09 setembro, 2017

RADIOGRAFIA DE UM HOSPITAL




Escrevi e pubiquei esse texto em 2005. Infelizmente, hoje, 11/02/2024, nada mudou.

Resultado de imagem para enfermaria lotada
Isso é o corredor de um hospital, ou de alguém esperando uma sentença de morte?

Um grito de dor de um adulto em uma enfermaria sempre lotada. O choro de uma criança no leito da pediatria ou dentro de uma incubadora da neonatologia. Um amontoado de filhos de Deus numa correria dos infernos na recepção do pronto socorro. 
Um corpo inerte no Centro de Tratamento Intensivo. 
Um bloco cirúrgico funcionando precariamente fazendo apenas cirurgias de emergência que se transformam em mortes por falta de um fio cirúrgico apropriado e a tentativa desesperada de salvar uma vida costurando com um outro qualquer.
Cirurgias eletivas sendo canceladas com a desculpa de que uma máquina estragou e que eram uma das tantas mentiras que matavam as pessoas.
Cirurgias Eletivas!
Quanto tempo um tumor pode esperar dentro da próstata de um homem antes de se tornar um câncer?  Quanto tempo um mioma pode ficar pulando de um lado para outro na mama de uma mulher até que o seio seja retirado? 
Quanto tempo a dor física e emocional pode e deve ser suportada?  
Ah! Se o médico não tivesse que ver muitas vidas se esvaindo em suas mãos e a morte fora de hora com seu manto macabro sorrindo em sua mente, perturbando seu sono e lhe mostrando a todo o momento a cena de uma gaveta, de um armário ou de uma prateleira vazia no almoxarifado onde a presença do material e do medicamento médico hospitalar deveria ser constante.
O corpo e a mente dos doentes precisam adaptar-se à burocracia que remarca um simples exame de imagem para seis meses depois da consulta, e uma cirurgia para quando, só Deus sabe.
E as cirurgias são eletivas...
Uma infecção hospitalar que insiste em se alojar até nos corredores onde existe um grito parado no ar. Um profissional médico (a) ou enfermeiro (a) comprometidos e sem ação tendo que conviver com a falta de material médico e de medicamentos, e também com a falta de valorização e promoção  e de aperfeiçoamento dos funcionários fazendo com que muitos se acomodem e se transformem no “funcionário” que está na boca do povo: "Aquele que não trabalha e só sabe reclamar do salário".
Um corpo inerte na mesa fria de um necrotério!
Quanto tempo será que que um paciente aguentou sem uma cânula para respirar? Quanto tempo será que suportou e quantas dores sentiu pela falta um simples medicamento que cortaria  sua febre, que controlaria sua pressão arterial e aplacaria sua dor que constantemente estão em falta nas prateleiras dos almoxarifados? 
Quanto choro e sofrimento foi preciso e quantas agulhadas desnecessárias e quantas vidas abortadas pela falta de um bendito ou maldito cateter percutâneo que é considerado supérfluo e muito caro pelos “gestores” de suprimento da “saúde” que  também são pais e que deixam o pedido do material e do medicamento fazer aniversário em uma gaveta.
Um corpo inerte na mesa fria do necrotério...
Gritos de dor
Filhas e filhos órfãos.
Pais desesperados.
Viúvas e viúvos chorando de dor.
Um atestado de óbito dizendo que foi falência múltipla de órgãos. 
Ah! Se os médicos pudessem colocar no atestado de óbito a causa real da morte. Se isso fosse feito todos  os hospitais teriam que fechar suas portas porque os almoxarifados não poderiam ficar jogados às traças como agora, e o dinheiro cobrado nos impostos e roubado escandalosamente teria que ser usado para cuidar da saúde da imagem e semelhança de Deus: o ser humano.

 

4 comentários:

  1. Olá Geraldo , vim conhecer seu blog, gostei do que li. Sei bem o que é isto , trabalhei 27 anos dentro de hospitais, e na Urgência do Hosp Miguel couto do Rio nada era diferente do que aqui está registrado. Um grito oportuno que precisa ser ouvido.Estou seguindo seu blog.
    Abraço e boa semana.
    Diná

    ResponderExcluir
  2. Olá, Geraldo!

    Infelizmente não tenho conseguido dar ao blog a atenção que ele merece. Mais o amor às palavras e a leitura, caso seja esta sua preocupação, ele se mantém ativo... Delas, não há como se afastar. De qualquer modo, agradeço por suas frequentes visitas e pelo carinho atribuído ao blog.

    Quanto a seu texto, suas visões críticas sempre nos geram reflexões sobre o nosso papel como cidadão. Algo que sempre me questiono, aliás, é como alguém que detém o poder da mudança, consegue dormir em paz, sobre travesseiros de pena adquiridos com dinheiro desviado; sabendo que em alguns locais, a situação está bem pior que a retratada por você. Como disse a visitante no comentário logo aqui acima, "um grito oportuno que precisa ser ouvido". Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, estimado Geraldo!

    Tão, tristemente, atual, seu texto! Nada mudou, segundo nos diz, desde 2005 até agora.
    Às vezes, me pergunto, se o Brasil não estará situado geograficamente em África, onde quase tudo falta em saúde, alimentação, bens mínimos, água, etc. Aquele continente, tal como seu país, são enormes e têm imensas potencialidades, mas a ganância e a corrupção do Homem dominam tudo e todos.

    O seu post é mto real e sem papas na língua, aliás, como sempre, mas olhe que a imagem me chocou até. Eu sei k não há países perfeitos, mas desse jeito daí, assim? É que nós estamos em 2017 e nada muda nesse Brasil. É um gigantão, eu sei, mas se cada região daí tivesse homens e mulheres sérios e honestos governando cada estado, creio que a situação melhoraria muito.

    Falta um ano e alguns meses para vocês votarem, de novo, mas você vai ver quem os brasileiros escolhem. Lula a braços com a justiça e Temer tb metido em corrupção e afins. Não haverá políticos um pouquinho sérios por aí?.

    Sabe qual foi o governo mais longo, estável e melhor do Brasil? Fique pensando e depois me diga.

    Novo post lá. Obrigada!

    Beijos para todos vocês. Bernardinho está bem?

    ResponderExcluir
  4. Olá Geraldo! Lamentavelmente, o que acabo de ler é a pura realidade e se faz presente em todo o território nacional. Estás coberto de razão quanto ao relatado neste belo post. Acredito que tudo isso poderá mudar a partir do momento em que for adotada a pena de morte para políticos corruptos/ladrões.

    Abraços e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade