06 junho, 2013

MISTURA DE TODAS AS RAÇAS



O Brasil é uma mistura de raças, línguas e credos, e isso fez e continua  fazendo desse país um paraíso e do seu povo alguma coisa de extraordinário. Antes do descobrimento uma raça era dona do mundo e filha do deus natureza, eram os indígenas que habitavam o novo continente e que foram os precursores e os responsáveis pela miscigenação do povo brasileiro. Com a Europa querendo expandir, por um acaso os seus navios se aportaram no Brasil  e  os portugueses dominaram e escravizaram os verdadeiros donos da terra e lhes roubaram o ouro e toda a riqueza que era abundante na terra ainda virgem. Os europeus se encantaram com a beleza das mulheres indígenas, e na mistura da inocência com a brutalidade surgiu uma nova raça: Os Mamelucos 
Os Índios que antes adoravam o deus Tupã, o deus Sol e a deusa Lua foram aos poucos sendo catequizados no catolicismo e assistiram a primeira missa dependurados nas arvores como nos mostra algumas gravuras do tempo do descobrimento. Uma nova cultura foi sendo introduzida e os nativos foram obrigados a assimilar novos comportamentos e como não havia mão de obra para executar os trabalhos mais pesados um povo pobre da África foi escravizado, e essa raça negra rica em cultura e sentimentos também veio se misturar.
Foi inevitável! E deu-se o encontro de uma raça escravizada pela pobreza, com outra pela inocência e isso nos deu uma nova, o Cafuzo, que é a mistura do negro com índio,  Com a formosura e o mistério da mulher negra, com a brutalidade do senhor de engenho que a tomava somente para seu uso, do cruzamento da barbárie com a pureza nasceu mais uma raça. E o Mulato veio para ficar. 
Com a expansão da agricultura a chegada das máquinas foi inevitável introduzindo a industrialização que transformou o Brasil em um novo eldorado onde pessoas de todas as partes do mundo, fugindo das guerras que assolavam o velho continente, fizeram suas malas e vieram em busca de enriquecimento. E essa mistura de várias pessoas vindas de todas as partes do mundo deu vida a uma nova raça.
Os Mestiços foram criados. E a mistura de costumes e de cores no brasil foi ganhando corpo, fazendo nascer pessoas com várias características físicas e com tonalidades de cores da pele diferentes. E essa mistura de costumes foi dando à cada região do país um jeito diferente de falar e uma cultura própria a cada uma delas, e hoje o Brasil é uma mistura de raças, de línguas e de credos que fazem desse paraíso e de seu povo alguma coisa de extraordinário. 
Índio.
Mameluco.
Negro
Cafuzo
Mestiço
Amarelos
É isso mesmo, somos um país de mestiços. 
O cruzamento dessas raças deu um toque diferente no semblante e no jeito de falar que coloriu o Brasil de vez. Que encantou o mundo com sua pluralidade na cultura, na música, na culinária, enfim, as portas do país abriram-se para o mundo e as do mundo se abriram para o Brasil. 
Música. Culinária. Religião. Samba. Frevo, Axé. Fado. Tango. Forró. Capoeira. Fandango. Sertaneja e Boi Bumbá. E assim, essa mistura de sons e sabores fizeram o brasileiro tornar-se músico por excelência e especialista na culinária que atravessou fronteiras sendo respeitada no mundo inteiro. São tantos outros sabores e acordes que não dá para descrever. Mas com certeza foi um presente dos Deuses para esse país de todas as raças que encantam e de todos os credos que santificam.
Arroz com Feijão. Vatapá. Feijoada. Pastel. Angu. Churrasco. Buchada de Bode 
E com isso veio o Uai dos mineiros, o Tche dos gaúchos, o Meu Rei dos baianos, o Ó meu dos paulistas e tantos outros jeitos e trejeitos que fazem desse país um lugar dos sonhos.
Se um dia alguém lhe perguntar qual é a sua raça, pode responder calmamente, não tenho raça.
Sou simplesmente uma mistura de muitas raças que encantam

4 comentários:

  1. Oi Geraldo! Eu, particularmente, sou fruto dessa importante e necessária miscigenação.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. Bem elaborado para uma conclusiva afirmativa.
    Não temos raça temos sim uma mistura de onde não se explica os preconceitos e discriminações vigentes.

    ResponderExcluir
  3. GERALDO, UMA ESFUZIANTE PESQUISA HISTÓRICA!

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade