07 junho, 2012

NÃO EXISTE MORADOR DE RUA

ALGUÉM MORA AQUI PORQUE GOSTA?


















Desde a criação do mundo os nômades eram vistos nos quatro cantos da terra. Hoje eu
fico observando as pessoas que andam perdidas pelas ruas com seus problemas, seus abandonos, seus medos e com seus encontros e desencontros. Uma grande multidão de pessoas famintas não são donas de nada porque a vida lhes tirou tudo rotineiramente vagueiam por este imenso país das desigualdades. Esses “donos do mundo” não sabem o que é viver porque são invisíveis diante do olhar da sociedade, dos governantes e das autoridades lhes tiraram e continuam tirando o que lhes resta de dignidade.
“Todo cidadão tem direito à moradia digna” é o que diz a nossa constituição que deveria ser rasgada porque foi concebida apenas para proteger as pessoas ricas e corruptas, e principalmente as que fazem da política um trampolim para viverem como reis e rainhas. E mesmo sofrendo me sinto na obrigação de dizer que os que não tiveram a sorte de nascer em um berço de ouro não são protegidos pela justiça que tem os olhos vendados para não enxergar os crimes cometidos por pessoas ricas, e uma espada na mão para atingir os pobres que cometerem pequenos delitos.
E entre esses desprotegidos   estão as pessoas chamadas de  moradores de rua!
E desses nômades de hoje uma grande maioria deseja ardentemente fincar raízes em algum lugar, mas ser dono de tudo e de nada e não ter motivos para olhar para trás e nenhuma perspectiva de olhar para frente torna esses desejos impossíveis
E nós os chamamos de vagabundos e marginais. Mas ninguém quer ir ao cerne daquilo que causa este drama. Todos sabem que milhares de pessoas estão abandonadas simplesmente porque aqueles que foram eleitos para defender os seus direitos se preocupam apenas em ter mais dinheiro e poder. E infelizmente, a corrupção é o carro chefe da política sórdida desse nosso país onde não existe lei, e a justiça com seus juízes corruptos, com pouquíssimas exceções, não entra nos gabinetes acarpetados do poder onde é traçado o destino de um povo que se contenta com pão e circo. 
Quem se preocupa com esses brasileiros sem identidade?
Algumas instituições de caridade e alguns anjos que habitam a terra lutam pelos direitos desses deserdados que deveriam ser amparados pelos governos. Mas, como a maioria dos  nossos governantes são omissos e fazem de tudo para que uma grande parcela da sociedade fique dependente das suas esmolas, os moradores do mundo vão se instalando onde houver um espaço vazio que aumenta cada vez mais e vai machucando a alma de quem se sente sozinho na multidão.
Muitos desses miseráveis se sentem tão sozinhos que chegam a pensar que até o próprio Deus não se interessa por suas vidas, e entre tantos, esse é um dos seus maiores enganos. Deus se faz presente quando alguém, em seu nome, promove algum tipo de ação para pelo menos tentar amenizar os seus sofrimentos, e se mostra quando pessoas deixam o conforto de suas casas para irem ao encontro dos deserdados da sociedade. Ele também se faz presente quando um milagre acontece e do meio dessa gente surge um iluminado que consegue sair desse mundo de ninguém para ir conquistar o seu novo espaço e mudar o rumo da sua vida e se esquecer das dolorosas lembranças. Mas a cada dia que passa as ruas com suas marquises vão ganhando novos moradores, dos quais, uma minoria quer viver como errante e não aceita perder aquilo que chama de liberdade que os leva a qualquer lugar ou a lugar nenhum.
Precisamos lutar.
Precisamos de paz.
E essa paz tão almejada por todos só será alcançada quando nenhum ser humano tiver que se levantar de manhã sem coisa alguma para lembrar e sem um lugar para ir, ou um lugar para voltar.
O mundo só será melhor quando todos entenderem que não existe morador de rua, afinal, rua não é casa, viaduto e ponte não são quartos, nem sala e nem cozinhas.
Esses nossos irmãos, na verdade são prisioneiros da ganância e da conivência de muitos que olham para os pobres com o olhar de quem está diante de uma praga que pode contaminá-los. O que muitos não querem enxergar é que a praga maior está instalada nos corações daqueles que não sabem amar e nos gabinetes acarpetados do poder.                     
               

Um comentário:

  1. Olá Geraldo!

    Uma grande postagem que relata a vida como ela é.
    Deve ser muito dolorido viver assim. E as únicas pessoas que podem fazer algo pra acabar com tudo isso, são os politicos. Mais eles nunca farão, porque a ganância não os deixa ver os mais necessitados.
    O povo precisa saber o valor do seu voto, só assim talvez algumas coisas possa ser mudadas.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade