27 setembro, 2011

SOLIDÃO


                                



                                                                                          

Não sou formado em psicologia, aliás, não tenho nenhuma formação acadêmica, mas me atrevo a escrever sobre qualquer tema ou assunto que povoam minha mente e que enfeitam ou incomodam o meu imaginário.                          
Que me perdoem aqueles e aquelas que se sentem bem vivendo sozinhos e sozinhas. É que às vezes, no meio da multidão ou espremido dentro de um ônibus vejo muitas pessoas, inclusive eu, com os olhares perdidos no horizonte dando a impressão de que somente o corpo está ali e que a alma está vagando por outros lugares.
E essa sensação não é nada saudável.
Estar sozinho rodeado de pessoas e olhar para os lados e não enxergar nada, nem mesmo a si próprio, dá um vazio que assombra. 
Em algumas entrevistas ouvi pessoas solitárias dizendo que gostam de viver sozinhas e que se acostumaram a viver sem ninguém por perto para ouvir suas verdades e mentiras.
Impossível!
Estão mentindo para elas mesmas!
Ninguém em sã consciência gosta de viver enclausurado dentro de si mesmo. 
Não posso conceber que uma pessoa goste de abrir a porta de um apartamento e ser recebida pelo vácuo, que goste de falar para o vazio e ouvir a resposta do silêncio.
Que todo ser humano precisa de alguns momentos de solidão para colocar suas ideias e seus planos em sintonia com a realidade, é uma grande verdade e faz muito bem para o coração  e para a alma. Mas dizer que a solidão é uma excelente companheira, com certeza é uma grande mentira.  
Não deixe a solidão armar barraca na sua vida, se estiver difícil encontrar a sua cara metade para criar laços de amor não é necessário passar os dias abraçado com um travesseiro ou com seu bichinho de pelúcia pensando estar abraçando alguém. Entregar seu corpo a qualquer um ou uma para preencher algumas horas do seu vazio também não ajuda em nada, muito pelo contrário, depois a sensação de estar sozinho (a) no mundo bate com muito mais força. 
Substituir o ser humano por um gato ou um cachorrinho e dizer que não está sozinho (a), é outra grande mentira. Ficar na  frente a um computador conversando com amigos virtuais também não é o remédio, e muito menos, ficar repassando mensagens a torto e a direito sem ao menos se dar ao luxo de saber se a pessoa do outro lado gosta e é merecedora  dos seus dizeres não vai mudar em nada a sua vida.
É preciso ir mais além.
Buscar algo ou alguém que dê sentido e complete sua vida.
Viajar, física e espiritualmente. Em ambos os casos é preciso ter um lugar para ir e um motivo para retornar.
Quando uma pessoa doa parte da sua vida por uma causa justa a solidão pede licença e vai embora porque não suporta entrega e doação.
Procure uma causa ou alguém para amar de verdade. 
Faça uma viagem para o lugar que você mais gosta, de preferência acompanhado por alguém com quem tenha afinidades.
Se entregue e ande a solidão ir bater em outra porta e seja feliz.

5 comentários:

  1. Engraçado amigos que atualmente vemos tantos solitarios,pessoas perdidas no nada,no vazio da vida e as vezes nos parecem como espelhos de nós.Alguns dirão que é coisa do tempo, da correria,talvez o seja.Busca-se muito,corre-se demais e o melhor fica para depois, o nosso âmago.
    Bela reflexão amigo.
    Que saibamos nos amar e reduzir a velocidade antes da curva da solidão.
    Meu abraço amigo.

    ResponderExcluir
  2. sozinho não dá!!! sabe gosto da maneira sincera e firme que você escreve os textos,temos que procurar preencher nossas vidas com amigos com alguém .Deus não criou o homem pra viver só

    ResponderExcluir
  3. Bom dia estimado Geraldo,

    Como vai, meu amigo?
    Lendo seu texto, inteirinho, de alto a baixo, me senti comovida e revoltada.
    Solidão é a pior doença da alma, tenho certeza.
    Por que não dar um pouco de nós ao próximo?
    Basta uma palavra, um sorriso, um afagar de mão.
    O mundo seria como um colibri. Que bom!

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir
  4. Ultimamente o que mais vejo, é pessoas assim. Estar sozinho e rodeado de pessoas é uma sensação muito ruim mesmo. A solidão está aumentando muito a cada dia.Vemos pessoas perdida em pensamento sentado sozinho em praças, parece um corpo ali perdido sem destino. Solidão dói, mas confesso que a solidão as vezes é bom pra refletir rs. Bjs !
    Smareis

    ResponderExcluir
  5. Ola como vai?

    Faz algum tempo que estou aqui navegando pelo seu blog, gostei muito dos seus textos.
    Me chamo Elisangela e cuido do blog de minha enteada. Te convido a conhecer sua história.
    Um forte abraço, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade