16 setembro, 2011

SONHOS NÃO SE REALIZAM


Fico ouvindo as pessoas dizerem: Meu sonho é ser artista. O meu é ser jogador de futebol. O meu sonho é ser professor ou professora. Meu maior sonho é me casar! Meu sonho é ficar rico ou rica. O sonho da minha mãe era me formar em medicina.
E por aí vai...
Ninguém pode simplesmente sonhar com alguém ou com algo que deseja ardentemente e achar que num piscar de olhos tudo se transformará em realidade.
A grande maioria dos sonhos não se realizam.

O resto é desejo.
É vontade.
É querer.
Se todos os sonhos se tornassem realidades a vida do mundo e das pessoas seria muito diferente, afinal todos dizem sonhar com alguém ou com alguma coisa. Eu nunca vou perguntar para o meu filho: o que você sonha ser quando chegar a hora de decidir seu futuro?
A pergunta a ser feita é: O que você quer ser? 
Aí está a chave da realização: eu quero ser médico. eu quero ser engenheiro, eu quero ser enfermeira. eu quero ser artista, e por aí vai.
Isto é realidade.
Querer!
O sonho é muito vago.
O desejo é palpável.
Se milhões de pessoas sonham em ter um futuro melhor porque somente alguns tiveram os seus realizados? Homens e mulheres vivem cada minuto de suas vidas sonhando encontrar alguém que satisfaça seus desejos amorosos. Se sonhar em encontrar um grande amor se tornasse realidade porque muitos que também sonharam não conseguiram vê-lo realizado?  Se casar fosse a realização de um sonho, quem não se casou não merecia ter sonhado com o casamento?
Todos os dias milhares de pessoas fazem uma fezinha sonhando em ganhar nas loterias. Se ganhar na loteria fosse realmente a realização de um sonho, quem deveria ter o direito de vê-lo realizado, se milhões de pessoas também sonharam e jogaram?
Um craque em qualquer esporte se realizou porque sonhou ou por que tinha o dom?
Quantos jovens também sonharam e não conseguiram se sobressaírem? Será que as pessoas que construíram seus impérios roubando dos mais pobres foram movidos por um sonho?  Será que os políticos e os pregadores inescrupulosos que enganam o povo com falsas promessas e palavras inúteis e que se acham donos da verdade sonharam com esses absurdos?  Ou sonharam demais e perceberam que apenas sonhando nada conseguiriam e resolveram se tornar desonestos?
É por isso que o nosso povo precisa parar de sonhar.
Com a copa. Com o carnaval. Com as olimpíadas.Com a loteria.
Quando alguém alcança o sucesso ou consegue algo que perseguiu com ardor pode dizer que realizou seu sonho. Depois de lutar para realizar um desejo e alcançar o objetivo que traçou sem ter deixado se dominar pela corrupção e nem se deixado manipular como uma marionete, essa pessoa realmente realizou um sonho.
Quando o destino colocar no seu caminho aquela pessoa que irá te amar como você deseja, e você também se entregar a ela de corpo e alma, aí sim, você estará realizando um sonho.
Então...
Primeiro conquiste
Depois pode continuar sonhando.          
 
Sonhar é simplesmente se entregar e relaxar numa boa noite de sono e de abandono quando o espírito se liberta do corpo e voa para lugares nunca antes visitados, e que talvez realmente nunca sejam. 


2 comentários:

  1. Olá estimado Geraldo,

    Lindo e reflexivo texto.
    Na realidade, é a justiça, a solidariedade social, a fraternidade, entre outros, os motores do sonho.
    Assim, eles se concretizam.
    Mas sonhar... é tão bom!
    Fala uma incurável sonhadora.

    Abraços de luz.

    ResponderExcluir
  2. Uma boa reflexão amigo entre o querer e o sonhar.Entre o que se busca com ações diaarias e o que se vive simplesmente em ceros momentos de devaneios.
    Parabens pelo texto.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade