11 novembro, 2015

ESTOU CANSADO

Esse texto foi escrito antes do desastre em Mariana - MG. Eu já me sentia cansado.  Agora estou deverasmente estafado de tanto ver o ser humano e o mundo, serem destruídos para o "bem do progresso".                                                                                                                             

                               ESTOU CANSADO                                              
Este texto foi escrito antes do desastre em Mariana - MG. Eu já me sentia cansado de ver o quanto os serviços públicos deste nosso país são ruins, para não dizer, são imprestáveis. Mas agora estou deverasmente estafado de tanto ver o ser humano e o mundo serem destruídos para o "bem do progresso’.                                           

                                              SAÚDE
Estou cansado de ver imagens de pessoas serem tratadas como lixo nas recepções dos serviços de saúde deste país. É degradante ver seres humanos contorcendo-se de dores, espalhados pelos corredores como se fossem mais um lixo que ninguém quer recolher.
Estou cansado de ouvir a famosa frase “A gente se acostuma”.   que ecoa nos corredores, e principalmente nas salas de reuniões dos hospitais públicos.
Estou cansado de ser acordado no meio da madrugada pelos sons de sirenes das ambulâncias levando pacientes graves para um hospital sucateado onde a morte quase sempre é inevitável.  
Estou cansado de ver unidades de saúde fecharem as portas em feriados prolongados e em tempos de greve. E quando isso acontece. tem-se a impressão de que o usuário tem o poder de fazer sua enfermidade entrar em quarentena até o dia ou a hora que os valorosos funcionários públicos resolvam voltar ao trabalho. 
Estou cansado de ver as prateleiras vazias dos almoxarifados com a falta de materiais e medicamentos, enquanto os administradores que trabalham simplesmente pelo dinheiro, não tem coragem de denunciar o descaso com a vida, o bem mais precioso do ser humano 
Estou cansado de ouvir reclamações de profissionais que fizeram o juramento de defender vidas, e que agora, por comodismo ou por medo, veem pessoas morrendo por falta de um fio cirúrgico barato, ou de um medicamento que não era prioridade de ninguém. Dói ainda mais saber que a causa real da morte nunca é relatada nos atestados de óbito.
Estou cansado de ver cotas de atendimento de material e de medicamentos serem destinadas a políticos sacanas, (como acontece aqui), para atender seus puxa sacos privilegiados que continuam elegendo os mesmos vagabundos por longos e longos anos 
Estou cansado de ver pessoas bajulando políticos sacanas e votando em vagabundos porque o sem vergonha consegue que este eleitor idiota tenha preferência na hora de uma simples consulta 
Estou cansado de ver um povo aceitar o sofrimento calado, agindo como cordeiros comandados pelo cajado de políticos sem escrúpulos, corruptos e sem caráter.  
Estou cansado e ver políticos sendo atendidos em hospitais de primeiro mundo com honorários e despesas pagas com o dinheiro roubado dos contribuintes. 
Estou cansado de escrever que enquanto a saúde pública continuar sendo moeda de troca na hora de uma eleição, enquanto os políticos sacanas continuarem sendo eleitos simplesmente porque alguém conseguiu uma consulta, ou um exame, sem enfrentar a “famosa” fila do SUS (Sistema Único da Sacanagem), esta sacanagem vai continuar sendo a longa história de vida e de morte de um povo que não sabe ou não quer lutar pelos seus direitos.


                                            POLÍTICA

Estou cansado de olhar para Brasília, a maior cidade do mundo construída no século vinte e considerada patrimônio mundial pela Unesco, mas que infelizmente é mais conhecida como o berço da corrupção no brasil.
Estou cansado de ver políticos sangue sugas sendo eleitos por vinte anos ou mais, (como acontece aqui), acumularem riquezas como se um mandato tivesse a força da lâmpada do gênio, ou de uma varinha mágica da bruxa. Estou cansado de ver político ladrão tendo que renunciar ao mandato para não ter cassado, e depois voltar de novo ao poder eleito novamente pelo mesmo pelas mesmas pessoas que foram pisadas como se fosse um lixo que ninguém quer recolher.
Estou cansado de ver políticos serem acusados de ter recebido e continuar recebendo propina, e mesmo assim continuar presidindo as inúteis câmaras por este país afora.
Estou cansado de ver políticos profissionais que nunca defenderam uma causa, a não ser a própria, que nasceu, cresceu e formou-se nas melhores escolas, sempre pagas com dinheiro roubado e que sem nenhuma cerimônia, sobe nos palanques para falar de honestidade e moralidade.
Estou cansado de ver políticos propondo e votando leis idiotas, mudando nomes de ruas apenas para homenagear um parente, ou um amigo puxa saco. Estou cansado de ver políticos votando aumento de tarifas públicas, (aqui, o aumento do ônibus pegou o usuário de surpresa) para beneficiar empresários, que com certeza são seus maiores doadores de campanhas.
Estou cansado de ver vereadores recebendo “salários” absurdos para se reunirem uma vez por mês para votarem leis que privilegiam somente seus interesses e os interesses daqueles que bancam suas candidaturas.
Estou cansado de ver políticos e suas famílias viajando por este país e para o exterior com todas as despesas pagas pelos cofres públicos, e o que pior de tudo é o cinismo quando dizem que estavam a serviço do brasil.
Estou cansado de ver políticos se tornarem bilionários e serem os maiores latifundiários donos de não sei quantas fazendas valiosas que foram adquiridas ou incorporadas, para não dizer claramente, foram roubadas de fazendeiros que foram extorquidos.
Estou cansado dos sobrenomes malditos que nos assombram há várias gerações, cujos retratos das gerações passadas estão em muitos museus, e cujos nomes ainda dão nomes à ruas e viadutos, e cujas famílias comandam a mídia falada, escrita e televisiva, e sangram os cofres públicos empregando filhos, netos, cunhados, irmãos, pais, mães, sogras, e não podemos duvidar, se não empregam também os cachorros da família.
Estou cansado de ver político ladrão propondo e votando leis como se tivesse moral para exercer tal função.                            

                                   SEGURANÇA
Estou cansado de ver inocentes morrendo vítimas de balas perdidas quando um marginal e a polícia se enfrentam em uma guerra urbana que ceifa vidas de inocentes todos os dias.
Estou cansado de ver policiais roubando e matando pessoas como se fossem juízes e carrascos protegidos pela farda e pelo distintivo.
Estou cansado de ouvir coronéis dizerem que está tudo sob controle enquanto ficam assistindo tudo confortavelmente sentados em suas poltronas.
Estou cansado de ver caixas eletrônicos explodirem sem que nenhum alarme seja disparado e que nem um módulo de segurança mais simples seja usado para fazer o telefone de uma unidade de polícia ser acionado no momento do roubo.
Estou cansado de ver motoristas embriagados, principalmente os ricos e poderosos, matando pessoas inocentes e serem liberados como se uma vida tirada nada significasse.
Estou cansado de ver intelectuais e formadores de opinião se posicionarem a favor da liberação da maconha. Será que é porque a maioria deles são usuários, ou por que podem pagar estadia em um centro de reabilitação para alguém da família?
Estou cansado de ver mulheres sendo assassinadas por monstros, que por possuírem seus corpos, também que são donos das suas vidas.

                                                                                              

                                       

Um comentário:

  1. Fantásticos e realísticos textos! Parabéns, Geraldo!

    Esperamos todos, você, eu e os outros k todos os setores da vida e tb as pessoas melhorem, pelo menos, um pouco.

    Abraços.

    PS: agradeço visita e comentário lá no blog.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade