18 setembro, 2012

PORTAS E JANELAS DA ALMA





PRECISAMOS NOS ENXERGAR CADA VÊZ MAIS.

A saudade se trancou dentro de casa e ficou sem saber o que estava acontecendo no resto do mundo. Em consequência, as pessoas afastaram-se uma das outras e ela perdeu seu sentido. A mansidão ficou sabendo e veio correndo bater à sua porta e lhe disse: Quero ficar aqui porque ninguém mais quer saber de viver comigo. Logo depois a paciência chegou e derramando-se em prantos e disse: Todos já me perderam. A ternura chegou dizendo que os casais já não se olham como antes e que os pais já não abraçam seus filhos como antigamente. Logo após chegou a paixão dizendo estar cansada de ser confundida com o sexo. E o sexo foi chegando com aquele ar de quem é soberano e derramando-se em prantos disse: nenhuma relação baseada somente em mim se sustenta, felizes são os animais que me praticam sem dizer que estão fazendo amor.
A mansidão veio tentar minimizar o problema dizendo que todos deveriam esquecer os acontecimentos e deixar a vida continuar no seu curso natural, mas ninguém quis ouvi-la. O amor chegou de mansinho e tentou reunir todos para uma conversa, mas foi em vão, em um só coro todos disseram: Não sabemos como consegue viver nesses tempos esquisitos, você deveria ser eterno “até que a morte os separe”, mas ultimamente os relacionamentos estão durando muito pouco porque as pessoas já não sabem mais o que é amar de verdade. Ouvindo isso ele também pediu para ficar.
E os dias foram passando...
Os meses...
Os anos...
O mundo foi ficando cinzento e a vida sem sentido, e foi aí que a caridade a mãe de todas as virtudes entrou em cena. Bateu na porta  e quando ela se abriu entrou e foi abrindo portas e janelas e mansamente falou: Se não deixarmos a luz do sol nos aquecer e o brilho das estrelas e da lua nos encantar, se cada um deixar o egoísmo e a preguiça o dominar e se todos se esconderem dos problemas e deixarem de lutar, aí sim, a vida  perderá sentido e a morte reinará soberanamente sobre todos os seres vivos.
Então fico olhando para a geração que está chegando para reconstruir esse mundo.  Tenho pena dos jovens que são escravos da tecnologia que deveria ser usada para o bem comum e não para escravizar pessoas. Tenho pena dos adultos que agora estão presos em suas casas de frente para uma máquina buscando relacionamentos virtuais e que também não sabem mais o que é olhar no olho de quem um dia escolheu para ser seu ou sua companheira para dividir uma vida. Precisamos abrir as portas e janelas da nossa alma e do nosso coração para deixarmos a vida aflorar em toda a sua plenitude.
 

6 comentários:

  1. Olá Geraldo! Passando para apreciar este teu belo, profundo e verdadeiro texto, com ênfase para o trexo abaixo:

    "Tenho pena dos adultos que agora estão presos em casa de frente para uma máquina idiota, buscando relacionamentos e não sabem mais o que é olhar no olho de quem um dia poderá ser seu companheiro para dividir a vida."

    Concordo plenamente. Inclusive, tenho pena de mim mesmo.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  2. Uma bela cronica-prosa amigo.Gostei das reflexões que aqui de encerram.É preciso buscar o equilibrio para que a escravidão não seja efetiva.
    Um boa semana e meu abraço mineiro.

    ResponderExcluir
  3. Oi meu amigo!
    Linda reflexão,
    adorei,tbm tenho pena de mim,
    infelizmente cada dia mais nos
    tornamos escravos da tecnologia.
    Uma realidades...:(

    bjos

    bjos

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito, retrata bem o nosso cotidiano, onde "as forças ocultas" vão nos dragando as boas enegias, privando-nos do acesso a verdade e buscando a nossa alienação. Mais do que nunca precisamos estar atentos à realidade, pois ate uma tal realidade aumentada ou realidade virtual estão tentando nos "empurrar guela abaixo" . Indepemdentemente do credo e da religião, as profeticas frases contidas nas escrituras são tão atuais e imperativas para uma VIDA, "Orai e vigiai" e "A verdade vos libertará" . Quem não estiver verdadeiramente acordado e sobrio, fatalmente será e fará vitimas e refens da ilusão e da fantasia que vem nos assolando.

    Fraternal abraço a quem tem uma visão clara e poetica do que a vida e o criador nos reservou de bom.

    Marcelo - ssvpmarcelo@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Meu querido amigo!

    passando pra te
    desejar uma linda tarde, é muito
    gratificante fazer
    parte da sua lista de amigos.

    Fico super feliz com sua visita
    e comentários no meu blog.

    bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá estimado Geraldo,

    Sei que está atarefadíssimo com as eleições, mas passei pra dizer que há novo poema, no "Afetos" e que quero lhe desejar uma boa semana. Está na reta final.

    Estive lendo o seu texto, onde faz um inteligente jogo e apreciação dos sentimentos.
    Em 99% dos casos, assim é, infelizmente, mas há, ainda, ou "loucos", que se desprendem das novas tecnologias e escrevem uma carta de amor, por exemplo.

    Boa semana.
    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade