31 março, 2019

VALE, A JOIA FALSA DO BRASIL




Resultado de imagem para BRUMADINHO DESTRUÍDA
Foi assim que ficou a cidade de Mariana

                                 

O capitalismo selvagem das mineradoras, depois de sugar as riquezas naturais do estado de Minas Gerais, e com certeza, de outros estados do brasil, agora está mostrando seu lado mais perverso. Escrevi o nome do meu país com letras minúsculas porque é vergonhosa a maneira e o jeito que a maioria dos nossos políticos encontram para beneficiar as empresas e as pessoas mais ricas deste país das desigualdades
Os impostos pagos pela Vale do Rio Doce, se é que foram pagos, é uma vergonha diante do tamanho da destruição e do sucateamento de várias cidades, de muitos rios e seus afluentes e da contaminação dos mananciais que ocasionou a morte de centenas de pessoas e do meio ambiente dessas cidades. Três dos maiores rios do estado de Minas Gerais, e outros estão agonizando e em seus leitos carregando a lama tóxica extraída por pessoas que não tiveram sequer direito a uma lápide porque foram assassinadas e enterradas como mártires de uma guerra entre riqueza e poder.
A cidade de Mariana foi a primeira a sentir a força destruidora do que é capaz a mineradora Vale, que segundo seu ex-presidente é “a joia do Brasil” Depois veio Brumadinho que também foi inundada pela lama da desgraça que matou os animais domésticos, destruiu o meio ambiente, assassinou mais de trezentas pessoas e tornou o dia a dia dos sobreviventes em um verdadeiro inferno quando tiveram suas vidas viradas ao avesso.
O sinal de alerta macabro a cada dia que passa vai invadindo a mente de pessoas inocentes que de uma hora para outra precisam conviver com o medo da morte,
Congonhas, Santa Bárbara, Barão de Cocais, Nova Lima, Itabirito, Raposos, Igarapé. Essas são algumas cidades cuja população está esperando a hora do apocalipse que irá ceifar muitas vidas e destruir a história e o patrimônio histórico de muitas cidades de um país movido a propinas.
A história de Minas Gerais está sendo enterrada pela lama fétida de uma empresa que só pensa na exportação e no lucro exagerado e que para conseguir uma meta cada vez mais escravizante, investe pouco ou quase nada em segurança. Para ela os seres humanos são apenas joguetes da maldade e da ignorância. 
Além das que citei, quais serão as próximas cidades que irão ouvir o som da morte ecoar no céu desta “pátria mãe gentil” para os ricos gananciosos e políticos sem escrúpulos?
É com tristeza no corpo e na alma que expresso meu desencantamento por saber que em pouco tempo os noticiários nos mostrarão, como se fosse um vídeo-tape maldito, as cenas de novos assassinatos de mais pessoas inocentes e  a morte de animais domésticos  e mais uma destruição da flora e da fauna.
E em pouco tempo estarão fadadas ao esquecimento, porque o poderio econômico da Vale, a bijuteria falsa do brasil, consegue calar as vozes dos políticos corruptos que só pensam em dinheiro e poder.

 


2 comentários:

  1. Olá, Geraldo!

    Como estão todos vocês? Bernardo não foi aniversariante no dia 4 desse mês? Creio k sim ou estarei fazendo confusão?

    Que tenha tido um dia maravilhoso, com saúde, alegria, luz, mta vida e paz.

    A tragédia de Brumadinho não esquecerá àqueles que tudo perderam, mas os políticos, nem lembram mais.

    Espero que se tomem medidas pra evitar que mais desgraças sucedam. O Brasil tem muitas riquezas, mas, por vezes, parece um país do 3º mundo.

    A imagem, que você postou até arrepia. Que tristeza!

    Beijos para todos vocês e um mto especial apra Bernardo.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Geraldo!

    Relendo o texto, sinto como você está sendo sincero.
    Pode ser que mais "Brumadinho" e "Mariana" não aconteçam. Eu sei que o dinheiro cega quem já tem mto, mas tenhamos esperança.

    Grata por sua visita e tão bonito comentário.

    Beijos para todos vocês e um bem especial para Bernardo.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade