02 fevereiro, 2015

BRINCAMOS COM A ÁGUA

ESTE É O BRASIL DO PÃO E CIRCO
ESTA É NOSSA TRISTE REALIDADE
                                                   

               

Sei que vou ser criticado por muita gente, mas não vou deixar de escrever o que sinto simplesmente para agradar a este ou aquele. Escrevo sobre aquilo que me incomoda e gostaria que incomodasse outras pessoas
Estou envergonhado com a falta de bom senso dos nossos governantes e estou indignado com a passividade e falta de sensibilidade da maioria dos brasileiros.
Ao abrir o jornal de domingo (01/02/2015) uma manchete convocava a população de Belo Horizonte para mais um espetáculo grotesco de carnaval. 
Dizem que o carnaval é uma festa.
Os brasileiros, principalmente nós do Sudeste, temos algum motivo para comemorar?
Se o carnaval é uma festa...
O folião pobre deveria ter vergonha de sair fantasiado de rico nas passarelas, enquanto o seu barraco está com a caixa d`água vazia.
Esses dias de festas de mentira deveriam ser dias de luto pela morte das nascentes, dos córregos, das lagoas e dos rios que agonizam, assassinados por um povo sem educação ecológica e por vários anos de desgovernos cujos políticos assistiram a tortura do meio ambiente sem tomarem nenhuma atitude de preservação.
A natureza do mundo está agonizando e a do nosso país está dando seus últimos gemidos de morte.
E o povo vai sambar!
E milhões de pessoas irão se fantasiar para alegrar os turistas estrangeiros que aqui vem para fazer turismo sexual.
A "beleza" da Marquês de Sapucaí precisa mais uma vez ser mostrada para esconder a vergonha de mostrar tanto lixo jogado nos leitos dos rios e lagoas e nos nossos mananciais que deixamos morrer.
Essas milhares de pessoas que se entregarão às orgias deveriam se unir em um grande mutirão para limpar o leito profanado dos rios das suas cidades
Mas não!
O nosso povo é festeiro.
Somos o país dos botecos, das praias, do samba e do carnaval.
Somos a lixeira do mundo!
O dinheiro gasto com fantasias, carros alegóricos, com as drogas e bebidas que serão consumidas e com a infraestrutura da festa, deveria estar sendo usado para financiar ações de recuperação de mananciais para evitar que os foliões morram de sede.
Vejam a frase que escrevi em 2007: Quando vermos uma manchete ou ouvirmos no noticiário que haverá racionamento de água iremos nos arrepender dos banhos de meia hora e maldizer a nós mesmos e aos vizinhos por termos utilizado a mangueira como vassoura e lavado nossos carros todas as semanas.
Então fico pensando, será que somente os escritores ou os que pensam que são, como eu, é que tinham capacidade para prever o que estamos vivendo hoje?
Cadê os doutores que ocupam cargos nos vários escalões dos governos e que poderiam ter feito alguma coisa para amenizar esta situação?
Brincar na água é muito bom, mas nós brincamos com a água. E a mãe natureza cansou de ser apenas uma brincadeira nas garras dos poderosos e gananciosos e está dando um troco muito amargo, principalmente para os mais pobres que sofrem com a falta desta mesma água que não foi criada para ser exclusividade daqueles que não acreditam que ela é essencial para todos os seres vivos do planeta.

4 comentários:

  1. Oi Geraldo!
    Esse texto é pra ler, reler, e refletir muito sobre essa crise no Brasil. Acho um abuso gastar dinheiro com carnaval, quando a água esta secando dos reservatórios, e os governantes não fazem nada. Acho que essa festa de carnaval deveria ser cancelada pelo bem do povo. Imagine quanta água será desperdiçada durantes esses dias. O dinheiro gasto com fantasias, carros alegóricos, é uma grana muito alta. O governo deveria ver isso.
    Vc disse tudo, eu também acho isso: "Somos o país dos botecos, das praias e de samba.
    Excelente texto!
    Um abraço!
    Blog da Smareis- É só clicar aqui!

    ResponderExcluir
  2. O bom vaqueiro sabe tanger seu gado. Belo trabalho de conscientização desse povo sem consciência. Como vai amigo Geraldo? Eu ainda brinco de viver.Hoje lembrei da velha Usina de Letras e puxei no computador vosso nome para saber se você ainda continuava escrevendo. E foi aí que encontrei toda essa beleza de pensamento escrito. Abraço e muito obrigado,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, meu amigo, gostaria de poder entrar em contato com você. Se por acaso ver esta mensagem, mande um e.mail. Um abraço, paz e bem.

      Excluir
  3. Água, preciosa água.
    Qyem scompanhou a COP26 certamente está decepcionado como você em 2015, Geraldo.
    De lá pra cá nada mudou, certamente piorou.
    Quantas catástrofes com as mudanças climáticas... daí só um questionamento: até quando culparemos a natureza? Só para ficar bem evidente: "a natureza não precisa do homem; o homem precisa da natureza" . Assim sendo, se nada fizermos de urgente, a humanidade acabará e a natureza se restabelecera, simples assim.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade