28 abril, 2014

UM MONTE DE TRAPOS



IMAGEM DE SEMELHANÇA DE UM SER HUMANO HUMILHADO.
                                         

Estava anoitecendo, ao ir buscar o pão para o café da tarde fiquei intrigado com uma cena que é corriqueira em quase todas as cidades.
Um mendigo enrolado em um cobertor dormia tranquilamente e não procurou sequer a sombra de uma árvore para se abrigar. De longe parecia um monte de trapos que alguém jogara na calçada, como é o  costume de um povo sem educação e sem compromisso com a limpeza e a ecologia.
Pensei ser apenas mais um bêbado vencido pelo vício, mas ao chegar perto percebi que debaixo dos trapos estava um ser quase humano jogado fora ou abandonado na calçada como o lixo que a maioria das pessoas jogam em qualquer lugar. Notem que eu disse quase humano, porque é inadmissível uma pessoa ficar abandonada como um cachorro sarnento enquanto milhões são desviados todos os dias dos cofres dos públicos.
Parei para conversar com ele e descobri que o Sr. José Carlos não estava bêbado,
A gente vê em cada esquina um pet shop onde os animais recebem tratamentos iguais ou melhores que os seres humanos criados à imagem e semelhança de Deus e que morrem nas calçadas ou nas intermináveis filas de espera nos postos de saúde ou nos hospitais públicos.
Quando um cão sem dono começa a perambular por uma rua, imediatamente alguém faz um abrigo para ele  e o alimenta como se fosse seu dono. Quando um mendigo começa a perambular por uma rua a maioria fecha suas portas e finge não ver.
E Quando critico a banalização da vida humana sou severamente criticado.
Vejam o comentário de uma cliente sobre uma loja virtual que vende produtos para animais e tirem suas conclusões. “boa noite, gente!!! To passando pra deixar registrado minha enorme satisfação em comprar neste site maravilhoso...Fiz o pagamento da minha compra na quinta à noitinha e já recebi hoje, tudo com aquele capricho que só a equipe tem. Muito obrigada por me dar a oportunidade de adquirir peças tão lindas para enfeitar o “meu bebê”, com todo carinho. Fulana de tal.
“Enfeitar o meu bebê”!
Pasmem, isto foi dito por um “ser humano” sobre seu cachorro. Pasmem, isto é muito comum nos lares de ricos e pobres. E constantemente vemos bebês humanos sendo mortos ou jogados fora como um lixo qualquer pelos próprios pais. Constantemente vemos cachorros andando com pernas mecânicas sofisticadas e muitas pessoas pobres pulando como o Saci Pererê. 
Querendo ou não, esse comportamento faz a fé de muitas pessoas ficar abalada, e é impossível não pensar que algo de muito podre está embrutecendo os corações deste ser que se diz humano.
Não quero com isso dizer que todos devem abandonar seus animais.  
A pergunta que faço é: Será que a maioria das pessoas que tratam seus animais como gente, também contribui para tirar um ser humano da miséria?
Não estou conseguindo dormir porque sinto-me impotente diante da tragédia do cotidiano. Sei que em muitas cidades do mundo pouca gente se preocupa com as pessoas abandonadas.
Precisamos rasgar nossa constituição que diz: todo cidadão tem direito à vida digna, trabalho, moradia, saúde, segurança, etc., etc., etc. Ou então, não continuar sendo conivente com os desmandos e lutar para que ela realmente seja cumprida para que esse nosso Brasil se transforme de vez em um paraíso para todos
Enquanto isso não acontece....
Só me resta narrar e mostrar esta cena que me incomoda

 

Um comentário:

  1. Direitos do cidadão que nunca são cumpridos.
    São seres invisiveis espalhados pelas praças,viadutos.
    A gente se indigna e não crê numa revolução de atitudes.

    Então só nos resta denunciar com nossas palavras até que um dia, a boa vontade venha reinar para toda esta dor estagnar.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade