MENSAGEM DO FILHO OU FILHA AUSENTES
![]() |
| Trabalhadores ou Escravos? |
Eu não tenho
nenhuma formação acadêmica, mas nunca acreditei que somente os negros foram os
escravizados. Sei que pessoas foram arrancadas de suas pátrias e escravizadas
simplesmente porque eram pobres e viviam na miséria. Se fossem brancas,
mestiças, ou amarelas teriam vindo do mesmo jeito. Elas não foram escravizadas
somente pela cor da pele, e sim pela condição degradante de extrema pobreza que
seus governantes lhes impunham. E que, infelizmente, até hoje quase nada
mudou. Eu sobrevivi a uma ditadura perversa que quase voltou quando
ficamos quatro anos sem governo, e que foi definitivamente descartada com o
resultado da última eleição. Mas como em se tratando de Brasil, as
sacanagens contra pessoas negras e contra as pessoas pobres só tendem sempre a
aumentar, A senzala era um galpão grande e sujo com portas trancadas e
constantemente vigiadas. O barraco da favela é pequeno e suas portas não são
trancadas porque não é possível fugir da miséria, e ele é constantemente
assaltado pelos marginais ou pela polícia. Nas senzalas a ração era ruim, mas
raramente faltava. Hoje as panelas estão vazias e as pessoas passando fome. Agora
o alimento é farto, mas a extrema pobreza não permite que milhares de pessoas
se alimentem dignamente. O que se perde e o que se joga fora todos os dias é
uma afronta a Deus e a todos nós que assistimos calados como se fosse tudo
muito natural.
Nos raros momentos de folga os negros cantavam a saudade dos parentes e da sua
terra.
Agora não existe mais motivo para cantar. Muitas pessoas foram e ainda são
arrancadas de seus lares, e outras tantas tornaram-se escravas na sua própria
casa, e dos seus próprios “irmãos”. Os escravos morriam acometidos por
alguma doença porque a medicina era privilégio dos dominadores. Apesar do SUS ter
sido criado para atender os mais pobres as pessoas ricas são as que mais
utilizam os seus serviços. Estamos vivendo uma nova forma de escravidão onde os
privilégios continuam. Muitos pobres continuam morrendo sem assistência médica
porque o progresso fez a medicina evoluir somente para os que podem pagar, e os
escravos precisam dormir nas filas mendigando uma consulta e esperar meses para
fazer um exame ou simplesmente para consultar com um “especialista”. Com
a abolição as crianças ficaram “livres” ainda no ventre das mães. Hoje,
milhares são abortadas e outras tantas estão esmolando ou vendendo alguma coisa
nos semáforos. O negro velho era livre depois dos sessenta anos.
E hoje? Quantas pessoas conseguirão trabalhar ou terão um emprego estável até
os sessenta e cinco anos para se aposentarem com um mísero
salário-mínimo? Agora, idosos de todas as raças e de todos os credos estão
abandonados nas ruas ou jogados em asilos condenados a serem para sempre os
escravos da solidão. No quilombo dos Palmares o líder Zumbi deu a sua
própria vida para acolher e defender seus irmãos e agora os escravos do sistema
andam sem rumo como verdadeiros zumbis. Os nossos “líderes”, na sua grande
maioria, defendem apenas seus interesses e lutam somente para se manterem no
poder e subjugar os escravos que os sustentam. Este preconceito hediondo é
também contra as pessoas pobres de todas as raças, que junto com os negros e
negras sofrem na carne e na alma o abandono das elites que não querem entender
que todos somos imagens e semelhança de Deus. Ultimamente está ficando
corriqueiro ouvirmos notícias de espancamento e assassinato de pessoas pobres
brancas e negras. E infelizmente nos últimos anos aumentou muito os noticiários
de racismo e preconceito contra pessoas negras ricas, e de celebridades que
foram mortas por milicianos bandidos, ou por policiais, como a vereadora
Marielli no Rio de Janeiro
“Comemoramos os Cem anos da Lei Áurea que tinha tudo para brilhar. Cem
anos que a palavra “escravo” deixou de ser privilégio dos negros e negras e
passou a pertencer a todos marginalizados e explorados por empresários e
políticos ladrões acobertados por uma sociedade elitista e perversa. Realmente,
os negros têm muitos motivos para comemorar nessa data porque foi a partir da
abolição que todos se igualaram com as raças. Os negros ricos continuam
¨livres¨ e os pobres de todas as raças continuam escravos, como a maioria dos
miseráveis de qualquer lugar do mundo.
É uma pena! Tínhamos tudo para viver em um país de primeiro mundo onde todos
pudéssemos desfrutar das belezas naturais, mas a podridão da nossa política e
da nossa justiça, com raríssimas exceções, impedem que isso se concretize. É
urgente que lutemos com todas nossas forças para banirmos os preconceitos e
acabarmos de vez com essa triste mancha que cobre nosso país.