22 novembro, 2016

FILHINHOS DA VOVÓ E DO VOVÔ.



Depois de ouvir várias pessoas dizerem que ser avó e avô é a melhor coisa do mundo. Refleti um pouco, e como esta maneira de pensar me incomoda resolvi mostrar minha indignação com os avós que estão interferindo na maneira de seus filhos e filhas criarem os seus netos. Esta interferência  começa mesmo antes do nascimento quando observamos algumas futuras avós dando palpite na escolha dos nomes, como do tipo, seu pai ia ficar muito feliz se seu neto tivesse seu nome.  Por que você não põe nela o nome da sua mãe?  Assim que os bebês vêm ao mundo avós e avôs começam a pular de alegria como se estivessem dando à luz a um outro filho.
-Neto é a melhor coisa do mundo!
-Ser avó é ser mãe duas vezes!
Quando um casal tem seu primeiro filho ou filha, o grande desafio é livrá-los dos avós que se acham no direito de ditar normas de como criá-los, e muitas avós, se pudessem, até os amamentariam no lugar da mãe. Os primeiros meses são de aprendizado, amamentar, trocar a fralda, proteger do frio, curar a dor de barriga, entre outras coisas. Aí entram as avós, que em vez de ensinar fazem questão de substituírem as mães em tão sublime tarefa. 
À medida que os netos ou netas vão crescendo, os avós vão ficando cada vez mais insuportáveis. Neto meu não vai ficar em creche!  Não vou deixar minha neta ser cuidada por qualquer uma! Esses comportamentos aliados à comodidade de alguns pais fazem com que as crianças passem mais tempo com os avós que se acham no direito de agir como pai das crianças que não geraram.
-Meu neto prefere ficar comigo do que com a mãe! Palavras de uma avó, minha amiga. -Faço de tudo para agradar meu neto e se for para deixa-lo alegre planto bananeira no meio da rua, palavras de um avô na fila do supermercado.
E assim, meninos e meninas vão crescendo com um grande dilema nas suas cabecinhas. Ainda na idade de ir moldando o caráter e seu jeito de viver precisam escolher qual é a melhor opção: conviver com as cobranças dos pais, ou se renderem aos carinhos dos avós? 
E vão se espelhar em quem?
Nos pais?
Ou nos avós?
E como é próprio do ser humano, eles vão adaptando-se à maneira mais fácil de viver. Então é comum vermos filhos se rebelarem contra os pais que lhes negam alguma coisa e correrem para o colo dos avós sempre dispostos a satisfazer suas vontades. Isso pode ser visto quando um dos avós, ou ambos, mesmo sem terem uma boa condição financeira, fazem questão de comprar aquele tênis de marca ou aquele celular que o neto ou neta tanto desejam. E aqueles que chegam com um cachorrinho ou um gatinho de presente sem perguntarem aos pais se querem ter um animal em casa?
O que se passa na cabeça dos avós que têm esse comportamento? Talvez queiram mostrar para os netos que seus pais estão com a situação financeira ruim, ou que são muito sovinas. 
Não seria mais saudável se os avós ao quererem satisfazer a vontade dos netos conversassem primeiro com os pais? Pode ser que os meninos ou meninas não estejam merecendo nenhum agrado, por muitos motivos, por exemplo, por não estarem estudando e indo mal na escola. É comum vermos as avós disputando a preferência dos netos ou netas, cada uma à sua maneira acha-se mais capacitada para cuidar dos pequenos, e com isso geram uma grande desavença entre os casais que muitas vezes se agridem mutuamente, cada um defendendo sua mãe, em detrimento da tão famosa sogrinha. O pior ainda é quando os avôs começam a achar que precisam dar para o seu neto aquilo que não deram para os seus filhos, carinho, compreensão, e disciplina para entenderem o que é certo ou errado. Vovó e vovô precisam compreender que o futuro de seus netos passa primeiro pelos cuidados do pai e da mãe que devem fazer até o impossível para que sejam felizes. Aos avós cabe a tarefa de ajudar seus filhos nesta empreitada, para que, à medida que os netos ou netas forem crescendo possam assimilar os ensinamentos e ocuparem seus espaços dentro da família e na sociedade. Os avós devem entender também que só podem interferir na educação dos netos se os mesmos estiverem sofrendo algum tipo de maus tratos físicos ou psicológicos vindos dos próprios pais.
Agora, não resta a melhor dúvida que quando a família vive em harmonia e o cuidar das crianças se dá de maneira saudável e sem nenhuma imposição onde avós não tenham que mudar sua maneira de viver para se dedicarem nos cuidados com os netos esta parceria tem tudo para dar certo e a convivência entre o passado, o presente e o futuro tornam-se muito prazerosa.
E cá prá nós.
Ser avó é muito gostoso.        

2 comentários:

  1. Boa noite amigo.
    Que venha este neto com saúde para alegria geral da família e que a relação seja sempre amável e cordial.Ser avós é mesmo cheio de controvérsias, pois é preciso saber os limites de participação no processo de educação da criança.
    Bonito texto amigo.
    Abraços na boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Geraldo,

    Esse neto já chegou, O Bernardo, há uns meses, e estou inteiramente de acordo com você e não tenho filhos, como sabe, e portanto, não serei avó.

    Minha mãe e irmãs, sempre disseram que quem tem de 1º cuidar dos filhos são os pais e não os avós e que o amor que tinham por seus filhos e filhas, era algo indecifrável, grandioso e sem nome, até. Pelos netos, se sente um grande amor, sim, mas não comparável àquele que se tem pelos filhos. É assim, Geraldo?

    Avós ajudam, depois dos pais e quem deve decidir o futuro dos filhos são os pais e não os avós.

    Beijos para todos.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade