28 dezembro, 2010

FESTA NA FLORESTA.


Ver imagem em tamanho grande












Esta é uma história que não pode começar como todas, (era uma vez).  
Eu a estou contando para o meu filho de seis anos, e quero falar no presente, como se tudo fosse verdade. 
Eu poderia dizer que o enredo se dá na floresta amazônica, ou em qualquer outra, mas prefiro aproveitar a oportunidade para denunciar um crime ambiental que estão cometendo contra a natureza aqui na minha cidade e no meu bairro.
Portanto, esta história terá o seu desenrolar dentro de uma área de preservação ambiental que vai ser brutalmente mutilada, já que no seu entorno apareceram as malditas placas de” é proibido a entrada, e, “propriedade particular””. 
O que antes era um espaço de todos, brevemente irá se transformar em um grande conjunto habitacional ou em um loteamento para que a elite ganhe mais espaço e os animais e as árvores cedam o seu lugar para os assassinos da ecologia.
Como não posso dizer uma mata, a capoeira está em festa e recebeu a visita da maioria dos bichos que habitam as grandes florestas ou vivem confinados em um zoológico olhando o bicho homem do outro lado da grade, ainda se achando o rei dos animais.
Entre todos os animais uma família tem motivos de sobra para estar em estado de graça. A dona macaca já exibe para todo mundo a barriga que carrega o futuro herdeiro, e o líder dos macacos vai ser papai de novo.
Timão está todo orgulhoso porque espera que desta vez venha um macho já que Pitoca, Biloca, Dimba e Bimba são quatro macaquinhas que aprontam todas e que nada ficam a dever aos machos em matéria de peraltice, e elas estão torcendo para vir outra menina porque não querem saber de nenhum macho mandando no pedaço.
A Coruja com sua sabedoria disse que, pela sua experiência, a Zoé pode ficar sossegada porque ainda vai demorar umas duas semanas.
Estava tudo preparado.
Foi uma semana de muita correria, e finalmente, o tão esperado macaquinho nasceu.
Talvez um líder. 
Talvez o novo chefe dos macacos da capoeira.
À medida que o tempo foi passando a maioria dos animais foram chegando para visitar e trazer um presente para a mamãe Zoé ou para o pequenino que acabara de nascer. 
Os pássaros ficaram alvoroçados e vieram dizer que irão construir um enorme ninho para que o garoto macaco possa dormir bem quentinho. 
A Jiboia prometeu que não vai engolir o pequeno e que vai enrolar-se toda para que ele possa dormir num lugar bem macio. O Jaboti e a Tartaruga quase pegaram no tapa para ver quem vai dar o casco que servirá de berço para ele dormir. 
As Hienas prometeram que irão dar sonoras gargalhadas para alegrar o pimpolho. A Zebra veio para dizer que assim que ele crescer vai dar grandes galopes com ele no lombo. A Girafa disse que não abre mão de ser seu tobogã e assim que ele estiver maiorzinho vai colocá-lo na sua cabeça para que possa ver as estrelas mais de perto e brincar de escorregador.
A mamãe Búfalo disse que não abre mão de amamentá-lo pelo menos uns dois dias por semana.  O Lobo disse que antes que ele durma vai ficar bem quietinho, mas assim que ele acordar vai uivar o mais alto que puder para que a lua mande seus raios iluminar o berço do futuro líder. O Gato e o Cachorro do mato prometeram não brigarem por um bom tempo para não atrapalharem o sono dele enquanto não aprender a pular de galho em galho. O Tatu veio para dizer que vai cavar o buraco mais fundo que puder para quando ele crescer poder brincar de esconde-esconde.
Assim que ficaram sabendo que a família do Timão tinha aumentado os peixes prometeram dar grandes saltos fora d’água para alegrar a vida e dar um colorido diferente no ambiente.
Que nome dar a esse novo membro da família?
Vou deixar esta tarefa para o meu filho, e se alguém não gostar do nome mande uma sugestão, talvez ele goste e queira mudar.
O nome poderia ser Simão, mas a maioria dos macacos tem este nome.
Será daqui a alguns anos ainda haverá lugar para nascer um outro animal?
Hoje, este nascimento pode estar sendo realidade em muitos lugares do mundo, mas até quando, se perto do centro de uma cidade uma área de preservação está sendo destruída?
Se a destruição da nossa biodiversidade continuar  o único ser que vai continuar existindo, mesmo sofrendo, será o bicho homem, que com a sua ganância está destruíndo o mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade