19 março, 2011

ORGULHO E SOBERBA.


PRECISO PENSAR ANTES DE FALAR





Mesmo sendo um analfabeto fico indignado ao ver o quanto a nossa língua portuguesa é falada erroneamente e não vejo ninguém se posicionar para mudar isso.
Todos os dias escuto o locutor do programa A voz do Brasil se despedindo dos seus ouvintes dizendo: “A voz do brasil está de volta amanhã”. 
Como ela vai estar de volta amanhã, se o “volta” é hoje?
Ele deveria ter dito: A voz do brasil estará de volta amanhã.
E isso vale para muitos  locutores e repórteres de rádio e televisão com seus apresentadores que sempre estão agredindo nosso idioma.
Sei que no nosso dicionário tem muitas palavras que a maioria de nós brasileiros não sabemos seu significado.
Eu não tenho nenhuma formação acadêmica, e peço desculpas a quem ler esse texto, por me achar no direito de contradizer os doutores e doutoras da nossa língua.
Existe uma enorme possibilidade de eu estar enganado, mas na minha humilde ignorância, não posso concordar com a maneira que é tratado o nosso vocabulário, e acho que os doutores da Academia Brasileira de Letras deveriam rever o significado das palavras, Orgulho e Soberba.
Sei que é muita audácia, porque como faço questão de frisar, sou um idiota que frequentou muito pouco ou quase nada os bancos das escolas. 
Mas sou corajoso e me dou a esse direito.
Quero com esse texto mudar algo no significado das palavras orgulho e soberba.
O Aurélio diz que: “Orgulho é Sentimento de dignidade pessoal, Brio, Altivez, aquilo ou aquela de quem se tem orgulho”. “Amor próprio demasiado”.
Uma grande verdade e ótima descrição, se tivesse parado por aí.
Mas continua! O Aurélio diz também que SOBERBO é: “Orgulho Excessivo, Arrogância, “Que está mais elevado que outro”.
foi aí que  desmoralizou as palavras.
Não posso entender porque alguém uniu essas duas palavras.
Quero propor que nos próximos dicionários tirem a palavra SOBERBA do significado de ORGULHO.
Tenho que pedir também para tirar as palavras: Magnífico e Esplendido do significado de Soberba, e leva-las para o significado de Orgulho.
Sempre que uma pessoa se destaca em qualquer situação, seja profissional, sentimental, ou espiritual por méritos próprios, com luta e com garra, com brio e altivez, talvez até sofrendo para alcançar seu objetivo sem nunca ter usado meios escusos, pode e deve se sentir orgulhoso.
E todos ao seu redor podem e devem sentirem  orgulhosos  delas.
Orgulho é para ser sentido quando alguém consegue vencer na carreira depois de dedicar parte da sua vida sendo amigo e companheiro das pessoas que vivem ao seu redor. Orgulho é para ser experimentado com alegria quando um filho (a) alcança seu objetivo, ou deixa a sabedoria da natureza que é Deus se manifestar na sua vida, e consegue vencer e ser um cidadão do bem.
Meus filhos são muito jovens, e ainda não pude experimentar, mas deve ser muito bom dizer: Estou Orgulhoso do (a) meu filho (a).
Estou orgulhoso da minha igreja.
Eu quero ser um orgulho para meus pais.
Eu tenho orgulho de pertencer a esse grupo.
Vocês ainda vão sentir orgulho de mim!
Existem inúmeras maneiras de expressar este sentimento de satisfação e alegria.
Vejamos porque a palavra Soberba não pode ser inserida no contexto acima descrito.
É inaceitável que alguém orgulhoso seja soberbo.
Como um sujeito soberbo pode se dizer orgulhoso de alguma coisa?
Fulano (a) é muito orgulhoso (a), ele (a) não entra em casa de pobre.
Como pode haver orgulho em uma pessoa que não consegue se relacionar com os pobres? Agindo assim ela é soberba ou arrogante, mas nunca será orgulhosa.
Portanto se uma pessoa lhe disser que alguém é orgulhoso porque não gosta de pobre, pode retrucar sem medo de errar dizendo que ela é soberba, estúpida, ignorante, e uma infinidade de outros adjetivos, menos orgulhosa.
A gente nem pode conversar com aquela pessoa porque ela é muito orgulhosa! Como pode haver orgulho em alguém que se fecha para os outros?  Isto é falta de humildade, e essa pessoa é muito soberba, menos orgulhosa.
Aquela família passa fome, mas não pede nada a ninguém porque tem orgulho. Isto é pobreza de espírito, como alguém orgulhoso tem vergonha de dizer que é pobre?
Será que alguém que rouba e mata a troco de nada pode ser ou se sentir orgulhoso?
Será que os políticos de hoje nos enchem de orgulho, e que motivo eles têm para se sentirem orgulhosos? Ter votado leis contra os pobres, roubando ou se omitido ficando calado enquanto no nosso país milhões são roubados todos os dias , é motivo de orgulho?
É Motivo de orgulho ver?
Uma saúde doente.
Uma escola sem educação
Uma periferia sem alegria
Uma política sem rumo
Os jovens sem futuro
Os velhos sem carinho
As crianças jogadas na rua
Fica aqui  uma pergunta...
Quem assiste a tudo isso calado quando tem vez e voz para gritar contra, é Soberbo ou Orgulhoso?
Se quiser, escrevo centenas de páginas sobre este assunto.
Mas orgulhosamente falando, vou parar por aqui. 











Um comentário:

  1. Kkk, este final é ótimo Geraldo.O seu texto ficou perfeito com belos exemplos da incoerencia do uso das palavras.Realmente é preciso sensibilidade aguçada para ter uma critica tao perfeita.Meus parabens.Um abraço mineiro de paz.

    ResponderExcluir

Aqui você é muito bem vindo. Seu comentário ajuda na construção desse espaço de liberdade