10 maio, 2011

VIA SACRA DE JESUS E DO MUNDO

ATÉ QUANDO O PLANETA VAI SUPORTAR?

PRIMEIRA ESTAÇÃO: JESUS É CONDENADO À MORTE. 
“Quem pensa só em seus próprios interesses não gosta de ouvir falar em partilha, justiça e solidariedade”. “A criação geme de dores.Que não seja dor de agonia, mas um murmúrio de esperança”.               
A TERRA TAMBÉM ESTÁ CONDENADA.
Infelizmente a dor é de agonia, a natureza está gritando por socorro
há muito tempo para uma legião de surdos que desmatam em nome
 do progresso e que só pensam no lucro.O mundo está morrendo, e     nós o estamos velando há muito tempo enquanto  assistimos seu holocausto sem nos preocuparmos com as futuras   gerações

SEGUNDA ESTAÇÃO: JESUS CARREGA A CRUZ
“As pessoas que condenaram Jesus foram embora, certamente carregando no peito a mancha desse pecado que o mundo nunca esquecerá”. Quem é de Deus defende a vida e tem ouvidos atentos ao clamor da justiça. “E como no julgamento de Jesus, podemos usar nossa voz, não para condenar, mas para salvar a vida em nosso planeta”.     
                  OS RIOS CARREGAM NOSSA IGNORÂNCIA.
Precisamos sim, condenar todos que agridem o meio ambiente nas nossas cidades. Todas as empresas que poluem nosso manancial jogando produtos tóxicos nos lençóis freáticos. As pessoas ignorantes de todas as classes sociais que jogam lixo nas ruas, nas calçadas, nos lotes vagos e nos rios, transformando nossa casa comum em um verdadeiro lixão a céu aberto.

 TERCEIRA ESTAÇÃO:JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ Fortalecei-nos Senhor, na luta pela preservação das nascentes, pela    limpeza dos rios e pela defesa dos animais”.                                                   A VIDA NO PLANETA ESTÁ EM QUEDA LIVRE.       Enquanto formos governados por políticos, com raríssimas exceções sem compromisso e sem moral. Enquanto as pessoas continuarem achando que o voto também é lixo elegendo qualquer sacana a troco de qualquer coisa nenhum plano de recuperação da natureza terá prioridade em nenhum governo, seja de qual legenda for.

     QUARTA ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA SUA MÃE. 
A  dor e o sofrimento não tiraram a esperança do coração desta mãe aflita.

 PRECISAMOS NOS ENCONTRAR COM A NATUREZA   

É  urgente que o ser humano encontre uma maneira de recuperar tudo que foi destruído. O berço sagrado da mãe água está profanado, milhares de toneladas de lixo estão sendo depositados todos os dias a céu aberto em locais de preservação onde o “resto” do ser humano vai buscar as sobras da ignorância de muitos para alimentar sua família. O dia em que a esperança de recuperação da natureza deixar de existir o mundo estará pronto para desintegrar-se no espaço.

QUINTA ESTAÇÃO:  SIMÃO SIRINEU AJUDA JESUS A CARREGAR SUA CRUZ.  
Vivemos um momento que exige a formação de uma consciência coletiva, ou nos unimos para salvar a vida do planeta ou morreremos todos, vítimas da nossa própria maldade
                   PRECISAMOS CUIDAR DO MUNDO 
Os ricos são os que produzem mais lixo, quanto maior o consumo mais embalagens e mais restos de tudo para serem jogados nas ruas, nos lotes vagos, e no leito de córregos e rios.
Em pouquíssimas cidades onde existe coleta seletiva, quase ninguém recicla, simplesmente porque não souberam reciclar a própria vida.

 
SEXTA ESTAÇÃO: VERÔNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS 
A Igreja nos convoca a somar forças em defesa da vida no planeta. Com grandes ou pequenas atitudes, devemos dar nossa contribuição para a construção desse novo mundo
ENXUGUEMOS NOSSAS LÁGRIMAS DIANTE DA MORTE POR FALTA DE ÁGUA.
Enquanto o povo achar que cabe somente aos governos a tarefa de salvar o mundo, a natureza continuará agonizando em seu leito de morte. É preciso entender que já não existem mais rios, e que a água será motivo de luta entre os povos. Pequenos gestos podem fazer a diferença. Lavar o carro com a mangueira aberta é simplesmente matar precioso líquido que nos faz viver. Usar a mangueira como vassoura d`água é demonstração de desrespeito contra o meio ambiente.
                          

SÉTIMA ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ.    “Muitas vezes os governantes fazem acordos internacionais para reduzir a emissão de gases na atmosfera, mas o poder econômico da grande indústria fala mais alto, e a ganância não aceita diminuir os lucros”.
PRECISAMOS EVITAR A DESTRUIÇÃO DO PLANETA
Aqui na nossa cidade todos sabem o quanto a Petrobrás é importante na geração de empregos e arrecadação de impostos. Nunca se falou na quantidade de chaminés que jogam nuvens tóxicas nos céus da nossa cidade. E nem na quantidade de lixo tóxico que é depositado no solo. Constantemente nuvens negras cobrem o céu dos bairros vizinhos da refinaria, e nunca se ouviu um grito de ambientalistas contra est a agressão. 

 

        OITAVA ESTAÇÃO:JESUSCONSOLAASMULHERES.  

“O caminho da vida é o caminho da solidariedade, quem pensa só em si mesmo    mesmo caminha para a própria perdição.     A NATUREZA IMPLORA POR UM AFAGO DE AMOR.
Há menos de quarenta anos a biodiversidade da nossa cidade era rica e exuberante. Fauna, flora, e seres humanos eram unidos por uma força maior, Deus!
Hoje no lugar do rio temos apenas um filete de água fedorenta, e quase não vemos animais. Os vaga-lumes já não clareiam a noite, os sapos abandonaram os jardins, pássaros e borboletas já não sabem mais voar.
Não fizemos a nossa parte. Agora só nos resta implorar aos jovens que nos ajudem na reconstrução do que foi destruído.

                        
    NONA ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ.
“Sem a ternura de Deus não ouviremos a vós da mãe Terra a nos convidar para a compaixão, o cuidado e a convivência pacifica com todos os seres”.
      OS JOVENS PRECISAM LUTAR PELA MUDANÇA
Deus nos pede para não cairmos na tentação de destruir a natureza apenas por dinheiro e poder. Se os jovens não abraçarem a salvação do planeta como prioridade, podem ter certeza que serão vítimas de muitas desgraças e desolação. Verão seus filhos e netos serem tragados e mortos como mártires da ignorância de quem não quis se comprometer com a recuperação de nosso ecossistema para dar vida nova ao próprio ser humano, e a toda criatura de Deus

DECIMA ESTAÇAO:JESUS É DESPIDO DE SUAS VESTES. 
“Só a consciência cristã e um profundo amor à vida são capazes de despertar o coração da humanidade para o amor à terra e tudo que nela existe”.
              A TERRA ESTÁ NUA DE VERDE E DE VIDA.
Olhe ao seu redor. O que sobrou da natureza primitiva que seus pais e avós herdaram das gerações passadas? Procure saber como era a nossa cidade antes do progresso que chegou para dar “mais emprego e qualidade de vida” para os herdeiros da tecnologia. Que os avanços tecnológicos são necessários não resta a menor dúvida. A grande pergunta é: Será que realmente era necessário destruir tudo de belo que a natureza nos ofertava? Não soubemos ou não tivemos coragem de lutar contra a destruição das belezas naturais da nossa cidade. Precisamos admitir nossos erros e implorarmos para que essa geração nos perdoe e trabalhe para deixar um mundo mais bonito e saudável para seus filhos e netos.

 
DÉCIMA PRIMEIRA ESTAÇÃO:
Jesus é pregado na cruz para nos despregarmos do comodismo que nos impede de lutar. “Tudo que existe necessita de cuidado para continuar vivendo, seja uma planta, um animal, uma criança, um idoso, ou mesmo o nosso planeta”.
    NOSSO ECOSISTEMA PRECISA SER PRESERVADO
Desde o descobrimento nosso país começou a ser destruído. Hoje as grandes empresas degradam o meio ambiente que impede seu crescimento, colocando como prioridade o lucro e o enriquecimento a qualquer custo. A riqueza natural de árvores, frutos e animais, foram substituídos por construções. Não precisamos ir longe, pergunte aos jovens se eles conhecem um simples córrego de águas cristalinas. Se já ouviram falar de Araçá, Gabiroba, Cagueiteira. Todas essas maravilhas só existem na memória de quem tem mais de cinquenta anos. O rei Roberto Carlos na década de setenta já alertava nas suas canções: “Seus netos vão lhe perguntar em poucos anos pelas baleias que cruzavam o oceano, que eles viram em velhos livros ou nos filmes dos arquivos dos programas de televisão”. Não cuidamos e agora estamos passando a responsabilidade para a juventude que precisa urgentemente tomar uma posição em defesa da sua própria existência.

DÉCIMA SEGUNDA ESTAÇÃO:JESUS MORRE NA CRUZ“                                                                                                                     Naquele momento o sol se escureceu e as trevas cobriram a terra; a natureza manifestava o seu protesto e a sua dor”.

             A NATUREZA MORRE TODOS OS DIAS
A natureza continua protestando. As catástrofes estão acontecendo em forma de Tsunamis, enchentes, vulcões e deslizamentos, provocados pela ocupação desordenada das encostas e pelos desmatamentos, trazendo tristeza e morte para muitos. Se não recuperarmos o que foi destruído, com certeza a mundo irá se partir em pedaços e jogar corpos no universo que será o grande cemitério dos seres “humanos” que não souberam amar e respeitar seu planeta.

         DÉCIMA TERCEIRA ESTAÇÃO:JESUS É DESCIDO DA         CRUZ 

          A MÃE TERRA CONTINUA CRUCIFICADA. 
"Toda iniciativa em prol do meio ambiente é força de ressurreição. O futuro do planeta está em nossas mãos".
A IGNORÂNCIA ECOLÓGICA É UM VIRUS DESTRÓI O ECO SISTEMA
É por isso que toda a natureza foi e está sendo crucificada pela ignorância das pessoas, que por maldade ou preguiça são incapazes de caminhar até uma lixeira, ou levar o lixo para ser descartado em local adequado. Ninguém se preocupa com o destino do seu lixo, muitos não querem perceber que agindo assim estão condenando seus filhos e netos a tornarem-se vítimas da ignorância ecológica de seus antepassados.
                        
   DÉCIMA QUARTA ESTAÇÃO: JESUS É SEPULTADO.
“Muitas famílias que viviam felizes em seu pedaço de chão, quando foram expulsas pelos latifundiários, foram para as cidades e, como não conseguiam trabalho digno passaram a sobreviver em periferias e favelas”.
TODOS OS DIAS SEPULTAMOS A ESPERANÇA.
Todos os anos a maioria dos moradores das grandes cidades assistem o mesmo filme, ruas e casas inundadas, deslizamentos de terra, enxurradas que carregam pessoas para o esgoto que se enche de plástico e de todo lixo que ninguém quer recolher. Vidas se perdem, e os sobreviventes continuarão sendo explorados politicamente se um dia tiverem a sorte de conseguir um novo lar para morar.

DÉCIMA QUINTA ESTAÇÃO: ARESSURREIÇÃO DE  
DE JESUS.
“Que a ressurreição de Jesus nos mostre que o amor a Deus e ao mundo pode transformar a face da terra. Que a fraternidade supere a indiferença quanto à vida em nosso planeta”.
   RIOS E MATAS PRECISAM RESSURGIR NOVAMENTE
Ainda dá tempo, para isso é preciso que cada cidadão assuma o seu posto como guardião da sobrevivência dos seres humanos, da água, das plantas e dos animais. E a vida irá se aflorar novamente para enfeitar de cores e de amor toda a terra e os seres humanos, em retribuição ao carinho e cuidado que receber.                   

Um comentário:

  1. Muito bem amigo, gostei da sua descrição nestas estações com reflexões perfeitas de comportamento humano,mas ainda a fé da renovação de esperanças.Meu abraço mineiro de admiração.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade