13 julho, 2013

MEU BAIRRO PARECE UM LIXÃO









Hoje, andando pelas ruas do meu bairro fiquei com vergonha diante de tanta falta de compromisso com a vida.
Com a vida da comunidade.
Com a ecologia.
Com  a vida do planeta.
Toneladas de lixo e entulho enfeitam ruas e os lotes vagos que se transformaram em bota fora como se fossem grandes lixões a céu aberto. Constantemente vemos automóveis sendo estacionados nas avenidas, e pessoas bem vestidas tirarem sacolas de lixo, moveis velhos, e qualquer quinquilharia e as joga-las no córrego que atravessa o bairro e no que antes era uma rio caudaloso e cheio de vida.
O bairro é considerado de classe média e a maioria das casas tem um padrão de vida considerado bom. 
Muitas pessoas constroem ou reformam grandes residências, e para não pagarem o aluguel de uma caçamba, alguns jogam o entulho nos lotes vagos, nas calçadas, e algumas vezes, até no meio da rua.
A atual administração, como as anteriores, parece não se importar se o mato está tomando conta das calçadas e das ruas. Outra falha gritante do poder público é a falta de fiscalização e punição dos donos dos lotes vagos que estão preocupados apenas com a valorização do seu imóvel. 
Alguns moradores,  por preguiça, ou por falta de compromisso com a ecologia, se recusam a limpar a frente das suas casas, e com esta atitude, toda vez que cai uma chuva mais forte, o lixo é levado para dentro da rede de esgotos, isto é, se a boca de lobo não estiver obstruída.
Em uma cidade com coleta seletiva, é inadmissível tanto lixo jogado nas ruas e nos lotes vagos.
Poucos reciclam.
Restos de comidas são jogados nos lotes vagos, atraindo ratos e outros animais peçonhentos, que em pouco tempo começam a correr pelos quintais e dentro das casas vizinhas.
O caminhão que coleta o lixo tem dia e horário para passar, poucos são os que ensacam o lixo corretamente, e muitos os colocam nas lixeiras fora do dia e horário.
Isto é falta de educação!
Ah! Não poderia deixar de referir-me aos que usam a mangueira d`água como vassoura. Será que ainda não perceberam que a água potável do mundo está acabando?
O que me deixa mais indignado é que quando se fala em uma cidade suja, todos lembram imediatamente de citar os bairros da periferia onde moram as pessoas de menor poder aquisitivo. 
O que a grande maioria insiste ignorar é que quanto maior o poder aquisitivo de uma família, mais lixo ela irá produzir.
Poucos moradores percorrem as ruas a pé. 
Comece a fazer isso, quem sabe vendo de perto o lixo enfeitando as ruas e calçadas como um cartão postal da indiferença, todos possam fazer alguma coisa para que esta situação seja revertida.
A nossa cidade está parecendo uma grande lixeira.
O que escrevi sobre o meu bairro serve para todos os outros, se existe algum em situação diferente, parabéns para os moradores.

Um comentário:

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade