28 outubro, 2025

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

 PUBLIQUEI ESTE TEXTO NO USINA DE LETRAS EM 2006 ALGUMA COISA MUDOU?

Aqui estou novamente questionando a importância de mais um dia que alguém acha que deve ser lembrado. Todo dia dezesseis de outubro é comemorado o dia mundial da alimentação. Será que alguém sabe da existência desse dia? Será que a pessoa que tem uma mesa farta três vezes por dia está preocupado com isso?  Vamos nos lembrar desse dia da alimentação ou será de mais um dia sem comer? Será que as pessoas famintas devem comemorar esse dia da alimentação que nunca chega? Nesse país dos roubos e das falcatruas cometidas pela maioria dos políticos nós podemos falar em "dia da alimentação, ou este deveria ser o dia nacional da fome? Este dia só existe para ser esfregado na nossa cara para entendermos que enquanto reclamamos da qualidade e da quantidade da comida o que jogamos fora seria um banquete para quem está passando fome bem ao nosso lado. Muitos brasileiros e brasileiras morrem de fome todos os dias e alguém com a barriga cheia vêm lembrar aos famintos que é preciso comemorar esse dia. A fome é um problema mundial dirão algumas pessoas! Os governos gastam rios de dinheiro com planos mirabolantes que transformam os pobres em escravos de uma cesta básica ou um tíquete disto ou daquilo e o pobre se acostuma com essa esmola que depois lhe será cobrada em forma de votos. Na realidade, os mais pobres precisam ganhar duas cestas:  uma de alimentos e  outra de dignidade que só se consegue com o trabalho. Se olharmos ao nosso redor perceberemos claramente que o fator preponderante para a fome é a falta de solidariedade e de partilha. Precisamos aprender a partilhar com a alma e com o coração para que a doação não seja uma simples esmola. O próprio Cristo no milagre da multiplicação dos pães quis nos mostrar que a partilha é a única maneira de transpor as barreiras que nos divide. Ele poderia tirar pão e peixe das pedras ou das arvores, enfim, ele poderia ter tirado do nada, mas perguntou aos seus discípulos: Quantos pães vocês têm? E eles disseram que não tinham nada. Um menino tinha levado cinco pães e dois peixes como merenda e Jesus tomou emprestado aquele alimento de apenas um para colocá-lo em comum, o  abençoou e pediu que distribuíssem com a multidão e todos comeram e ainda sobrou. E hoje? Como todos irão comer se a multidão continua faminta e ninguém oferece ao Pai nada que possa ser abençoado e multiplicado?  Peço desculpa às exceções! Fico observando mulheres bonitas e famosas se passando por cozinheiras comendo do bom e do melhor diante das  câmeras de  uma televisão na frente de pobres famintos, e repassando receitas fáceis de fazer, mas com ingredientes que pobre algum nunca ouviu falar. O que os nutricionistas têm a dizer sobre esse dia?  Fico escutando que existe uma tal de pirâmide alimentar que deve ser obedecida por quem quer ter uma boa  qualidade de vida e que todos nós precisamos de pelo menos três refeições por dia com bastante verdura e legumes, carnes, vitaminas, carboidratos, fibras e tantas coisas mais e que uma boa alimentação começa de manhã com café, leite, queijo, pão, manteiga e um monte de coisas que pobre só vê na televisão. Mas aí fica a pergunta que ninguém quer responder.  Este “pequeno café da manhã” é servido em quantas mesas nesse país das desigualdades? Faço um trabalho voluntário  e fico observando atentamente o número de famílias com menor poder aquisitivo e conforme pesquisa do “data fome” posso afirmar sem medo de errar quê: De cada cem lares, noventa não sabem o que é pão todo dia. Eu vou me lembrar desse dia  quando todos puderem comer até  saciar sua fome e quando o arroz com feijão não mais faltar na mesa dos mais pobres e quando nenhuma criança ainda estiver chorando com fome e desnutrida por falta  de alimento e de solidariedade.  Vou me lembrar desse dia quando a palavra fome for retirada dos dicionários. Para terminar, vou relatar mais um dia de visita na casa de uma família pobre que nós da SSVP fomos chamados a ajudar. Perguntei para a Erminda, a dona da casa, você não vai fazer almoço hoje? E ela respondeu ”não estou ligando para esse negócio de fazer comida¨. E os meninos vão ficar sem comer? ¨Se eu não como eles também não precisam. Você passa fome? -Passo! A gente é como um quadro na parede! Como é isso?A gente vira santo”! "A gente vira Santo" foi a frase dita por uma mãe de família que sofre de distúrbio mental e que pariu quatorze filhos dos quais criou onze que passam fome e que não entendem o que está acontecendo ao seu redor.  Então, como erradicar a fome no mundo?  Quando todos se conscientizarem que o alimento de graça só deverá ser distribuído para pessoas com problemas de saúde e incapazes de trabalharem. Quando as pessoas se conscientizarem que o alimento de graça só deverá ser distribuído para famílias de pessoas doentes ou  desempregadas que perderam sua dignidade junto com o emprego. Quando todos se conscientizarem que o alimento de graça só poderá ser distribuído para famílias de pessoas que nasceram e vivem na pobreza e para aquelas que ganham um mísero salário-mínimo estipulado por políticos corruptos que tratam seus cães como se fossem gente e gente como se fossem cachorros.

10 outubro, 2025

QUERO FAZER AMOR

 EU ESCREVI ESTE PEQUENO POEMA PARA  PATRICIA MINHA QUERIDA ESPOSA


Há um ano eu sofri um AVC
que não atingiu o  meu coração
e depois disso a cada dia que passa
 cada vez te amo mais
 
Você faz parte de mim
sem você não sei viver
e nenhuma dor
vai fazer eu te esquecer
 
Estou sempre pensando em você
que está entranhada no meu ser
e aconteça o que acontecer
quero continuar amando você
 
Nenhuma dor é maior
que o amor que guardo no peito 
vou estar sempre te procurando
para te amar de qualquer jeito
Meu coração bate acelerado 
quando te beijo e abraço
e ainda quero fazer amor com prazer
 


 


02 outubro, 2025

VIVEMOS EM GUERRA

 


As guerras entre os países destroem cidades e matam milhões de pessoas inocentes. E são causadas pela sede de poder e de dinheiro dos seus governantes. Já as guerras urbanas entre policiais e quadrilhas de marginais e de traficantes de drogas matam milhões de pessoas, e nessas guerras morrem muitas crianças e mais pessoas negras que são atingidas pelas famosas balas perdidas As guerras domésticas que destroem uma quantidade infinita de lares e deixam milhões de jovens e crianças inocentes perdidas e sem rumo normalmente são causadas por muitos maridos e esposas que querem ser os donos do espaço do outro e para isso ignoram e esquecem do casamento quando juraram amor eterno

18 agosto, 2025

O TEMPO É PASSAGEIRO

 

Eu sei que muita gente fica se perguntando quanto tempo dura uma vida e dificilmente vai encontrar resposta que o satisfaça. O tempo de vida não tem medida. A vida não se mede pelo tempo. Tem muitas  pessoas idosas que não viveram e muitos jovens que viveram muito Então, não tem como medir a intensidade da vida? Esta talvez sim, o tempo não. Mas, e a tal experiência que se adquire com o passar dos anos? De que adianta adquirir experiência se é necessário que o tempo passe para conquistá-la, e muitas vezes quando isto acontece a vida já perdeu a graça ou está na hora de ir embora. Por isso é preciso agradecer todos os dias por estar andando mesmo com os empecilhos da idade ou das pedras que alguém ou nós mesmos colocamos no nosso caminho e lembrar sempre que se quisermos andar ao lado de alguém é preciso acertar o passo. É preciso agradecer Por estar enxergando e mesmo com grossas lentes poder vislumbrar a beleza do pôr do sol ou o brilho no olhar de uma criança ou de um idoso quando recebe um carinho. E preciso sentir todos os dias o carinho que o vento faz no  nosso rosto e a sensação de alegria aquecida pelo sol da manhã. É preciso sentir o perfume que vem do mato, de um jardim bem cuidado ou de um corpo  que  nos abraça com ternura e com amor. É preciso conviver mais com os amigos que de vez em quando se lembram que a gente ainda está vivo. É preciso viver intensamente a infância e a juventude dos filhos porque se um dia tiver que ir para um asilo ter motivo para sentir saudade, e quando chegar a hora de acertar contas com o Criador deixar pelo menos um resquício de saudade no ar. É preciso viver intensamente o amor que fez acontecer um casamento para no futuro ter certeza que não falou palavras de amor, agora fadadas ao esquecimento. Épreciso entender e aceitar que a  ampulheta do tempo não para e que precisamos saber que o tempo de todas as pessoas é passageiro

FILHINHOS DA VOVÔ E DO VOVÔ

 


Depois de ouvir várias pessoas dizerem que ser avó e avô é a melhor coisa do mundo. Refleti um pouco, e como essa maneira de pensar me incomoda resolvi mostrar minha indignação com os avós que estão interferindo na maneira de seus filhos e filhas criarem os seus netos, e esta interferência  começa mesmo antes do nascimento quando observamos algumas futuras avós dando palpite na escolha dos nomes, como do tipo, seu pai ia ficar muito feliz se seu neto tivesse o seu nome.  Por que você não põe nela o nome da sua mãe?  Assim que os bebês vêm ao mundo avós e avôs começam a pular de alegria como se estivessem dando à luz a um outro filho. -Neto é a melhor coisa do mundo! -Ser avó é ser mãe duas vezes! Quando um casal tem seu primeiro filho ou filha o grande desafio é livrá-los dos avós que se acham no direito de ditar normas de como criá-los, e muitas avós, se pudessem até os amamentariam no lugar da mãe. Os primeiros meses são de aprendizado, amamentar, trocar a fralda, proteger do frio, curar a dor de barriga, entre outras coisas. Aí entram as avós, que em vez de ensinar fazem questão de substituírem as mães em tão sublime tarefa.  À medida que os netos ou netas vão crescendo, os avós vão ficando cada vez mais insuportáveis. “Neto meu não vai ficar em creche”!  “Não vou deixar minha neta ser cuidada por qualquer uma”! Esses comportamentos, aliados à comodidade de alguns pais fazem com que as crianças passem mais tempo com os avós que se acham no direito de agir como pai e mãe das crianças que não geraram. “Meu neto prefere ficar comigo do que com a mãe”! Palavras de uma avó, minha amiga. –“Faço de tudo para agradar meu neto e se for para deixa-lo alegre planto bananeira no meio da rua”, palavras de um avô na fila do supermercado. E assim, meninos e meninas vão crescendo com um grande dilema nas suas cabecinhas. Ainda na idade de ir moldando o caráter e seu jeito de viver precisam escolher qual é a melhor opção: conviver com as cobranças dos pais ou se renderem aos carinhos dos avós?  E vão se espelhar em quem? Nos pais? Ou nos avós? E como é próprio do ser humano, eles vão adaptando-se à maneira mais fácil de viver. Então é comum vermos filhos se rebelarem contra os pais que lhes negam alguma coisa e correrem para o colo dos avós sempre dispostos a satisfazer suas vontades. Isso pode ser visto quando um dos avós que mesmo sem terem uma boa condição financeira fazem questão de comprar aquele tênis de marca ou aquele celular que o neto ou neta tanto desejam. E aqueles que chegam com um cachorrinho ou um gatinho de presente sem perguntarem aos pais se querem ter um animal em casa? O que se passa na cabeça dos avós que têm esse comportamento? Talvez queiram mostrar para os netos que seus pais estão com a situação financeira ruim ou que são muito sovinas.  Não seria mais saudável se os avós ao quererem satisfazer os seus netos conversasse primeiro com seus filhos?

06 agosto, 2025

MÁQUINAS NÃO AMAM

 

Escrevi este texto há mais de dez anos. Como nada mudou resolvi publicar novamente

Faço parte de uma geração que está se despedindo do mundo e infelizmente tenho a impressão de que não estaremos sozinhos na hora do réquiem. Milhares de pessoas estão matando e morrendo em uma guerra urbana que dizima, principalmente os mais jovens que estão deixando-se dominar pelos aparelhos eletrônicos que os escravizam e pelas drogas que os liquidam.  Em muitos lares cada membro da família fica recolhido em um canto longe uns dos outros para interagir com seus "amigos" virtuais. E agindo assim esquecem que para ser uma família de verdade é preciso que cada membro seja acolhido com amor e tratado com ternura.  É este acolhimento que está faltando dentro dos lares e desestruturando totalmente o elo familiar.  A tecnologia é mutante e a cada dia surge um novo aparelho e um novo aplicativo e as pessoas vão se deixando programar e se tornam cada vez mais artificiais. A cada geringonça nova que surge o meu coração perde um pouco do seu compasso e a minha consciência me leva a procurar cada vez mais por Deus que está sendo substituído por um chip qualquer.  Estão lançando um novo aplicativo e dizem que é para facilitar a interação entre as pessoas dentro de um bar, de um restaurante, de um shopping, em uma boate ou qualquer lugar de aglomeração.  Os amantes da tecnologia estão achando isto uma maravilha e sentindo-se felizes porque basta cadastrar seu perfil e o aplicativo lhe mostrará outra pessoa com um comportamento semelhante ao seu para se relacionarem. E onde fica a conversa e o encantamento do relacionamento do olho no olho e a magia do flerte quando dois olhares se cruzam? Estamos cada vez mais à mercê da inteligência artificial.  As máquinas estão conseguindo copiar os humanos e se tornando donas de seus movimentos e das suas próprias ações.  E o que temos hoje de amor. sensibilidade, carinho e ternura que as novas tecnologias não poderão copiar? A frieza de uma máquina não vai conseguir substituir a amizade, o carinho, a doçura e o amor e nem mesmo a insensatez e a intolerância do ser humano.   Máquinas não amam! Então o que ela vai formatar? Com certeza a maneira de ser insensível e egoísta que nos faz esconder atrás de um aparelho eletrônico e cuidar mais e melhor dos animais a ponto de relegarmos a segundo plano o contato com os nossos semelhantes. Esta é a razão da minha preocupação e do meu medo!  Não vou estar nesse mundo para assistir esta aberração, mas fico triste só de imaginar a minha futura geração sendo dominada por um punhado de plásticos, por uma placa mãe que não armazena emoções e por uma memória Ram que não guarda saudades e pelos Chips que serão suas algemas os impedindo de viverem do jeito e da maneira que quiserem.

05 agosto, 2025

AMANTES DA DITADURA

 

Publiquei esse texto em janeiro de 2023. Mas despois dos últimos acontecimentos em que a família Bolsonaro insiste em destruir novamente a democracia se aliando ao presidente TRUMP resolvi publicar novamente.                                  

 

 

Depois dos lamentáveis acontecimentos de ontem, 08/01/2023, quando milhares de fanáticos amantes da ditadura que obedecem às ordens do seu deus bolsonaro que mancharam o nome do nosso país em todo o mundo ao destruírem parte da nossa história, quero demonstrar toda a minha indignação, principalmente contra aqueles que incentivaram e custearam essa horda de pessoas sem Deus e sem lei. Observando bem, deu para perceber que muitas daquelas pessoas que ali estavam eram pobres de bens e de espírito que se deixaram levar pelas mentiras e praticaram aqueles atos violentos contra o país e principalmente contra todos nós brasileiros e brasileiras que amamos a democracia e a liberdade. Hoje foi mais um dia de domingo, e como sempre faço, fui à missa das 7:00 hs da manhã e tive que segurar minhas lágrimas para que as pessoas não percebessem que eu estava chorando. Ouvindo mais uma das excelentes homilias feita por um jovem padre fiquei pensando que talvez Deus estivesse arrependido de nos ter concedido o livre arbítrio porque dentro daquela Igreja estavam muitas pessoas que ficavam olhando para o altar onde a imagem de Cristo pregado na cruz parecia querer chorar também. Ele sabia que muitas pessoas que ali estavam ajoelhadas, quando voltarem para suas casas poucas se lembrarão do que ouviram aqui. E fiquei pensando! Como pode uma pessoa frequentar uma igreja para ouvir a palavra de Deus onde Cristo e as pessoas a recebe de braços abertos, e ao sair dali ter coragem de votar no candidato que tentou fazer politicagem sórdida profanando o templo da nossa Mãe Aparecida quando tumultuou a missa celebrada por um jovem padre que teve a coragem de dizer para todos que ali não era um local para se pedir votos, e sim, para pedir graças e  bençãos à Mãe do nosso Salvador, e que por não se deixar ser intimidado por este ato de violência na hora da celebração, logo depois da missa foi agredido dentro da sacristia da Igreja. Meditando sobre a homilia que ouvira, depois e ter conversado com algumas pessoas sérias e fiéis frequentadoras de igrejas que se dizem evangélicas elas me disseram que os pastores e muitos “fiéis” de suas igrejas se esqueceram completamente de Deus e passam o tempo todo fazendo chantagem nos seus seguidores para que votem para reeleger o candidato que durante quatro anos espalhou a tristeza e o ódio ao governar somente para os ricos e para os mais violentas que massacram os humildes. Fiquei indignado ao ver as imagens da destruição dos prédios e do patrimônio de todos nós brasileiros que pregamos a paz e que acreditamos no amor. Estou abismado com a ignorância e com o analfabetismo daqueles que incitaram e participaram da destruição da história deste país onde a maioria das pessoas é ordeira e pacífica. Dá para acreditar que o vandalismo, a quebradeira e a tentativa de enterrar a democracia não foi orquestrada e financiada pelo próprio bolsonaro e seus seguidores ricos, e por políticos inescrupulosos amantes do caos e da ditadura que querem recuperar o poder?

31 julho, 2025

LIXEIRA DO UNIVERSO

 

O mundo mais parece uma lixeira a céu aberto. O lixo e os dejetos industriais destruíram os mananciais, derrubaram as matas e mataram quase todos os animais que eram responsáveis pelo equilíbrio da biodiversidade. Agora já não vemos mais animais como os sapos, cobras rãs, abelhas, urubus, gambás, marimbondos e tantos outros que na minha juventude eram nossa alegria e nossos medos. Para os da minha idade, a água já acabou, e se essa mentalidade de não preservação não mudar, com certeza o futuro desta juventude será de muita sede e dor. Hoje eu andei na calçada de uma avenida movimentada perto do centro da minha cidade e observei atentamente o quanto o ser humano é irracional. Tive que me desviar de sacolas de lixo, de um cachorro morto, de plásticos e todo tipo de dejetos jogados na beira da avenida.  Sei que existem lugares onde a população respeita o meio ambiente, mas se basearmos no Brasil, podemos afirmar com certeza, que o mundo é a maior lixeira do universo.

28 julho, 2025

VELHOS TEMPOS

 

Esta semana tive a sorte de me encontrar com um velho conhecido que não via há muito tempo. Conversamos sobre as mudanças que ocorreram no mundo e na maneira de viver das pessoas e concordamos que o progresso chegou para fazer mudanças na vida de todos nós, querendo ou não. Buscamos na memória a maneira de viver que nos encantava e que hoje escraviza muitas pessoas. É claro que falamos do quanto era bom quando conseguíamos ver os joelhos de uma moça e das muitas mulheres que agora andam pelas ruas quase nuas como se estivessem em uma praia. Falamos também das risadas que dávamos quando alguém nos contava uma piada ou fizesse algo que nos alegrava e nos fazia dar umas sonoras gargalhadas. Lembramos das peladas que jogávamos nas ruas que ainda não tinham carros para nos atropelar. Naquele tempo apalavra bullying não existia e nos lembramos dos amigos de verdade que faziam parte das nossas vidas quando os negros eram chamados de macacos, os brancos eram macarrão da santa casa, os amigos mais altos eram varas de apanhar coco e todos vivíamos harmoniosamente como se fossemos uma grande família. Falamos das saudades do tempo em que os quintais não tinham muros e dos vizinhos que deixavam as portas das suas casas abertas. Falamos do tempo em que jogar um truco era motivo para reunir as pessoas. Mas infelizmente hoje os sorrisos sumiram do rosto das pessoas que não se cumprimentam e a alegria agora é ficar com um celular na mão recebendo e enviando mensagens que muitas vezes nada acrescentam na vida da maioria delas. Sei que algumas pessoas que lerem esse texto dirão que sou um velho maluco que não sabe o que está dizendo. Talvez eles tenham razão, mas sou muito feliz porque não me deixei escravizar pela modernidade e nem pelas geringonças eletrônicas. É claro que os tempo mudaram, agora poucas pessoas têm tempo para falar com Deus e com os pais e mães  que são vistos apenas nos celulares.

 

 


ESMOLAS PARA OS RICOS

 


Escrevi este texto há mais de quinze anos, como nada mudou estou publicando de novo

Aqui no meu país grande parte da verba que deveria ser utilizada para salvar vidas é roubada por empresários gananciosos e por políticos corruptos que só pensam em poder e dinheiro. Eu chamo o SUS de Sistema Único da Sacanagem, e talvez eu esteja enganado porque na verdade ele é um dos melhores sistemas de saúde pública do mundo. Ou pelo menos deveria ser!  É um absurdo o governo bancar um serviço de saúde gratuito  para atender pessoas  pobres e ricas nesse país onde a justiça não é única e a lei pune somente os mais pobres, os negros, as prostitutas e outros menos favorecidos. Como um serviço público pode ser único nesse país onde a elite já consegue tudo o que quer, principalmente na área da saúde onde os ricos têm prioridade no atendimento? Infelizmente isso acontece todos os dias! Milhares de pessoas pobres não têm acesso a médicos e medicamentos, enquanto pessoas ricas são atendidas nos hospitais públicos como se estivessem utilizando um serviço de saúde privado. Por que os pobres não podem ter prioridade sobre os ricos quando precisarem utilizar os serviços públicos?  Porque os pobres não podem ter os mesmos direitos dos ricos diante da lei e da justiça? Porque será que é  somente na hora de buscar um medicamento subsidiado pelo governo  em uma farmácia popular que os ricos se igualam com os mais pobres?  Ver carros de luxo estacionados na porta das grandes farmácias e pessoas ricas retirando de graça muitos medicamentos de preços baixíssimos é uma afronta a quem ganha um maldito salário-mínimo que mal dá para comprar um pouco de arroz e feijão. O que mais tem me deixa irritado é o aumento da idade para aposentadoria dos trabalhadores sob a alegação de que a expectativa de vida do brasileiro está aumentando. Este é o pior dos absurdos que já ouvi nesses meus setenta e três anos de vida. De qual brasileiros eles estão falando? Será que é daqueles que ganham um salário-mínimo e são reféns dos políticos que nos governam? Ou estão falando dos cidadãos ricos, dos funcionários públicos, e dos políticos que recebem salários absurdos e se aposentam com poucos anos de mandato, e que em muitos casos ainda desviam as  verbas do serviço de saúde?  Vejamos... Se uma pessoa assalariada e outra que recebe acima de dez mil reais por mês  contraírem uma mesma doença, qual delas morrerá primeiro? Sem sombra de dúvida, se ambos precisarem de um atendimento especializado ou de exames de alta complexidade, com certeza o paciente pobre morrerá primeiro. Quantas vezes um telefone tocou na casa de um paciente e alguém do outro lado da linha disse que ligou para avisar que um exame foi liberado, e que infelizmente quem o esperava já havia falecido? Milhares de cirurgias são canceladas por falta de material médico e de medicamentos e a desculpa é a mesma de sempre: Um equipamento quebrou! Escrevi em um texto anterior que é uma  grande sacanagem um médico receber de um plano de saúde privado um valor por uma consulta, e quando o paciente se dispõe a pagar o preço dessa mesma consulta  é cobrado muito acima do que ele receberia do plano. E fica a pergunta: Por que não cobrar o mesmo preço? Se isso acontecesse muitas pessoas deixariam de usar o serviço público, Se o SUS privilegiasse os mais pobres e parasse de dar preferência para os mais ricos   subsidiando medicamentos e tratamentos para quem pode pagar, com certeza o serviço de saúde desse país realmente seria o melhor do mundo. Eu pude escrever isso porque trabalhei cinco anos no almoxarifado do hospital público da minha cidade e vi pessoas morrendo  por falta do bendito medicamento e de material médico hospitalar que não era comprado. Participei de reuniões onde o diretor do hospital dava ordens para ligarem para os pacientes e cancelar uma cirurgia  que eles esperavam há muito tempo  e dizer que uma máquina tinha quebrado. Vejam o que me disse uma enfermeira que trabalhava no mesmo hospital: "Fui fazer um atendimento domiciliar e deparei com uma casa de dois pavimentos com um piano de cauda na sala e dois carros de luxo na garagem. A paciente estava sendo acompanhada por uma técnica de enfermagem de um plano de saúde privado mas a família exigiu que os materiais médicos hospitalares e os medicamentos fossem fornecidos pelo SUS alegando que tinham este direito". Volto a repetir: O governo precisa parar de dar esmola para os ricos.  Eu ia me esquecendo de dizer: É claro que existem muitas pessoas ricas maravilhosas que repartem um pouco do muito que possuem com aqueles que vivem na miséria.