01 maio, 2021

TRIBUTO A TODAS AS MÃES


 

TRÊS GERAÇÕES SE ENCONTRANDO

Mais uma vez fui chamado a escrever sobre um dia comemorativo, e mesmo sabendo que todos os dias são delas vou tentar escrever algo sobre o dia das Mães. Este dia não pode simplesmente ser  uma ocasião para dar presentes, principalmente por quem sempre esteve ausente. Para um filho ou filha que realmente as amam todo despertar tem que ser de festa para quem os gerou, e quando ainda se tem uma mãe para falar um bom dia e pedir sua benção, filhos e filhas devem se sentir abençoados porque ouvir um Deus te abençoe saído do fundo do coração de quem defende seus amados até as últimas consequências é motivo de comemoração festiva. Homenagear as  mãe é muito difícil porque o que elas tem em comum é somente a maneira de carregar a sua futura joia rara no seu ventre.
Cada mãe é única!
Nesse dia quero levar minha solidariedade à  mãe que gerou um filho ou uma filha  de um “pai” que fingiu não saber, ou realmente não sabia que o seu espermatozoide servia para alguma coisa, e sozinha ela sofreu os inconvenientes da gravidez e não teve ninguém ao seu lado quando sentiu a dor do parto, e foi pai e mãe ao mesmo tempo na criação da filha ou do filho. Este é um dia festivo, mas preciso demonstrar minha indignação contra a mulher que se deixa engravidar sem nenhuma responsabilidade, pobre ou rica, e que leva para dentro do seu corpo a nicotina do cigarro ou a intoxicação do álcool e de outras drogas para matar ou fazer um ser humano nascer para sofrer. Quero deixar uma benção especial, se tenho esse direito, àquela mulher que é mãe duas vezes ao cuidar dos seus netos porque muitos filhos e filhas acham que elas se tornaram avós para serem suas empregadas. Mais do que nunca preciso demonstrar minha alegria àquela mãe que gerou um filho ou filha, e ao longo da sua vida dividiu seu tempo com o inocente fruto do amor, mas para isso vou pedir emprestado um trecho de uma música do rei Roberto Carlos: "Espero que tenha sido com muito amor, e seja quem for há de achar também você tão linda esperando neném"
Quero deixar o meu abraço  a àquela mãe pobre que cuida dos filhos com o carinho e com a ternura que dinheiro nenhum do mundo pode substituir ou comprar, e que é semelhante ao carinho que Deus nutre por todos nós.
"Faça-se em mim a sua vontade". Foi dizendo este sim que a mulher se tornou a personagem mais importante da história da humanidade, e se agora eu escrevo isto foi porque uma mulher pobre e humilde no trajar e rica no trato com os filhos, e de uma ternura sem par permitiu que eu fizesse morada no seu corpo, que não soube o que era pré-natal e nem precisou de um hospital para me ver nascer. Quero deixar o meu abraço a todas as mães que passaram ou passam por algumas  dificuldades financeiras, donas de casa ou trabalhadoras incansáveis em um ou mais empregos e que ainda encontram tempo para acolher os filhos no colo para lhes cobrirem de beijos e abraços. Quero deixar meu abraço a todas as mães que sempre tiveram do bom e do melhor e que souberam como ninguém repartir seus dons e seus bens com aquele ou aquela que gerou.
Hoje sou administrador voluntário de um asilo de caridade da SSVP e vamos fazer uma festa para as mães que foram abandonadas, e sinceramente, a minha vontade é de não convidar os filhos porque quem troca a vida de uma mãe por uma outra vida qualquer, certamente não conhece a palavra carinho e não sabe o que é o amor. Eu sei que os asilos estão cheios mães que não souberam ou não quiseram cumprir seu papel de mãe e abandonaram  os filhos para que o mundo e a vida os educassem, mas toda mãe deveria ao acordar em um catre no barraco de uma favela ou em uma cama de luxo em uma mansão perceber que ainda é querida e amada. Eu queria que nesse dia de comemoração todos os filhos e filhas, no mais íntimo de suas almas e no momento de maior ternura dos seus corações, se mirassem no Deus da sua crença e olhassem bem nos olhos de suas mães e dissessem bem baixinho em seus ouvidos, ou gritassem bem alto se elas já não escutam tão bem, e falassem: Mãe eu te amo e quero que saiba que quando sua cruz estiver pesada demais sempre haverá um lugar na minha vida para que eu possa ter o prazer de retribuir a graça de ter nascido 


7 comentários:

  1. Olá, Geraldo!

    Espero que todos estejam bem por aí. Aqui, está tudo caminhando razoavelmente.

    Hoje em Portugal e noutros países se celebra o Dia da Mãe (nós só o usamos no singular) e agora que o comércio está todo aberto filhos e filhas compram prendinhas para elas, mas, por vezes, é isso apenas, qdo o amor é mais importante.

    Mãe é sinónimo de doação, amor eterno e ternura. Eu não sou mãe por opção, mas sou feliz, desse jeito.

    Seu texto está mto bem escrito e demonstra tudo aquilo que uma mãe é.

    Beijos para todos e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Geraldo!
    Uma homenagem muito linda pra todas as mamães.
    Brilhante sua postagem, lindamente tecida.
    Uma boa semana de maio pra ti!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. E aí, Geraldo!
    Sempre levando-nos, através de seus textos, de encontro a realidades que nos tocam e nos levam a infinitas reflexões.
    Nesse mundo do "eu" refletir sobre "MÃE" é um grande desafio, pois não existe mãe sem que exista o filho, portanto falar de mãe exige que a gente saia do EU e caminhe ao NÓS, caso contrário as reflexões serão totalmente vazias.
    Ah! Como queria sentir novamente o colo quente e seguro de minha MÃE. Mas nos braços de Deus ela já se encontra e um dia lá também ouso estar.
    Abraços, Geraldo!
    Obrigado pelos textos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tito. Agora que sei quem você é, fica mais fácil te agradecer por estar lendo e mais ainda pelo comentários lúcidos. Um abraço, paz e bem.

      Excluir
    2. Olá Smareis, foi muito gratificante receber sua visita. Muito obrigado pelo comentário. Um abraço, paz e bem

      Excluir
  4. Muito verdadeiro, lindo.
    Parabéns às mães, neste segundo domingo de maio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iva. É uma pena eu não conhecer você. Muito obrigado mesmo por ter lido e mais ainda pelo comentário. Espero receber você aqui novamente. Um abraço, paz e bem

      Excluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade