22 abril, 2017

INSENSATEZ DA JUSTIÇA

Publiquei este texto no USINA DE LETRAS em Abril de 2006. É com tristeza que percebo que neste país das falmacutaias nada mudou.




Há vários dias não assisto os noticiários da televisão, nunca gostei dos programas tipo: Vale a pena ver de novo. Hoje desliguei o aparelho para escrever mais uma vez sobre a brutalidade e insensatez do ser humano, e com que falta de humanidade e de Deus é gerenciado o sistema carcerário do nosso país. 
Então resolvi escrever sobre a insensatez da justiça, sobre a maldade de quem legisla. e sobre a ignorância de quem condena. 
Os presos de uma cidade do Espírito Santo estão amontoados até dentro de container estacionado nos pátios das delegacias. 
O bicho homem é deveras irracional. 
O bicho homem é mais fera do que se imagina. 
Ficar espremido dentro de um container é ou não pena de morte? 
Igrejas de todos os credos e movimentos pela “vida” gritam aos quatro cantos que são contra a pena de morte, e que ninguém tem o direito de tirar a vida de outra pessoa. 
Parece ser verdade! 
Deve ser mesmo!
Mas de qual vida estão falando? 
Das pessoas que são assassinadas a todo momento? 
Ou daquelas que estão no corredor da morte esperando por um choque, ou por uma injeção letal, em alguns países? 
Ou será daquelas que estão no corredor da morte brasileiro, reféns de um sistema que tortura, que mata, ao colocar uma pessoa inocente no corredor da morte de um hospital onde falta medicamento e material médico?
Isso choca de verdade! 
Ficar espremido dentro de uma cela cheirando e exalando o cheiro do abandono, da indiferença, e da miséria, não é morte? 
Sofrer dores físicas e ter que sufocar os ais e entalar os gemidos na garganta, não é morte? 
Sentir os neurônios se misturando, e a razão indo embora fazendo com que o lado animal se sobressaia, não é morte? 
São marginais, dizem alguns. 
São bandidos, dizem outros. 
São monstros, dizem os indiferentes. 
Não são nada, dizem os governantes. (Não votam). 
São seres humanos, diz Deus todos os dias para quem tiver um pouco de sensibilidade, de caridade e amor. 
Em um país onde dez por cento da população usufrui das riquezas.  Em um país onde dez por cento da população frequenta os lugares mais caros do mundo. Em um país onde dez por cento da população tratam seus cães como hóspedes de hotel cinco estrelas. 
Em um país onde dez por cento da população tem a seu favor todas as leis, todas as escolas e suas tecnologias, todas as mordomias, e toda justiça! Em um país onde um diploma de uma universidade, mesmo comprado, dá direito de ser preso em uma cela especial, até para o mais brutal dos assassinos.
Como deveria ser as nossas cadeias? 
Qual deveria ser o perfil dos nossos presos? 
Privados de tudo... 
Procurando vingança. 
E como os dez por cento da população, e os políticos corruptos são praticamente inatingíveis, alguém tem que pagar o ônus da indiferença. 
O restante da população paga a conta, nem que para isso alguns tenham que morrerem de fome.



Um comentário:

  1. OI GERALDO!
    LI TEU TEXTO E ME PUS A PENSAR NO QUE PODERIA ESCREVER E TE DIGO AMIGO, QUE DESANIMEI, ESTAMOS VIVENDO UM MOMENTO DE TOTAL ABANDONO, POLÍTICOS QUE NÃO FAZEM MAIS NADA DO QUE CORRER ATRÁS DE MENTIRAS PARA SE SAFAREM E PRINCIPALMENTE NÃO PERDEREM A GALINHA DOS OVOS DE OURO DELES, QUE A ANOS LHES FORNECIA DINHEIRO GRANDE, MILHÕES OS QUAIS, DESVIADOS, NOS LEVARAM AO CAOS EM QUE NOS ENCONTRAMOS.
    ESTAMOS, O CIDADÃO DE BEM, SENDO MASSACRADO POR BANDIDOS, ASSASSINOS QUE SE A VÍTIMA ENTREGAR SEUS PERTENCES ELES A MATAM E SE NADA TIVER MATAM TAMBÉM. CONCORDO COM RELAÇÃO AO SUCATEAMENTO DOS PRESÍDIOS SIM, TODOS TEM DIREITOS, PRINCIPALMENTE SE SOB A CUSTÓDIA DO ESTADOO, MAS, NÃO HÁ PRESÍDIOS PARA QUE SEJAM COLOCADOS. GOSTARIA DE VÊ-LOS PRESOS, COM DIGNIDADE E PRINCIPALMENTE, PRODUZINDO, TRABALHANDO PARA PAGAR SEUS SUSTENTO E O DE SUAS FAMÍLIAS, AI SIM, QUEM SABE, UMA BOA PARTE DELES SE REGENERARIA, APRENDENDO UMA PROFISSÃO E NÃO VIVENDO EM PRESÍDIOS DE FORMA OCIOSA, TENDO TEMPO PARA COMANDAR ASSALTOS E GANGS DAS QUAIS MESMO PRESOS CONTINUAM FAZENDO PARTE ATIVA.
    TOMARA QUE O QUE ESTAMOS VENDO AGORA, SIRVA PARA LIMPAR NOSSO PAÍS E QUEM SABE NO FUTURO POSSAMOS TER ORGULHO DE NOSSO AMADO BRASIL.
    MUITO BOM TEU TEXTO, ME FEZ VIAJAR NA RESPOSTA E ISSO É MUITO BOM E MÉRITO TEU.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade