11 novembro, 2016

MISTÉRIOS DA MENTE


           

                  


Às vezes começo a questionar o que me leva a escrever sobre tantos temas polêmicos do comportamento humano. Justo eu que não tenho nenhuma formação acadêmica e que simplesmente gosto de observar o que acontece ao meu redor e nunca me calar diante daquilo que me incomoda, e uma prova disso é que me aposentei por tempo de contribuição tendo trocado de emprego inúmeras vezes.
Mas como cada um faz aquilo que lhe convier, aqui estou mais uma vez divagando sobre o comportamento das pessoas.
Não consigo compreender por que psicólogos e psiquiatras acham que entendem e podem influenciar e mudar o comportamento das pessoas. Se for verdade que esses profissionais podem fazer isso, cada cidade deveria ter no mínimo um profissional para cada mil habitantes.  Mas isso não acontece e é por isso que digo sempre; psiquiatras e psicólogos são profissionais da medicina que se formaram para atender apenas a elite. No serviço público uma conversa com um desses profissionais pode demorar meses e o pobre só tem acesso a eles quando surta e é encaminhado para os Cersans.
Uma mente em ebulição não pode esperar tanto tempo. Esta semana, assistindo um debate sobre como tratar os usuários de crack, um psiquiatra disse que o maior erro foi o fechamento das instituições que cuidam de doentes mentais.
Até que enfim ouvi alguém sensato se posicionar contra essa aberração.
Psiquiatras e Psicólogos tratam milhares de dependentes de drogas e uma grande parcela desses profissionais não procura tratamento para o mesmo vicio. Todos os dias nutricionistas prescrevem dietas saudáveis para pacientes preocupados com a saúde ou com o visual do corpo, e esse mesmo profissional não resiste e sempre faz uma visitinha ao carrinho de lanches com seus salgadinhos expostos como uma tentação. Médicos dão verdadeiros sermões para que seus pacientes parem de fumar e assim que esses saem do consultório muitos doutores dão uma corridinha  até a área reservada aos fumantes para tirarem uma bela tragada. O mesmo acontece com os que gostam de tomar um porre de vez em quando, ou todos os dias.
Vamos ver se dá para entender fazendo um giro sobre o que vemos e ouvimos. No país inteiro a violência é companheira maldita de todas as pessoas e moeda de troca para políticos que antes de eleitos juram ter uma fórmula mágica que irá resolver de vez todos os problemas da cidade, do estado, e do país.
Muitas pessoas dizem que os marginais e assassinos deveriam ficar trancados nas grades de uma cadeia ou de um presídio. Isto realmente seria o ideal, mas pergunte a qualquer pessoa se ela aprova a construção de uma cadeia no seu bairro, ou de um presídio na sua cidade.
Todos dirão que não!
Todos que se dizem ateus quando se veem cara a cara com o perigo ou em eminência de morte, invariavelmente clamam por Deus. Falsos profetas e pregadores de falsas religiões gritam aos berros para os seus fiéis ficarem longe do demônio e esse mesmo pregador faz questão de levar o Belzebu para dentro da sua “Igreja” onde convence o crente a fazer uma contribuição maior para não ser possuído.
Todos os dias milhares de pessoas juram que não gostam de política e que todos os políticos são ladrões, mas na hora de votar vão às urnas e elegem qualquer sacana a troco de qualquer coisa. A coisa mais comum é ouvirmos de um funcionário que o salário não compensa, e talvez seja esse o motivo que leva muitos a não exercerem dignamente as suas funções.
Dirigentes sindicais de várias classes de trabalhadores lideram seus associados contra seus empregadores e promovem greves postulando melhorias para suas categorias, mas quando alguns desses líderes se tornam empresários demonstram que tudo que defendiam não passava de falatório de aproveitadores
Em pleno século vinte e um muitos cidadãos de algumas nações ainda se sentem orgulhosos de serem vassalos de um rei ou de uma rainha e a frase “Deus salve o rei ou a rainha” é repetida até hoje, desde o império romano.
Deus salve a rainha e o rei.
E o povo, quem salvará?
Ditadores são amados pelo povo. Criminosos violentos são amados por suas mulheres.
Qualquer frase ridícula dita por alguém famoso transforma-se em jargão e em verdade absoluta.
Pessoas são assassinadas a troco de nada todos os dias.
Homens e mulheres, seres humanos fantásticos não conseguem ter um relacionamento duradouro para dividirem uma cama e uma vida, enquanto isso, pessoas sacanas se casam a todo instante simplesmente para avacalhar a vida de quem teve a infelicidade de achar que tinha encontrado sua cara metade.
Cachorros, gatos e outros bichos são tratados como humanos enquanto uma grande parcela da população do mundo é tratada como animais.
E assim é a vida.
Cada um formata a sua do jeito que mais lhe convier   


Um comentário:

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade