11 de nov de 2016

MISTÉRIOS DA MENTE


Resultado de imagem para segredos da mente
O segredo da vida é estar sempre em busca da felicidade,mesmo quando achar que já a encontrou.
                                                 
Fico observando o comportamento das pessoas, e mesmo sem ter qualquer conhecimento de filosofia, psiquiatria, psicologia e até mesmo de pedagogia, me atrevo a escrever sobre os mistérios da mente, que sem sombras de dúvida é algo que me fascina.
Vejamos alguns comportamentos...
Pessoas sem nenhuma formação acadêmica ou profissional, tornam-se empresários bem-sucedidos, enquanto outras, com vários diplomas das melhores universidades, fracassam em seus empreendimentos.
Médicos fumantes e consumidores de drogas falam para seus pacientes que estes comportamentos são prejudiciais à saúde. Psicólogos e Psiquiatras com suas vidas mal resolvidas fracassam em suas relações sociais e amorosas, mas continuam ditando normas de comportamento para seus pacientes.
Assistentes Sociais diplomados que nunca colocaram seus pés na periferia, e muito menos nas vielas de uma favela, cuja função no serviço público é simplesmente negar asilo para pessoas comprovadamente carentes, obrigando seus familiares a abrirem mão de suas próprias vidas para cumprirem o papel constitucional do governo, que é cuidar do cidadão. Juízes que deveriam julgar com imparcialidade vendem sentenças, envolvem-se em corrupção correndo atrás de mais dinheiro e poder. Enquanto isso, pessoas humildes dão suas vidas para impedir que o braço da injustiça possa alcançar os marginalizados. Engenheiros e Arquitetos formados em grandes universidades cometem erros grosseiros em projetos de engenharia, causando transtorno e morte em várias ocasiões, e por outro lado, observamos mestres de obras que nunca sentaram em um banco de escola, dando verdadeiras aulas na hora de executar um projeto Crianças e jovens estudantes de escolas públicas da periferia ou de pequenas cidades do interior são vitoriosos em várias Olimpíadas do conhecimento, por outro lado, estudantes ricos matriculados em escolas de primeiro mundo fracassam nos estudos, matriculam-se em universidades para se graduarem em um curso qualquer que logo abandonam simplesmente porque suas mentes não conseguiram assimilar o conhecimento. 
E assim a mente humana vai pregando suas peças nas pessoas, de várias maneiras e muitas vezes, inexplicáveis.
Frequentadores de Igrejas de todos os credos roubam matam, traem seus parceiros, filhos e amigos, enquanto pessoas que nunca pisaram dentro de uma igreja, vivem de bem com o mundo e conseguem levar sua vida honestamente. Pregadores sem escrúpulos vendem falsos milagres, curam somente na frente das câmaras de televisão e dos microfones das emissoras de rádio, e em contrapartida, pessoas humildes têm suas vidas transformadas por verdadeiros milagres, frutos de muita perceverança, amor e fé inabaláveis. 
Pessoas milionárias moradores de mansões e frequentadores de lugares paradisíacos vivem infelizes, e muitas vezes se matam sem nenhum motivo aparente. E ao mesmo tempo, muitos moradores de cortiços conseguem viver alegremente de bem com a vida, vivendo em harmonia com a família e com os amigos que frequentemente se encontram nos botecos das esquinas. 
Mulheres e homens com seus corpos esculturais que poderiam desfilar em qualquer passarela, vivem infelizes porque não conseguem encontrar o parceiro ideal para compartilhar a vida, estão sempre à procura de alguém que os amem pelo que são e não pelas aparências. E por sua vez, homens e mulheres com poucos ou nenhum atrativo de beleza, conseguem ser amados simplesmente como seres humanos que foram criados para a felicidade.
E assim a mente vai moldando comportamentos e nos mostrando acontecimentos inexplicáveis.
Como entender o porquê de pessoas que se relacionam em perfeita harmonia com as outras, não conseguirem relacionar-se afetivamente na construção de uma família? Ao mesmo tempo, pessoas intragáveis trocam de parceiros como trocam de roupa, e conseguem viver entregando-se a qualquer um sem nenhum constrangimento.
E assim vamos percebendo claramente que a mente de cada ser humano é diferente, não existem duas pessoas com pensamentos cem por cento idênticos, nem mesmo em irmãos gêmeos.
Isso é que faz a beleza da raça humana.
Muitos têm inveja dos garis, que de madrugada cantando e sorrindo, recolhem o lixo de pessoas que estão recolhidas dentro de suas luxuosas casas, remoendo lembranças amargas que as fazem sofrer.
Com tristeza, sou obrigado a escrever sobre as mentes criminosas que matam inocentes sem piedade. Não me refiro somente aos marginais que cresceram na miséria e na fome, muitas vezes, suportando o espancamento e a brutalidade de quem os gerou, ou com as agreções sofridas ao longo da vida, que de uma maneira ou de outra interferiram no seu jeito de viver.  
Por mais que queira não consigo entender as mentes assassinas de políticos, de administradores burocráticos do serviço público, e de empresários gananciosos que usam suas mentes inteligentes para roubarem descaradamente o dinheiro público, sem se importarem com as dores e mortes de pessoas que gritam de agonia dentro dos hospitais abandonados, e das cadeias que são na verdade fábricas de monstros.
Fui testemunha destes assassinatos, trabalhando no almoxarifado do hospital da minha cidade vi gente morrendo por falta de um fio cirúrgico que em 2005 custavam míseros R$ 15,00, mas sempre faltava nas prateleiras vazias, e não sei quantas vezes, paguei motoqueiro do meu bolso para buscar agulha emprestada para que não faltasse uma seção de hemodiálise no dia seguinte.
Para finalizar, com tristeza posso afirmar, não somos Deuses, mas o grande conflito social é culpa única e exclusivamente daqueles que não souberam ou não quiseram moldar a mente dos seus filhos para o bem. Isso causou a pobreza absoluta de milhares de pessoas, que foram vítimas das mentes brilhantes daqueles que tiveram seus pensamentos sempre voltados para a corrupção e a ganancia.
Mas, o que a maioria não sabe ou finge não saber, é que nosso cérebro sabe ser carrasco, e quando envelhecemos, somos constantemente bombardeados com imagens e lembranças de todo mal que causamos aos outros. 
E ai daqueles que não tiverem nada de bom guardado na lembrança que possa ser relembrada nas horas amargas, com certeza, podem até estar morando em um palácio, mas sua velhice será um verdadeiro inferno.

Um comentário:

  1. Excelente texto. Obrigada por partilhar estas belíssimas palavras.

    ResponderExcluir