25 novembro, 2014

ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE

ATÉ QUANDO ISSO É UMA BRINCADEIRA?

                 











Ah! Como eu gostaria de não ter temas como esses para serem abordados No exato momento que comecei a escrever os meus olhos deixaram brotar algumas lágrimas.
Os seres humanos estão sendo robotizados e essa robotização de pessoas de todas as idades me assusta. Isso nos é mostrado nos cinemas em filmes de ficção onde a arte imita a vida, e infelizmente, agora a vida está imitando a arte.
Mas, “assim caminha a humanidade”!
O engraçado é que depois de algum tempo escrevendo, dei uma parada, e como de costume sai para dar uma olhada na rua através da grade do portão.
Não gosto de muros como os de uma prisão.
Uma moça sentada na minha calçada chorava copiosamente falando ao telefone, educadamente perguntei se ela precisava de alguma ajuda e bastaria uma resposta simples, sim ou não, mas apressadamente ela se levantou dizendo que iria se sentar na calçada do outro lado.
Entrei, e o mundo lá fora continuou com sua rotina, e a cada dia que passa fico cada vez mais apavorado. Todos os meses ministro uma palestra para as pessoas que vão batizar os filhos e pude perceber que a maioria dos padrinhos têm o mesmo sobrenome dos pais. Ponderando com os participantes eu lhes disse que esse seria o momento propício para trazerem um amigo ou amiga para mais perto, e as respostas quase sempre eram as mesmas: Confiar em quem? É muito fácil concluir que as amizades de verdade estão  deixando de existir e  as pessoas estão se fechando em seu mundo solitário protegidas por um muro alto como os de uma  prisão onde todos são aprisionados em uma rede de comunicação necessária e perversa ao mesmo tempo.
E as respostas nos mostraram a  grande tristeza em que as pessoas estão se envolvendo. Parentes também são cem por cento confiáveis?
Parece que não!
Constantemente vemos nos noticiários crianças sendo agredidas e mortas por aqueles e aquelas que tinham o dever a obrigação de cuidar delas. E olho para os meus filhos com um olhar de ternura e de melancolia, e fico a me perguntar: Como será o futuro dessa geração que estamos deixando abandonada à mercê da criminalidade, escravizada por políticos corruptos e sendo doutrinadas por pregadores que só pensam em acumular riquezas?
Fico triste quando vejo crianças escravizadas pela tecnologia agredindo seus pequenos ouvidos com fones de todas as cores escondendo o brilho inocente de um olhar que deveria estar começando a descobrir um mundo de fantasias que agora não é mais o seu mundo.
Como faço sempre questão de frisar, talvez por ser um velho gagá e analfabeto ainda não consegui assimilar os novos tempos.
Quem tiver uma resposta plausível, responda-me por favor. É normal uma menina de onze anos ou menos pintar seus cabelos e os pais moderninhos acharem que isso é insignificante e que ninguém tem nada com suas vidas?
Vamos refletir, será que não é por isso que crianças que deveriam estar carregando uma boneca no colo, agora estão carregando bonecas de carne e osso dentro do ventre?
Esta geração de pais com seus 25 a 40 anos está preparada para educar os filhos nos valores básicos que se pede de um ser humano, ou isso também é coisa do passado? Acabei de ver uma reportagem de um fato ocorrido no Rio Grande do Sul onde um casal entretém os funcionários de uma loja para que seus filhos possam roubar diversos produtos.
E aqui vai mais uma pergunta: Quantos pais como esses estão espalhados por esse Brasil? E aqueles que não roubam diretamente, mas fingem não saber de nada quando um filho chega em casa com um tênis, um celular, ou qualquer outro objeto que normalmente ele não teria condição de comprar?
Este é o país dos políticos ladrões, com algumas poucas exceções.
Este é o país da lei de Gerson onde muitos cultuam a máxima de levar vantagem em tudo.
Este deveria o país onde todos seguissem o exemplo do brasileiro Rui Barbosa que em l914 nos presenteou com esta joia; "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, as pessoas chegam a desanimar da virtude, a rir-se da honra e terem vergonha de serem honestos".
Você conhece algum político brasileiro que pode ler essas palavras e continuar vivendo tranquilamente com a certeza de  que nada do que foi dito ali o atinge?
E nós também, podemos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade