filhas separou-se do marido e voltou para sua casa trazendo três filhas adolescentes, e o que mais me impressionou foi sua tranquilidade ao dizer que continua arrumando a casa, cozinhando e lavando a roupa, inclusive das quatro "intrusas" que agora se acham donas do pedaço. Eu lhe disse que deveria tomar uma atitude mais enérgica para mudar essa situação, e a sua resposta foi ainda mais surpreendente: “Sr. Geraldo, Jesus mandou a gente ajudar os outros e eu não posso abandonar minha filha e minhas netas”.
Ainda contagiado pela lição de amor ao próximo que recebi do Sr. Manoel, indignado com a maneira de como ele é maltratado dentro do seu própria lar, me despedi dele e fui caminhando para casa. Se eu já estava indignado com a situação do Sr. Manoel, nesse mesmo dia  a minha indignação aumentou ainda mais ao conversar alguns minutos com uma senhora que levava sua neta à escola. Parecia o segundo capítulo de um filme de terror que amedronta milhares de barracos e mansões todos os dias. Ela me falou que cuida de cinco netos e que há alguns meses fez um empréstimo para ajudar um dos filhos a construir um apartamento em cima da sua casa. E desfilando um rosário de tristeza disse que outro filho vai se casar e que construiu um barraco no fundo do quintal para que ela se mude para ele porque o sem vergonha irá ocupar a casa da frente que antes era dela. Foi muito fácil perceber que este filho é mais um desses que acham que lugar de velho é em um quartinho dos fundos onde se acumulam as sucatas. Pensando em como descrever essas aberrações, o dia foi passando e  coincidentemente o noticiário da tarde mostrou uma reportagem sobre o aumento da violência contra os idosos. 
Aí, a minha indignação extrapolou os parâmetros da paciência. 
Os números mostravam apenas os que chegam às delegacias de "Proteção ao Idoso", um órgão fictício que existe somente para dar emprego e para mostrar para a mídia e para o povo que o governo está "preocupado" com sua população envelhecida. 
Milhares de senhores Manoeis estão espalhados por este Brasil de carnaval e hipocrisia.
E este é o retrato e a realidade nua e crua de milhares de pessoas que tiveram a ousadia de envelhecer e que os nossos fazedores de leis são tão, ou mais sacanas que muitos filhos que fazem do nosso país o berço esplêndido das sacanagens e da injustiça.
Eu poderia escrever dias a fio, mas vou parar por aqui.
Na minha modesta opinião, consegui retratar  o JEITO DE VIVER DO IDOSO BRASILEIRO                                                                                                                       



3 comentários:

  1. Olá, Geraldo!

    Que triste e dura realidade, que você descreve em seu texto. Idoso é considerado "lixo", portanto "hiberne" no quartinho, bem pequenino, dos fundos.
    E esses filhos/as falam de Deus e da igreja que frequentam. O k lhes é lá ensinado, lá
    Em Portugal, há um provérbio k diz: pai e mãe têm uma peneira, um véu bem opaco, pra você entender, k não deixa ver as incorreções e defeitos dos filhos. O Sr. Manoel e a D. Maria são os protótipos dessa horrenda e interminável "novela".

    Bom fim de semana.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Olá Geraldo! É realmente lamentável! A partir do nascimento a pessoa começa a pagar imposto até do ar que respira. Cresce, trabalha durante toda a sua vida enquanto pode, põe filho no, procura dar o melhor possível, e o resultado é um quartinho nos fundos, até o dia da visita dos bichinhos famintos, residentes na terra. Belo, profundo e pertinente texto para a atualidade.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  3. Ah, Geraldo, eu tenho visto idosos serem tratados como cão sem dono, pois alguns cães são melhor tratados que certas pessoas. Os estatutos são frios feito por gente frias, que apenas criam e deixam ai bel prazer dos humanos(sic). Assim é a mulher neste país onde ainda vive sob uma ditadura masculina, os menores são lançados ás feras do cotidiano. O Estado lava as mãos.
    Se fizer uma pesquisa por este imenso Brasil vamos tomar um susto enorme com a condição de vida de nossos idosos. É possível até encontre alguns acorrentados.
    Seu grito tem eco amigo.
    Um abração.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade