17 setembro, 2013

A LEITURA PODE TE TRANSFORMAR

TODOS TEM UM HISTÓRIA PARA CONTAR.


Quem frequenta livrarias e bibliotecas, daquelas de livros de papel como antigamente, ou tem o costume de ler as publicações virtuais dificilmente irá sentar-se no divã da psicanálise porque o simples fato de ler acalma e reorganiza os neurônios para que a leitura possa ser entendida.  Quando alguém conta ou lê uma história para uma criança ela é transportada para um mundo imaginário onde a violência não tem poder de penetração, e  é por isso que a criança que teve alguém para lhe contar uma história dificilmente será uma pessoa adulta violenta. Quem soube ensinar o filho ou filha a ler pelo menos a página de um jornal, de uma revista em quadrinhos ou mesmo algumas publicações virtuais terá menos trabalho para conduzir sua educação. 
O nosso país está carente de bons escritores e muitas pessoas mudaram seus comportamentos ao meditarem a leitura de algum texto que a princípio não era exatamente aquilo que queria ler, ver, ouvir ou sentir.
Então, para fazer a alegria de um filho, (a), ou de um grupo de crianças não precisa ser um contador de história, basta ler pausadamente tentando interpretar o personagem para que eles entendam o que estão ouvindo.Toda criança merece e precisa ouvir pelo menos uma história contada pelo pai, pela mãe ou por qualquer pessoa da família para que assim ela vá descobrindo passo a passo o que pode, deve, e precisa ler. 
E o mais importante, irá aprender a ler muito mais depressa, e que um livro tem muito mais a ensinar do que esses jogos malucos que povoam a mente de muitas crianças.
Então precisamos queimar ou formatar esses aparelhos? 
Não! Cabe aos pais monitorar, sem terrorismo, o tipo de conteúdo que está sendo acessado, principalmente na idade de formação da consciência e do caráter dos jovens. Precisamos ensinar para os nossos filhos que cada coisa tem seu tempo e que para ser esperto é preciso saber exatamente o momento de desligar o aparelho e ligar o cérebro para “viajar” no texto que um autor escreveu para muitos e para que cada um tire dali algo útil 
O grande problema é que os governos investem pouco ou nada para abrir horizontes através do conhecimento. O livro impresso é um item caro e acessível apenas para uma pequena camada da sociedade. Outro problema grave é na educação que é causado pela falta de um local de aprendizado fora da escola. Muitos estudantes carentes ao voltarem para suas casas depois da aula, quando voltam, não tem alguém para lhes dar suporte nos exercícios. É preciso urgentemente criar salas de reforço escolar e bibliotecas onde crianças e jovens possam ser acolhidos para fazerem seus deveres de casa. 
É através da leitura que podemos viajar e aumentar a bagagem de conhecimento que nos permite travar diálogos sobre vários temas, mesmo sem termos saído de nosssas casas. Quem não tem dinheiro para ir a um teatro ou a um cinema, em uma biblioteca pública poderá ler quase todos os livros que deram origem aos espetáculos e aos filmes, e com certeza esse leitor não irá fazer feio na hora de conversar sobre determinada peça ou filme.
Os jovens esqueceram dos livros e  muitos pais preferem deixá-los sob os cuidados das geringonças eletrônicas com seus conteúdos duvidosos. 
Quando eu olho as bancas de jornal fico perplexo vendo tantas revistas que não servem para nada sendo vendidas a preço de ouro. Até as mais famosas não passam de vitrine de propaganda porque de cada dez páginas, seis anunciam algum serviço ou produto. 
E tem gente que compra! 
Ler um bom jornal pelo menos uma vez por semana fará a pessoa ficar informada e podendo discutir sobre os acontecimentos recentes no país e do mundo. Ler a sinopse dos filmes de cinema ou de televisão, usando a imaginação dará para entender muita coisa daquilo que está em cartaz no momento. 
Para se publicar um livro o autor ou autora precisam escrever o que as pessoas querem ouvir e o que as editoras acham que será aceito pelo mercado consumidor e elas não abrem espaço para novos autores, e a reboque disso, o número e a qualidade dos leitores vai diminuindo a cada ano.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade